Ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel é a primeira mulher a registrar tempo oficial na travessia Transpirenaica


 

Em 12 dias, 12 horas e 9 minutos, atleta Red Bull percorreu os 786,3 km da GR11,
enfrentando a rota que liga o Atlântico ao Mediterrâneo

 

Registros da travessia pelos Pirineus feitos por Fernanda Maciel ao longo dos 796 km da GR11. Crédito: Fernanda Maciel / Acervo pessoal.

 

A ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel escreveu um novo capítulo na história do trail running. Ela se tornou a primeira mulher a concluir a travessia GR11, nos Pirineus, com tempo oficialmente documentado. Foram 12 dias, 12 horas e 9 minutos para cruzar o percurso lendário também conhecido como Transpirenaica, que liga o Cabo Higuer, no País Basco, ao Cap de Creus, na Catalunha — uma jornada de 796 km de extensão e 35.000 metros de desnível positivo.
 

Atleta Red Bull e referência internacional nas corridas de montanha, Fernanda enfrentou uma média diária de mais de 60 km e 2.800 metros de subida, superando terrenos técnicos, clima instável e regiões de alta montanha, em um desafio com trechos sem assistência e logística extremamente complexa - características que exigiram não só preparo físico, mas também resiliência e tomada de decisão constante. “Correr esta travessia sozinha foi um estresse mental muito grande pra mim. As montanhas são imensas, técnicas e totalmente inóspitas — senti muito medo”, conta Fernanda.
 

Até então, nenhuma mulher havia registrado um FKT (fastest known time) na GR11. “As marcações no caminho são muito falhas, tive que me orientar com o mapa para seguir o percurso correto”, explica a atleta. Com a marca inédita, Fernanda se junta a nomes como Kilian Jornet, que percorreu a mesma rota com apoio em 2010, e estabelece uma nova referência para atletas que buscam superar seus limites em trilhas de longa distância.
 

Reconhecida por feitos anteriores em rotas como o Aconcágua, Kilimanjaro, Mont Vinson, Carstensz e o Caminho de Santiago, Fernanda amplia o impacto de sua trajetória ao se tornar pioneira em uma das travessias mais desafiadoras da Europa. “Consegui correr bastante, mesmo com 5,3 kg nas costas e o cansaço acumulado. Os Pirineus são muito mais lindos do que eu imaginava. Foi uma experiência brutal, mas também mágica”, conclui.
 

Um vídeo sobre a jornada será lançado durante a semana da Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB), principal evento do calendário mundial do trail running. Enquanto isso, o público pode conhecer mais sobre a atleta e seus bastidores na matéria especial “11 curiosidades sobre Fernanda Maciel”, publicada pela Red Bull.


Sobre a Red Bull

Inspirado pelas bebidas funcionais do Extremo Oriente, Dietrich Mateschitz fundou a Red Bull em meados dos anos 80. Ele desenvolveu não apenas um novo produto, mas também um conceito de marketing único e lançou Red Bull Energy Drink na Áustria, em 1º de abril de 1987. Atualmente, as bebidas energéticas Red Bull estão disponíveis em mais de 170 países. Para mais informações, acesse: www.redbull.com/br-pt/energydrink.
 

Postar um comentário

0 Comentários