Atividade acontece no dia 26 de julho e combina trilha em meio à natureza com a paisagem deslumbrante da cidade vista do mirante da Pedra Grande
|
Prepare-se para uma experiência única de conexão com a natureza. A Urbia, gestora do Parque Estadual da Cantareira, convida o público para a próxima edição da Caminhada Noturna, que acontecerá no dia 26 de julho. A atividade, que já encantou mais de 1.600 visitantes, oferece uma oportunidade singular de vivenciar a exuberante Mata Atlântica sob uma perspectiva diferente, valorizando o ecoturismo e a conscientização ambiental.
A Caminhada é uma imersão guiada por educadores ambientais da Urbia, que conduzem os participantes em um percurso fascinante. Além de conhecer de perto a Floresta, outro destaque é a possibilidade de chegar ao icônico Mirante da Pedra Grande e testemunhar a grandiosidade da paisagem urbana e o encontro da cidade com a vasta área verde preservada. O percurso, de aproximadamente 8 km (ida e volta).
Para garantir uma experiência completa e segura, é essencial que os participantes estejam preparados, sendo indispensável trazer uma lanterna de mão ou headlamp (lanterna de cabeça), pois a floresta não possui iluminação artificial após o anoitecer. Recomenda-se vestir roupas confortáveis e quentes, adequadas para a variação de temperatura, além de calçados apropriados para trilha. Não se esqueça do repelente e de levar uma garrafa de água para manter-se hidratado durante o trajeto.
A importância do Ecoturismo
A atividade reforça o compromisso da Urbia com o ecoturismo, uma modalidade que promove a conservação ambiental e o bem-estar. Ao participar da Caminhada Noturna, os visitantes não apenas desfrutam de um momento de lazer e contemplação, mas também contribuem para a valorização e a preservação do Parque Estadual da Cantareira, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do mundo. "Essa atividade mostra como o Parque Estadual da Cantareira pode ser palco de experiências marcantes e autênticas, que fortalecem o vínculo entre o público e a natureza. Nosso objetivo é ampliar o acesso a iniciativas que valorizam o espaço e posicionam o parque como referência em vivências ao ar livre na Zona Norte da cidade”, destaca Samuel Lloyd, diretor da Urbia.
Caminhada Noturna
Data: 26 de julho
Horário: das 16h às 21h
Local de Encontro: Museu Florestal Octávio Vecchi – Parque Horto Florestal
Endereço: Rua do Horto, 931 – São Paulo
Valor: a partir de R$ 75
Inscrição: Urbiapass
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
0 Comentários