Conheça em detalhes a bebida com raízes romanas que se tornou o espumante mais consumido no planeta
No dia 13 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Prosecco, espumante de origem italiana que se tornou símbolo de celebrações e encontros e já é mais consumido no mundo do que o famoso champanhe. Produzido majoritariamente na região do Vêneto, com a uva Glera como base, o Prosecco é elaborado pelo método Charmat, que privilegia a fermentação em tanques de aço, resultando em um perfil leve, fresco e aromático.
Ao contrário do champanhe, que passa por fermentação na própria garrafa e utiliza uvas como Chardonnay e Pinot Noir, o Prosecco tem processo mais curto e busca preservar o caráter frutado e floral.
A origem do Prosecco remonta a mais de dois mil anos, com registros na obra Naturalis Historia (77 d.C.), de Plínio, o Velho, que cita o vinho Pucino, apreciado por Livia, esposa do imperador Augusto. Ligado à cidade de Prosecco, próxima a Trieste, o espumante encontrou nas colinas de Conegliano Valdobbiadene o terroir ideal para a uva Glera, consolidando sua reputação há mais de três séculos.
Hoje, o espumante é produzido em larga escala, com diferentes níveis de açúcar residual, que variam do Extra Brut ao Demi-Sec, e influenciam diretamente nas harmonizações: das versões mais secas, ideais para frutos do mar e aperitivos, às mais doces, perfeitas para sobremesas e queijos. Entre as curiosidades sobre a bebida, está o fato de que deve ser consumida jovem, idealmente até um ano após a safra para preservar seu frescor.
Para celebrar a data, a Henkell Freixenet sugere dois rótulos disponíveis no Brasil: o Mionetto Prosecco e o Freixenet Prosecco, ambos produzidos na Itália e reconhecidos por sua autenticidade. Os espumantes podem ser apreciados em diferentes momentos, indo além de celebrações formais. São ideais para encontros descontraídos entre amigos, happy hours ao ar livre, brindes em datas especiais ou como escolha leve e refrescante para marcar pequenas conquistas do dia a dia.
O Prosecco também é protagonista em coquetéis clássicos, como o Spritz, incorporando o frescor e a leveza das tradicionais bebidas italianas e elevando qualquer ocasião a um momento de celebração.
|
Sobre a Henkell Freixenet:
Formada pela união de duas renomadas vinícolas europeias, a espanhola Freixenet e a alemã Henkell, a trajetória da Henkell Freixenet é uma narrativa fascinante de tradição e expansão global no mercado de espumantes, que remonta há quase dois séculos. Ao longo dos anos, ambas as marcas simbolizam um percurso de crescimento constante, estratégias assertivas, unindo uma visão centrada nos consumidores, alto padrão e inovação. A fusão consolidou a Henkell Freixenet como a maior produtora mundial de vinhos espumantes, com um portfólio diverso que vai desde espumantes tradicionais elaborados pelo método tradicional ou champenoise, até opções sem álcool. No Brasil, a empresa oferece mais de 90 SKUs, sendo uma presença constante em celebrações de todos os tipos. Hoje, o grupo está entre os 10 maiores grupos vinícolas do mundo, com produção espalhada por países como Espanha, Alemanha, Estados Unidos, França e México, abrangendo tanto vinhos espumantes quanto tranquilos.
0 Comentários