Bonde Café estaciona no Centro Histórico de Santos para degustação e dicas de preparo

 

O Bonde Café, que circula pelo Centro Histórico há 10 anos, terá uma função extra durante este mês de julho. A partir do próximo dia 10, o veículo ficará estacionado em frente à garagem da CET, próximo à Estação do Valongo, funcionando como Bonde Café Expositivo.


Os visitantes poderão fazer degustação de cafés especiais e ouvir dicas de um barista sobre preparo, origem e sabor.

IMAGEM DIVULGAÇÃO: Prefeitura de Santos

A atração vai funcionar às quintas e sextas-feiras de julho, das 13h às 16h. Para a visita, o interessado deverá retirar senha gratuita na recepção do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo), por ordem de chegada. As vagas são limitadas. 


‘’Santos tem uma ligação histórica e muito forte com o café; é parte da nossa identidade, especialmente aqui no Centro Histórico. Quem passar por aqui poderá entrar, conhecer por dentro, vivenciar essa história e ainda participar de uma degustação gratuita. Além dos passeios tradicionais, agora temos essa experiência, que aproxima ainda mais as pessoas do nosso patrimônio cultural e desse produto tão importante para a Cidade’’, afirma a chefe de seção da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), Viviane Aparecida, 41 anos.


Considerado o maior corredor de exportação de café do Brasil, segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), o Porto de Santos respondeu por 71% das exportações do produto em 2024, com expectativa de aumento de 2,5% até 2030.


EXPERIÊNCIA


Na tarde desta quinta-feira (3), o veículo fez o circuito tradicional pelo Centro Histórico com degustação da bebida. O café servido foi o acaiá, variedade 100% arábica, com o grão moído na hora. No comando do preparo estava a barista em formação no Museu do Café, Pamela Santana Cabral, 24.

IMAGEM DIVULGAÇÃO: Prefeitura de Santos

‘’Os clientes se surpreendem. Alguns tomaram café por 30 anos sem saber que existiam cafés com notas de frutas vermelhas, cana de açúcar ou até calda de pudim. E o que mais chama a atenção é o fato de não ter açúcar. Todo mundo pergunta se é sem e a gente explica que é justamente para sentir o verdadeiro sabor do grão. A maioria prova e se surpreende’’, conta.


O empresário Douglas Ciccone, 49, veio de São Paulo a passeio e teve a oportunidade de provar a bebida. “Já tinha visitado o bonde antes. Cresceu bastante, e com essa experiência do café achei incrível; valoriza a história de Santos, do estado de São Paulo e até do Brasil’’.


O professor aposentado Aksel Frigaard, da Noruega, visitou o bonde com a família. “Muito bom mesmo. Eu conheço bem esse universo. Tenho um amigo fazendeiro no interior de Minas (Gerais), que cultiva café há anos. É um café com sabor marcante. Me lembrou até das exportações antigas de café para a Noruega, que eram trocadas por bacalhau’’. Nesta sexta-feira, o Bonde Café circula novamente com degustação.


SERVIÇO


Durante o mês de julho, a Linha Turística de Bondes opera em horário especial em razão das férias escolares. Funciona das 10h30 às 17h, de terça a sexta-feira, com saídas a cada 30 minutos. Aos sábados, as partidas ocorrem a cada 20 minutos, e aos domingos, o intervalo é de 30 minutos.


O trajeto pelo Centro Histórico tem narração dos condutores, que contam curiosidades sobre os casarões, monumentos e personagens marcantes. Os elétricos integram o Museu Vivo dos Bondes de Santos, um dos poucos do mundo a operar com veículos históricos em circulação.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria instalada no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo), a R$ 7,00, com meia tarifa de R$ 3,50 para maiores de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e professores mediante comprovação. Crianças até 5 anos no colo são isentas de pagamento.

Postar um comentário

0 Comentários