Parque Ibirapuera traz shows gratuitos que vão do frevo à bossa nova durante todo o mês de maio


Agenda é oferecida aos sábados e contempla apresentações musicais no palco da Arena da Marquise

(Imagem: Música no Parque no palco da Arena da Marquise | Divulgação Urbia Parques)

 

Durante todo o mês de maio, os visitantes do Parque Ibirapuera terão um motivo a mais para estender o passeio pelo espaço: a trilha sonora ao vivo do projeto Música no Parque. A iniciativa da Escola de Música do Parque Ibirapuera, administrada pela Urbia, oferece apresentações gratuitas que reúnem alunos e ex-alunos da instituição em encontros musicais abertos ao público. Os shows acontecem sempre aos sábados, no palco da Arena da Marquise, e trazem uma diversidade de estilos, como o frevo pernambucano, a elegância da bossa nova, os clássicos da música instrumental brasileira e interpretações camerísticas para saxofones. Confira abaixo a programação completa:

 

Grupo de Trombones

Data: 10 de maio

Horário: 11h30

Local: palco da Arena da Marquise

Descrição: coordenado pelo professor Valdir Ferreira, o grupo é formado por estudantes e jovens trombonistas formados pela Escola de Música do Parque Ibirapuera. O repertório da apresentação abrange diversas linguagens musicais, transitando do clássico ao popular. Com obras de grandes compositores como Pixinguinha e Gilberto Gagliardi, o espetáculo celebra o som singular dos trombones, repleto de ritmos e influências da música brasileira.

 

Frevo Bixiga Orquestra

Data: 17 de maio

Horário: 11h30

Local: palco da Arena da Marquise

Descrição: formada por 13 musicistas atuantes em diversos projetos da cena paulistana, a orquestra estreia o espetáculo “Olha o Frevo!”. Com raízes fincadas na tradição e olhar voltado para a contemporaneidade, o grupo revisita clássicos de mestres como José Menezes, Duda e Zacarias, ao mesmo tempo em que dialoga com o frevo-jazz do maestro Spok. A apresentação é uma verdadeira celebração do frevo, gênero instrumental nascido em Pernambuco, símbolo do carnaval brasileiro e reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade.

 

Grupo Bossa Nova

Data: 24 de maio

Horário: 11h30

Local: palco da Arena da Marquise

Descrição: formado por estudantes da Escola de Música do Parque Ibirapuera e coordenado pelo professor Airton Fernandes, o grupo dedica-se à sofisticação e à delicadeza da bossa nova. No repertório do show, estão clássicos do gênero, como "Chega de Saudade", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A proposta do grupo é alcançar uma sonoridade refinada e fiel às características dessa linguagem musical.

 

IbiraSax Ensemble

Data: 31 de maio

Horário: 11h30

Local: palco da Arena da Marquise

Descrição: idealizado pelo professor Douglas Braga, da Escola de Música do Parque Ibirapuera, o IbiraSax Ensemble se dedica à pesquisa e à difusão do repertório original para formações de saxofones, além da adaptação de obras consagradas do universo orquestral e camerístico. O conjunto aposta em uma seleção eclética, que inclui peças de compositores como Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Claude Debussy, Alberto Ginastera e Jean Françaix.

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.

 

Para mais informações, acesse:Site | Instagram | Facebook | Linkedin

Postar um comentário

0 Comentários