Espetáculo “A Fonte Mágica” integra Festival Expressa da Cultura Popular em Jundiaí


Com patrocínio da CSJ – Companhia de Saneamento de Jundiaí e apresentação por meio da Lei Rouanet, o projeto da Companhia da Cultura terá sessões gratuitas no dia 31 de agosto



(Divulgação: Companhia da Cultura)

O espetáculo “A Fonte Mágica” será apresentado no Festival Expressa da Cultura Popular, que  integra a programação “Patrimônio Vivo: Espaço, História e Natureza”, promovido pela Prefeitura de  Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A agenda de atividades ocorre entre os dias  1 e 31 de agosto, e a peça será exibida em duas sessões no dia 31, encerrando o ciclo de ações. A  entrada é gratuita e a classificação é livre. 

As sessões acontecerão no Espaço Expressa, durante o Festival, em dois momentos: a primeira às 11h,  com foco no público familiar e infantil; e a segunda no encerramento do evento, como atração de  destaque do festival. Ambas contarão com recursos de acessibilidade, incluindo intérprete de Libras.  “A Fonte Mágica” é um projeto realizado pela Companhia da Cultura, com patrocínio da CSJ – Companhia de Saneamento de Jundiaí, apoio da Prefeitura, criação artística da Imã Circo e  apresentação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991), a Lei Rouanet.  

“A Fonte Mágica” reúne teatro, circo, música e interatividade para provocar reflexão de forma lúdica,  combinando esquetes cômicas com números de mágica e malabarismo para abordar temas de  educação ambiental, como a escassez de água e a falta de saneamento básico. 

A narrativa se desenvolve no Grand Circo ValsheBny e no espetáculo restaram apenas dois artistas: o  palhaço Eureka e Niko, o Mago. Prestes a encerrar as atividades na lona, eles encontram nos bastidores  Zizi, uma menina em busca do sonho de se tornar artista. Os três personagens procuram uma solução  para salvar o circo e a falta de água no planeta, até que encontram um livro antigo, repleto de enigmas  e magia, que revela um curioso mapa. Juntos, decidem partir em uma jornada cheia de novos  conhecimentos, em busca de desvendar o mistério da Fonte Mágica.


(Divulgação: Companhia da Cultura) 

O apoio Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) foi fundamental para a realização do projeto. “A CSJ  reconhece a importância da educação ambiental para a formação da cidadania. Para nós é um prazer  patrocinar este projeto sobre água e saneamento, e que aborda informações tão importantes de forma  lúdica e atrativa” destaca Luiz Pannuti, diretor presidente da CSJ  

Fernando Maranha, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí, também comentou:  “Reconhecemos o valor cultural e educativo da peça, que aborda temas como preservação ambiental,  cidadania e patrimônio cultural por meio de uma linguagem acessível, lúdica e sensível. A iniciativa  contribui para o fortalecimento das expressões artísticas e para a valorização da cultura como  ferramenta de formação cidadã”. 

Daniele Torres, diretora da Companhia da Cultura, afirma que “estar presente neste festival com um  espetáculo gratuito, voltado a todas as idades, é uma forma de democratizar o acesso à cultura e, ao  mesmo tempo, trazer discussões importantes para a comunidade sobre o uso consciente da água e a  importância do saneamento básico. Esse também é o papel das leis de incentivo: permitir que temas  relevantes cheguem a diferentes públicos, gerando impacto social por meio da arte.” 

A Companhia da Cultura atua nacionalmente, com ampla experiência de produção de peças teatrais  em escolas, realizando projetos desde 2018. Também atua com consultoria para investimento social  privado e gestão de projetos incentivados. Entre os serviços prestados estão captação de recursos, a  elaboração de políticas de patrocínio e o desenvolvimento de programas socioculturais. A empresa  reúne mais de 30 anos de experiência, com foco na criação, gestão e produção de espetáculos teatrais,  shows, exposições e ações de incentivo à leitura como a criação de bibliotecas comunitárias e a  realização de eventos literários. 

Além das apresentações no Festival, “A Fonte Mágica” também será apresentada em escolas  municipais e estudais de Jundiaí, em 18 sessões exclusivamente para estudantes da rede pública, de  forma totalmente gratuita.

 

(Divulgação: Companhia da Cultura) 

Ficha Técnica 

Elenco: Cristian Wildner, Jossane Ferraz e Ricardo Thome 

Direção Artística e de Produção: Michelle Porto  

Trilha sonora original: Eugênio Fim 

Cenário: Levi Brandão 

Roteiro: Richard Rebelo e Michelle Porto 

Técnico e operador de som: Neto Tim 

Assistente de Produção: Welligton Guitti 

Coordenação geral: Daniele Torres 

Projeto realizado através da Lei Rouanet 

Patrocínio: CSJ – Companhia de Saneamento de Jundiaí 

Apoio: Prefeitura de Jundiaí | Unidade de Gestão de Cultura 

Realização: Companhia da Cultura 

Criação Artística: Imã Circo 

Serviço 

Espetáculo “A Fonte Mágica” 

Data: 31 de agosto 

Evento: Festival Expressa da Cultura Popular 

Local: Espaço Expressa 

Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1760 - Pte. de Campinas, Jundiaí - SP, 13201-160 Classificação indicativa: Livre

 Entrada gratuita 



Sobre a Companhia da Cultura 

A Companhia da Cultura é uma consultoria especializada em investimento social privado,  captação de recursos e gestão de projetos culturais, sociais e ambientais. Com uma  abordagem estratégica e metodologia própria, a empresa oferece soluções para empresas,  instituições públicas e organizações, integrando políticas de patrocínio, incentivos fiscais e  projetos autorais. 

Com foco na promoção da diversidade e no fortalecimento da cultura brasileira, a Companhia  da Cultura desenvolve ações que geram impacto social positivo, conectando o setor privado  e o público em iniciativas sustentáveis. 

Postar um comentário

0 Comentários