Connect France: Air France-KLM e Groupe ADP unem forças para facilitar conexões no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle


 

Sistema no hub da Air France, na capital francesa, agiliza conexões e garante prioridade a passageiros com pouco tempo entre voos.

 



Airbus A350-900 / Divulgação Air France


São Paulo, 11 de agosto de 2025 – Na 55ª edição do Paris Air Show (SIAE), realizada em junho, a Air France-KLM e o Groupe ADP anunciaram em parceria o Connect France, com o objetivo de aprimorar a experiência dos passageiros no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle. E este verão europeu marca o lançamento da primeira iniciativa concreta: um sistema que prioriza passageiros em conexão em Paris, conforme o tempo disponível para realizarem a troca de voos.

 

Todos os dias, a Air France transporta até 140 mil clientes, sendo que quase metade realiza conexão no hub de Paris-Charles de Gaulle. Para facilitar o deslocamento desses viajantes pelo aeroporto, o Groupe ADP implementou um trajeto dedicado, agora com um sistema de sinalização multilíngue totalmente reformulado.

 

Embora a malha aérea da Air France seja otimizada para garantir conexões rápidas e eficientes - tanto para passageiros quanto para bagagens - imprevistos podem, por vezes, reduzir o tempo disponível para a troca de voos.

 

Com esta solução, quando o tempo de conexão fica abaixo de um determinado limite (por exemplo, 45 minutos para uma conexão entre Toulouse e Nova York JFK, chegando no Terminal 2F e partindo do Terminal 2E Hall K), um processo prioritário é automaticamente acionado para os passageiros envolvidos, sem que precisem tomar qualquer ação.

 

Como funciona:

  • Até, no máximo, o momento da chegada do voo em Paris-Charles de Gaulle, os passageiros recebem um SMS e um e-mail informando que, devido ao tempo reduzido para chegar ao portão de embarque do próximo voo, eles têm direito a acesso prioritário nos controles de segurança e fronteira. Em breve, essa mensagem também será enviada por notificação no aplicativo da Air France e pelo WhatsApp.
  • Ao chegarem aos pontos de controle, o cartão de embarque é escaneado e o prestador de serviços do Groupe ADP é automaticamente informado sobre a conexão curta. O acesso prioritário é, então, concedido.

O objetivo é reduzir o tempo gasto nos controles e garantir que os clientes cheguem ao portão a tempo. O sistema depende do compartilhamento de informações em tempo real entre a Air France, o Groupe ADP e seu prestador de serviços, incluindo:

  • Tempo estimado de deslocamento a pé pelo aeroporto;
  • Tempo necessário para passar pela triagem de segurança e pelos controles de fronteira, além do tempo de espera nesses pontos;
  • Horário atualizado de partida do próximo voo.

Chamada Short Connection Pass, é a primeira implementação concreta do Connect France.

 

“Um mês após a assinatura do Connect France, esta iniciativa ilustra perfeitamente nossa ambição compartilhada com o Grupo Air France-KLM: otimizar o fluxo de passageiros e tornar Paris-Charles de Gaulle um hub ainda mais eficiente e atrativo. O Short Connection Pass é simples para o passageiro e eficaz operacionalmente, sendo um verdadeiro avanço na melhoria da experiência de viagem”, afirmou Régis Lacote, Vice-Presidente Executivo de Operações & Inovação do aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.

 

“Apoiar nossos clientes e tornar sua jornada mais fácil é uma prioridade absoluta. O hub da Air France no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle já é o mais poderoso da Europa em termos de oportunidades de conexão. Graças a essa ação conjunta com o Groupe ADP, fortalecemos ainda mais seu apelo e reafirmamos nossa ambição de posicionar Paris-Charles de Gaulle entre os principais hubs do mundo”, declarou Alain-Hervé Bernard, Vice-Presidente Executivo de Operações e Carga da Air France.

 

Sobre o Grupo Air France-KLM:

 

Um player global com uma forte base europeia, as principais áreas de negócios do Grupo Air France-KLM são o transporte de passageiros, de carga e manutenção aeronáutica.

 

A Air France-KLM é um dos principais grupos das companhias aéreas em termos de tráfego internacional com partida da Europa. Oferece a seus clientes acesso a uma rede global, cobrindo mais de 320 destinos graças à Air France, KLM Royal Dutch Airlines e Transavia, principalmente a partir de suas bases em Paris-Charles de Gaulle, Paris-Orly e Amsterdã-Schiphol.

 

O Flying Blue é o programa de fidelidade do Grupo Air France-KLM, com mais de 24 milhões de associados.

 

Junto a seus parceiros Delta Air Lines e Virgin Atlantic, a Air France-KLM opera a maior joint venture transatlântica, com mais de 340 voos diários. A Air France-KLM também é membro da SkyTeam, a aliança dedicada a proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem fluida em cada etapa de sua jornada, com 19 companhias aéreas associadas trabalhando juntas em uma extensa rede global.

 

Reconhecido há 20 anos como líder do setor em desenvolvimento sustentável, o Grupo Air France-KLM está determinado a acelerar a transição para uma aviação mais sustentável.

 

Site do Grupo Air France-KLM

AirFranceKLM

Postar um comentário

0 Comentários