13ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas aborda frentes de inovação na indústria

 

Evento promovido pela Universidade Setorial ABTCP, entre 12 e 14 de agosto, convida profissionais e estudantes para lançar olhar atento às otimizações de processo e gestão eficiente da inovação

A mais recente edição da Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas, promovida pela Universidade Setorial ABTCP na fábrica da Eldorado Brasil Celulose, entre os próximos dias 12 e 14 de agosto, convoca todos os elos da indústria de árvores cultivadas para atualizar conhecimentos e participar de debates acerca das tendências que vêm marcando o dia a dia operacional das unidades fabris do setor.

A programação de três dias contempla palestras e discussões distribuídas em seis painéis: Celulose, Gente e Gestão, Meio Ambiente, Recuperação e Utilidades, Papel e Indústria 5.0. "O evento, que reuniu cerca de 50 participantes em sua primeira edição, hoje soma um público de mais de 500 pessoas. O crescimento expressivo, ao longo de mais de uma última década de realizações, mostra a relevância da programação, especialmente voltada a um setor também em crescimento na região, aliando pautas técnicas e cases de inovação”, destaca Viviane Nunes, head of Education da ABTCP.

"A Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas já se consolidou como um dos principais eventos do setor, inserido no calendário de cidades que compõem o chamado Vale da Celulose, no Mato Grosso do Sul. A cada ano, essa relevância se fortalece com a presença dos melhores profissionais da área e com o alto nível de discussões promovidas pelo encontro”, concorda Marcelo Martins Vilar de Carvalho, gerente geral industrial da Eldorado Brasil Celulose, anfitriã da 13ª edição.

Idealizado com elevado nível técnico para proporcionar uma experiência enriquecedora, o programa foi cuidadosamente preparado para que os participantes explorem todo o potencial de aprendizado e troca. "O tema central do evento está totalmente ligado ao cenário atual do setor, que busca a eficiência operacional contínua, o uso racional de recursos dentro da economia circular e as práticas de automação, além de uma gestão eficiente voltada aos parâmetros sustentáveis da cadeia produtiva”, comenta Carvalho. "A inovação e a busca pela alta performance fazem parte do DNA da Eldorado. Nossa fábrica é uma das mais modernas do mundo, com processos automatizados e profissionais gabaritados e engajados no resultado de excelência, o que nos permite não apenas abrir as portas para visitas técnicas com conteúdo aplicável, mas também contribuir com apresentações e painéis que elucidam soluções práticas e sustentáveis para o enfrentamento dos atuais desafios do setor”, frisa.


 

Vale da Celulose concentra fábricas do setor

De 2010 a 2024, os plantios em áreas de pastagens e não nativas do Mato Grosso do Sul passaram de uma média de 341 mil hectares a 1,8 milhão de hectares — com previsão de chegar a 2 milhões de hectares até o final deste ano. O incremento florestal é resultado de um amplo processo de planejamento encabeçado pelo estado, cujo propósito é fomentar a diversificação da produção florestal, o fortalecimento produtivo e a ampliação da base florestal.


Neste contexto, o chamado Vale da Celulose surgiu e vem se fortalecendo, com a concentração de unidades fabris e novos projetos do setor de árvores cultivadas. Atualmente, a indústria de celulose e papel instalada no estado é representada pela Suzano, com duas fábricas de celulose em Três Lagoas e outra em Ribas do Rio Pardo; pela Eldorado, com uma planta de celulose em Três Lagoas; pela Sylvamo, com uma fábrica de papel em Três Lagoas; pela Arauco, com o Projeto Sucuriú, que contempla a construção de uma fábrica de celulose em Inocência, e pela Bracell, com o projeto de uma linha de produção de celulose em Água Clara.

A fim de contribuir com o processo de capacitação profissional indispensável para a expansão da indústria na região, a programação da 13ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas inclui palestras direcionadas a estudantes, promovidas gratuitamente no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no dia 12 de agosto. "Os palestrantes irão abordar as particularidades do cenário atual do setor de celulose e papel e apresentar as inúmeras oportunidades para estudantes de diferentes graduações interessados em ingressar nesta indústria tão promissora”, reforça Viviane.

13ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas

Tema: Otimização da produção de celulose e papel e da gestão eficiente aos processos inovadores

Data: 12 a 14 de agosto de 2025

Local: Eldorado Brasil Celulose, Três Lagoas (MS)

Mais informações: https://www.universidadesetorialabtcp.org.br/loja-eventos/13semanadopapel-detail e https://www.universidadesetorialabtcp.org.br/loja-eventos/evento-ufms-2025-detail


Sobre a Universidade Setorial ABTCP

A Universidade Setorial ABTCP é uma ferramenta estratégica para que empresas e associados pessoa física da ABTCP possam promover o desenvolvimento contínuo, melhorar a produtividade, aumentar a retenção de talentos e garantir que o setor tenha as habilidades e conhecimentos necessários para atingir seus objetivos. Criada em 2023, a US ABTCP fortalece a educação como um dos pilares fundamentais da associação, transformando a estrutura existente em um sistema de educação setorial baseado em competências. Com o objetivo de oferecer diversas possibilidades de aprendizado para todo o setor e para a sua cadeia de valor, a US ABTCP atua também como um agente de mudança e aproximação do setor de celulose e papel com a sociedade.


Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose, empresa do Grupo J&F, é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhões de habitantes. Em Santos (SP), opera o EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A Companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.


Postar um comentário

0 Comentários