Parque das Neblinas recebe mais uma edição do programa Um Dia no Parque

 

Evento será realizado em 20 de julho com programação especial e atividades imersivas na Mata Atlântica 

 

 O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, sediará no dia 20 de julho, pela quarta vez, a campanha “Um Dia no Parque”, promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza (Pró-UCs). Com o tema “Protegendo o que nos conecta”, a ação celebra o Dia do Amigo, comemorado na mesma data, e os 25 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) — lei que regulamenta as unidades de conservação no Brasil e que foi criada em julho de 2000, motivo pelo qual o Um Dia no Parque acontece neste mês. 

A participação do Ecofuturo na campanha reforça seu compromisso com a promoção do vínculo das pessoas com a natureza, por meio de experiências ao ar livre que despertam a sensibilização pelas questões ambientais. Além das atividades tradicionais oferecidas na reserva, como trilhas monitoradas e autoguiadas, cicloturismo e canoagem, a programação para o dia incluirá atividades que promovem a contemplação, o aprendizado e a conexão com o ambiente natural. 

A programação do dia começa a partir das 8h30, com uma acolhida especial no Gaia Café & Restaurante, que convida os visitantes a desfrutarem de um cardápio de inverno diferenciado e pratos elaborados com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e palmeira-juçara. A caminhada leve pela Trilha da Cachoeira convida os participantes a uma experiência de contemplação e escuta sensível da floresta, enquanto a Trilha do Inox oferece um roteiro de observação da natureza que estimula uma vivência imersiva, convidando cada participante a se conectar de forma profunda e intuitiva com o ambiente, por meio da atenção plena e da expressão criativa. No meio da trilha, haverá uma leitura contemplativa, proporcionando uma pausa sensível na floresta. 

Pela tarde, no Espaço Ingá, o público poderá conhecer o funcionamento de um minhocário e os benefícios da compostagem com minhocas, além de participar da produção de mudas nativas, podendo levar sementes de palmeira-juçara incentivando o plantio e o cuidado com espécies da Mata Atlântica. No Centro de Visitantes, haverá demonstração de pios, instrumentos que que imitam o canto das aves e animais e auxiliam na observação da avifauna local. Durante todo o dia, um espaço informativo estará disponível com curiosidades sobre abelhas nativas, cambuci, palmeira-juçara, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e a história do Parque. 

Os valores das atividades variam entre R$50 e R$125 por pessoa e devem ser contratadas previamente pelo site https://www.parquedasneblinas.org.br/.   

A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza. Integram a Coalizão: Rede Pró UC – Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, Fundação SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservancy – TNC Brasil, Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e a UICN-Brasil – União Internacional para a Conservação da Natureza.  

 

Sobre o Instituto Ecofuturo 

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

 

Sobre o Parque das Neblinas 

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. 

Postar um comentário

0 Comentários