Um projeto de IA realizado na unidade Vega da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, conquistou reconhecimento internacional no Manufacturing Leadership Council Awards 2025, promovido pela National Association of Manufacturers (NAM), principal entidade da indústria nos Estados Unidos. A vitória foi na categoria “Transformação do Modelo de Negócio”, com o projeto “Abordagem orientada por IA para avaliação de investimentos: caso de expansão da ArcelorMittal Vega”.
A iniciativa da ArcelorMittal utilizou Inteligência Artificial para otimizar decisões estratégicas relacionadas à ampliação da unidade em São Francisco do Sul com o objetivo de garantir abastecimento contínuo aos clientes durante a reforma do laminador de tiras a frio. Foram analisados mais de 200 cenários, permitindo a escolha das estratégias de investimento mais eficientes e a mitigação de riscos operacionais.
Desenvolvido em apenas seis meses, o projeto envolveu uma colaboração intensa entre as equipes da unidade Vega e times globais de Pesquisa e Desenvolvimento e de Tecnologia da ArcelorMittal. Além do prêmio na sua categoria, o case também foi um dos oito selecionados para o “Prêmio Futuro da Indústria”, que reconhece as iniciativas mais transformadoras da premiação.
“Esta é mais uma conquista que demonstra a excelência com que a ArcelorMittal desenvolve soluções e traça seu caminho em direção ao futuro. Este projeto garantiu otimização de desempenho e mitigação de riscos, e representa um passo importante na jornada da ArcelorMittal rumo à digitalização completa”, afirma Sandro Sambaqui, Diretor da ArcelorMittal em Santa Catarina.
0 Comentários