Mais uma parceria se inicia para transferir a tecnologia Sisteminha Embrapa-UFU-Fapemig por meio da implantação de unidades da tecnologia e ações de capacitação de multiplicadores. Acaba de ser firmado um acordo entre a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), via Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio de um termo de execução descentralizada (TED) de quase R$ 11 milhões. O recurso será gerenciado pela Funarbe.
Espera-se impactar social, ambiental e economicamente pelo menos 300 famílias em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente povos e comunidades tradicionais (comprovação a partir do CADÚnico) em áreas urbanas e periurbanas.
Num primeiro momento, a equipe do MDS, em conjunto com a Embrapa, iniciou conversa com 20 municípios, localizados em todas as cinco regiões do País, para articular com as prefeituras municipais a execução do projeto. As cidades foram selecionadas de acordo com o grau de maturidade da agenda de agricultura urbana e periurbana, identificado por meio do diagnóstico realizado no âmbito da Estratégia Alimenta Cidades, iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.
No momento, se está na fase de planejamento, de conversas com equipes das prefeituras dos municípios indicados pelo MDS. Após essa fase, serão iniciadas oficinas de capacitação de multiplicadores, para promover a autonomia dos responsáveis pela produção por meio de capacitações. O objetivo é garantir a continuidade do uso da tecnologia de forma independente e ampliar seu alcance, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento e à produção de alimentos.
“Nesse projeto, quando falamos multiplicadores, nosso foco são organizações da sociedade civil, que já tenham expertise em trabalhos com desenvolvimento rural, agricultura urbana e temas similares, para que essas organizações sejam as futuras multiplicadoras da tecnologia. Hoje já temos algumas organizações da sociedade civil com capacidade de multiplicar a tecnologia Sisteminha, e a ideia, a partir da execução desse projeto, é que aumentemos esse número, criando assim uma rede de organizações que tenham a capacidade de levar a tecnologia para a sociedade”, detalhou o supervisor de TT da Embrapa Maranhão, João Zonta.
Além dessa rede de parceiros externos, objetiva-se criar uma rede Embrapa Sisteminha, com empregados da Empresa capacitados no uso da tecnologia. Para tanto, entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, será instalada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Sisteminha na sede da Embrapa Amazônia Oriental. A URT será utilizada como referência para capacitação de multiplicadores dos municípios de Belém (PA) e Ananindeua (PA), dando assim o pontapé inicial na execução do projeto. “Será uma atividade piloto, em que iremos testar o modelo de formação de multiplicadores pensado para esse projeto. Posteriormente, a URT será utilizada como vitrine da tecnologia na COP30, que será realizada em novembro, em Belém.
Para a coordenadora-geral de Agricultura Urbana e Periurbana do MDS, Kelliane Fuscaldi, a proposta é fortalecer as ações da Estratégia Alimenta Cidades, contribuindo para a produção e o acesso a alimentos saudáveis. “Estamos desenvolvendo um ambiente institucional para a gestão deste projeto, que envolverá, além do MDS e da Embrapa, entidades executoras que serão responsáveis pela implantação da tecnologia – uma rede parceira, composta por outras unidades da Embrapa e a gestão municipal”, completou.
A iniciativa contribui diretamente com o Eixo 4 da Estratégia Alimenta Cidades — produção de alimentos sustentáveis — e com todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de enfrentamento da fome e da pobreza, assim como está diretamente alinhado ao Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana (PNAUP).
Saiba mais
- Sisteminha
- Sisteminha faz 21 anos e ganha versão voltada ao empreendedorismo comunitário
- Sisteminha contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
- Sisteminha Comunidade começa a ser implantado em escala nacional
- Embrapa e MDA vão implantar mil Sisteminhas Comunidades no Brasil
0 Comentários