Instituto Cervantes recebe exposição “Gernika Collage Experience” com releitura brasileira da obra de Picasso


  

Roger Bassetto / André Hellmeister / Cezar Almeida

Instituto Cervantes de São Paulo apresenta, a exposição “Gernika Collage Experience”, que convida o público a redescobrir a potência simbólica da obra Guernica, de Pablo Picasso, a partir de uma releitura ousada e provocadora feita por artistas brasileiros. A mostra, com entrada gratuita, integra a programação da 4ª Semana Gernika Brasil e segue em cartaz até 30 de maio.

Resultado de uma colaboração entre o Instituto Cervantes e a Casa Gernika, a exposição é assinada pelo coletivo Pop Art São Paulo, liderado por André Hellmeister — artista visual, designer e pesquisador de arte pop e política. Participam também Roger Bassetto, cuja obra mistura grafite, colagem e crítica social, e Cezar Almeida, artista e escultor conhecido por explorar conflitos sociais e a força expressiva da matéria.

Juntos, os artistas criaram uma intervenção de grande escala, com as mesmas dimensões do painel original de Picasso, utilizando técnicas mistas como colagem, pintura e escultura. A nova obra parte do impacto visual e simbólico do original para refletir sobre as violências e tensões do Brasil atual, atualizando sua mensagem de denúncia e resistência.

Além da instalação principal, a mostra apresenta um vídeo documental e painéis que revelam os bastidores do processo criativo, ampliando o olhar sobre a arte como ferramenta de crítica e reconstrução histórica.

Inspirada no bombardeio da cidade de Gernika, ocorrido em 1937 durante a Guerra Civil Espanhola — e eternizado por Picasso em uma das obras mais emblemáticas do século XX — a Semana Gernika Brasil propõe reflexões urgentes sobre memória, arte e direitos humanos.

Serviço
Exposição “Gernika Collage Experience
  Instituto Cervantes de São Paulo – Av. Paulista, 2439
  Visitação: de 7 a 30 de maio
  Entrada gratuita
  Mais informações: https://casaguernica.org.br


Postar um comentário

0 Comentários