O Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo reúne mais de 2 mil quadrilheiros em Campina Grande com transmissão inédita no YouTube


 

Evento gratuito celebra a cultura nordestina com apoio do Google via Lei de Incentivo e leva a tradição junina a uma audiência global por meio da plataforma
 

De 18 a 20 de julho, Campina Grande (PB) será palco do Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo. Organizado pelo Grupo de Cultura Popular Moleka 100 Vergonha — uma das quadrilhas mais premiadas do país e referência na valorização da cultura popular nordestina — e apoiado pelo Google, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o evento celebra a riqueza das tradições juninas com apresentações de 26 quadrilhas de diferentes estados, além de shows musicais, feira de artesanato e comidas típicas.
 

A programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial do evento no Youtube, o Junina Moleka Oficial, ampliando o alcance da festa para todo o Brasil e para os brasileiros ao redor do mundo.
 

Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha. Crédito: Delanio Marques
 

Mais de 2 mil quadrilheiros estarão reunidos na arena para disputar R$ 55 mil em prêmios. Um dos grupos participantes do espetáculo é a quadrilha Uai São João, de Goiânia (GO), que levará 37 casais e 15 pessoas da equipe de produção.
 

“Preparamos uma história marcante e emocionante, que promete cativar o público. Esta será a nossa segunda experiência no evento. No ano passado, nossa participação foi maravilhosa, e este ano, mais uma vez, estaremos lá. Levaremos 37 casais da cidade de Goiânia, além da nossa equipe de produção, composta por quinze pessoas. A Uai São João, que nasceu em 2023, já possui um trabalho consolidado tanto em Goiânia quanto no Brasil. Temos viajado bastante, levando nossos cursos nacionalmente. É um orgulho e uma honra imensa poder participar desse evento”, conta o presidente e marcador do grupo Uai São João (GO), Geordano de Oliveira.
 

Transmissão do São João de Campina Grande no YouTube
Em meio a essa explosão de cores e sons do São João, Campina Grande foi palco do maior São João do Mundo, e o YouTube também desembarcou por lá a parceria com o Sua Música, canal que transmitiu ao vivo e pelo quarto ano consecutivo os shows do palco principal no Palco do Povo durante o mês de Junho, amplificou o alcance dessa festa grandiosa, levando o forró e a energia contagiante de Campina Grande para todos os cantos do planeta: somando os dois canais que realizaram a transmissão no YouTube: Sua Música e Maior São João do Mundo, 2,4 milhões de espectadores puderam assistir a festa, totalizando mais de 9,3 milhões de visualizações e 3,2 milhões de horas de conteúdo assistido.
 

“Estar presente no São João de Campina Grande é reconhecer a importância desta festa, contribuir para a preservação das nossas tradições e também poder mostrar para o Brasil e para o mundo este patrimônio cultural brasileiro, e estamos muito felizes em fazer parte”, afirma Alana Rizzo, Head de Políticas Públicas do YouTube.
 

Mais do que visibilidade, o YouTube oferece protagonismo: ao possibilitar que comunidades locais compartilhem sua herança cultural com uma audiência global, a plataforma contribui com o fortalecimento de identidades regionais, amplia oportunidades econômicas e ajuda a preservar o patrimônio imaterial brasileiro. Hoje, 90% do conteúdo consumido no Brasil é produzido no país (dados internos YouTube), dado que reforça o interesse do brasileiro em consumir conteúdo feito para e por gente do Brasil.
 

“O apoio do YouTube foi essencial para viabilizar um festival ainda maior, permitindo a participação de mais grupos de todo o país e ampliando significativamente a visibilidade do evento. Além disso, para quem quer aprender a dançar quadrilha, o YouTube é um tesouro: lá você encontra tutoriais passo a passo e pode se inspirar com a diversidade de apresentações de grupos de todas as regiões do Brasil", afirma Duane Gonçalves, vice-presidente da Moleka 100 Vergonha e um dos idealizadores do festival.
 

Impactos na economia criativa

Segundo pesquisa realizada pela Oxford Economics, em 2024, o ecossistema do YouTube gerou mais de R$ 4,94 bilhões para o PIB brasileiro e apoiou mais de 130 mil empregos. E de acordo com a mesma pesquisa,

  • 81% dos usuários dizem encontrar conteúdo que reflete sua cultura.
  • 71% dos criadores que monetizam afirmam que o YouTube gerou oportunidades em suas regiões.
  • 65% dos brasileiros acreditam que a plataforma ajuda a preservar a história e cultura locais.

Contribuição social

O festival também conta com apoio do Google por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura — um mecanismo que permite direcionar parte dos impostos da empresa para iniciativas com impacto social. A parceria reafirma o compromisso da empresa com a valorização da cultura popular, o fortalecimento das identidades regionais e a promoção de oportunidades em todo o país.
 

São João de Campina Grande 2025. Crédito: Rondinelle de Paula
 

Anualmente, o Google destina milhões a projetos, por meio das Leis de Incentivo Fiscal. Somente no ano passado, 23 projetos sociais foram apoiados em 144 cidades brasileiras, beneficiando mais de 130 mil pessoas nas áreas de educação, cultura, saúde e esporte.
 

A seleção das organizações sociais é realizada por meio de uma tecnologia desenvolvida pela Incentiv, ecossistema de impacto que conecta projetos sociais a empresas patrocinadoras através das Leis de Incentivo.
 

O Maior Festival de Quadrilhas Juninas do Mundo 2025 - Campina Grande

Datas e horários:

18 de julho (sexta-feira), às 18h30

19 e 20 de julho (sábado e domingo), a partir das 16h
 

Acompanhe o festival ao vivo:

Transmissão - Dia 1: Link

Transmissão - Dia 2: Link

Transmissão - Dia 3: Link

Postar um comentário

0 Comentários