Com geada e -1ºC, Monte Verde (MG) registra a menor temperatura do Brasil pela quarta vez em agosto


Condição de local mais frio do país nesta segunda-feira foi confirmada pelo Inmet no distrito de Camanducaia, que voltou a ficar com as suas paisagens congeladas

 


Área da natureza de Monte Verde coberta pela forte geada nesta segunda-feira
(Fotos: Divulgação/Mari Filippini)

 

Agosto, 2025 – Com as suas paisagens atingidas por geadas e temperatura negativa registrada pelo segundo dia consecutivo, Monte Verde (MG) contou com -1ºC nesta segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que confirmou o tradicional destino turístico do Sul de Minas como o local mais frio do Brasil até o início da última manhã.
 

A temperatura média mínima de -1ºC também foi aferida pelas estações climáticas do distrito de Camanducaia, que já havia sido o terceiro o lugar mais gelado do país no domingo, quando os termômetros desceram para -1,5ºC. Segundo o Inmet, a localidade só ficou atrás de Rancharia (SP) e General Carneiro (PR), com -2,3ºC e -1,6ºC, respectivamente, de acordo com o Inmet.
 


Pelo segundo dia seguido, paisagens locais ficaram congeladas por causa da geada

As informações desta segunda-feira foram confirmadas pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) e por Nelson Pacheco, conhecido como Senhor do Tempo no vilarejo, onde o empresário faz medições meteorológicas há 25 anos. E, apesar da longa experiência com essa atividade, ele se mostra surpreso com as condições climáticas extremas que vêm ocorrendo na localidade neste inverno.
 

“Eu moro em um lugar bem alto e dificilmente tem geada aqui na minha casa, mas hoje o meu gramado ficou completamente coberto pelo gelo e agora, às 8 horas da manhã, ainda está tudo branquinho”, destacou Pacheco em uma postagem em seu perfil no Instagram, no qual gravou um vídeo para mostrar a ocorrência deste fenômeno na área externa da sua residência.
 

Neste mês, Monte Verde também registrou a menor temperatura do Brasil nos dias 2 (com -1,7ºC), 4 (1,8ºC) e 7 (4,2ºC), de acordo com as medições divulgadas pelo Inmet. E, por outras duas vezes em agosto, o distrito mineiro foi o segundo local mais frio do país, com -1ºC em 1º de agosto e depois 1,3ºC no dia 3.
 

E o Instituto Nacional de Meteorologia aponta que o frio intenso irá continuar em Monte Verde pelo menos até esta terça-feira, para quando a previsão é de mínima 4ºC e com possibilidade de novas geadas. Na quarta-feira, a indicação é a de que as temperaturas subirão um pouco, mas o termômetro deve descer até os 8ºC, assim como a perspectiva é de cair para 7ºC na quinta e 6ºC na sexta.
 
Veja as temperaturas mínimas de Monte Verde em agosto*:
 

1/8 - -1ºC (2ª menor do país)

2/8 - -1,7ºC (menor do país)

3/8 - 1.3ºC (2ª menor do país)

4/8 - 1,8ºC (menor do país)

5/8 - 8,1ºC

6/8 - 6.1ºC

7/8 - 4,2ºC (menor do país)

8/8 - 6,3ºC

9/8 - 8,7ºC

10/8 - -1,5ºC (3ª menor do país)

11/8 - -1ºC (menor do país)
 

Fonte: Inmet

Postar um comentário

0 Comentários