Minerais orgânicos são chave para sustentabilidade em pet food

 

Tendência deste tipo de nutrição cresceu com aumento da população de animais de estimação após a pandemia por apoiar o bem-estar e reduzir a pegada de carbono


A pressão por sustentabilidade em pet food cresce com o boom da população dos animais de estimação. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a terceira maior população pet do mundo, estimada entre 150 e 160 milhões de animais de estimação. Apenas cães e gatos somam 90 milhões. De acordo com a entidade, a venda de alimentos industrializados para animais de estimação no país totalizou R$ 40,8 bilhões em 2024, alta de 6,9% ante 2023. Dados do Agri-Food Outlook 2025, recém-divulgado pela Alltech, líder global em nutrição animal, revelam que o segmento pet teve o maior incremento na produção global de rações em 2024 (4,5%) e cresceu 3,5% no Brasil.


Conforme o levantamento, o aumento contínuo do número de cães e gatos nos lares após a pandemia, especialmente em famílias urbanas de classe média, está ampliando tanto o volume quanto o valor das compras de rações. Além disso, a pesquisa da Alltech indicou as tendências da premiumização (com muitos tutores de animais comprando apenas as opções da mais alta qualidade para seus companheiros animais, que consideram parte de sua família) e da nutrição funcional (os tutores estão migrando para dietas com maior teor de carne, ingredientes limitados, sem grãos e com fórmulas específicas para fases da vida ou condições — como articulações, pele e pelo, saúde intestinal).


Neste mercado pet food em constante expansão, os consumidores exigem cada vez mais sustentabilidade, levando as indústrias e fornecedores a se adequarem às novas demandas. "Hoje, os tutores querem que seus animais comam praticamente os mesmos ingredientes e com a mesma qualidade de alimento que eles comem, sempre pensando na sustentabilidade", afirma o médico veterinário Sérgio Alves, gerente de vendas da Alltech. Segundo ele, a preocupação com a sustentabilidade na indústria pet food vai além da reciclagem de embalagens, abrangendo "a importância de cada ingrediente, não só a origem, mas todo o processo de produção”.


Justamente pelo seu foco sustentável, o uso de minerais orgânicos nas rações para animais domésticos é uma tendência já consolidada. Segundo o especialista, os minerais orgânicos, como ferro, cobre, zinco e manganês, são essenciais para suprir as necessidades nutricionais dos animais. Diferentemente dos inorgânicos, os minerais orgânicos da Alltech são ligados a pequenas cadeias de peptídeos para que sejam disponíveis e mais absorvíveis pelo animal. Alves destaca que essa maior biodisponibilidade dos minerais orgânicos traz diversos benefícios para a sustentabilidade, como a diminuição da excreção de minerais no meio ambiente e a redução da pegada de carbono da produção de ração.


Respaldo científico


A Alltech tem se dedicado a pesquisas e estudos que comprovam a eficácia dos minerais orgânicos na nutrição animal e é pioneira na Tecnologia de Substituição Total (TRT, na sigla em inglês) de minerais inorgânicos por orgânicos. Estudo conduzido pela Dra. Flávia Borges, médica veterinária e professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA), comparou o uso de minerais inorgânicos e orgânicos em dietas para gatos. “Os resultados demonstraram que foi possível alcançar índices equivalentes aos obtidos com minerais inorgânicos utilizando apenas 40% das dosagens, por meio dos minerais orgânicos proteinatos da Alltech”, ressalta Alves. Segundo ele, essa eficiência significa que menos minerais precisam ser utilizados e, por serem melhor aproveitados, menos minerais são excretados, reduzindo o impacto ambiental da produção.


Outro estudo recente, do Dr. Ricardo Vasconcellos, médico veterinário e professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), demonstra que quanto mais minerais inorgânicos são colocados na dieta, maior é o nível de oxidação e, consequentemente, menor será o shelf life. Ou seja, o nível de peróxidos, que é inversamente proporcional ao tempo de prateleira, reduz em quase 50% porque os minerais inorgânicos oxidam os ingredientes da dieta de forma muito mais rápida que numa dieta que utiliza apenas minerais orgânicos. De acordo com Alves, “essa maior durabilidade da ração, proporcionada pelos minerais orgânicos, contribui significativamente para a redução do desperdício e, consequentemente, favorece a sustentabilidade”.


Soluções inteligentes


Na Fenagra – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento, de 13 a 15 de maio no Anhembi, em São Paulo (SP), a Alltech mostrará aos participantes como as soluções inteligentes formuladas exclusivamente com minerais orgânicos podem transformar a indústria pet food, tornando-a mais sustentável, eficiente e nutritiva. No estande da Alltech, os visitantes poderão conhecer e tirar dúvidas sobre os minerais orgânicos quelatados na forma de proteinatos da linha Bioplex® — que atendem as exigências nutricionais para qualidade da pele e pelagem, suporte no desenvolvimento do animal e estímulo do sistema imune — e também sobre a forma orgânica de levedura enriquecida com selênio (Sel-plex®) — que atua em diversos sistemas importantes do organismo animal, incluindo defesa antioxidante, reprodução e função imunológica. Além da equipe técnica e comercial da Alltech do Brasil, também estará presente no evento o vice-presidente global de contas corporativas e pets da empresa, Steve Elliot.


Sobre a Alltech

Fundada em 1980 pelo empresário e cientista irlandês Dr. Pearse Lyons, a Alltech oferece tecnologias inteligentes e sustentáveis para o agronegócio. Nossas soluções melhoram a saúde e a nutrição de plantas e animais, oferecendo como resultado produtos mais nutritivos para as pessoas, assim como um menor impacto ao meio ambiente. Para mais informações, visite alltech.com 


Postar um comentário

0 Comentários