Festas independentes mais famosas da capital paulista integram programação da Virada Cultural 2025


Mamba Negra, ¡SÚBETE!, Submundo 808 e Novo Affair são algumas das atrações da noite, com direito a after na manhã e início de tarde do domingo (25)





Festa Novo Affair. Foto: Divulgação

 

São Paulo, 16 de maio de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, traz as festas independentes mais famosas e queridas da capital paulista para a Virada Cultural 2025, como Mamba Negra, ¡SÚBETE! e Submundo 808.

 

Com o tema de “20 anos e 24 horas”, um dos objetivos do evento é trazer de volta o passeio no centro feito em edições antigas. Com os maiores headliners descentralizados pelas zonas e periferias da cidade, os munícipes que estiverem no centro podem curtir as festas independentes que começam às 18h e vão até domingo de tarde.

 

Pela proximidade, vai ser possível curtir uma festa e ir para outra, se desejar, sem a necessidade de transporte e ainda encontrar outras atrações pelo caminho, como shows de stand-up no palco do edifício Copan, 24h de Virada Literária na Biblioteca Mário de Andrade e o palco de monólogos, na Praça Roosevelt.
 

Grande parte das festas independentes apresentam DJs de música eletrônica e outros ritmos, como funk, e são realizadas em locais como áreas de antigas fábricas na região da Barra-Funda e do Brás e que, dessa vez, estarão no centro.
 

Com 12 anos, a Mamba Negra é uma festa de música eletrônica que acontece geralmente uma vez por mês e, na Virada, vai estar na Pista República, começando às 18h. No mesmo palco, às 00h, vai rolar a ¡SÚBETE!, uma festa de reggaeton, com ritmos do Caribe, América Latina e suas diásporas. Em seguida, a festa eletrônica mais excêntrica começa às 6h: a Capslock. A última atração começa às 12h, ao som eletrônico de Badsista and Friends.

 

Submundo 808 é uma festa que celebra a cultura do Funk e vai animar a Pista Aurora, a partir das 18h. Logo em seguida, às 00h, a festa gringa de música eletrônica Tijolo Records entra em cena. O after no mesmo palco vai ser com a Batekoo, às 6h, uma das maiores festas voltadas à inclusão e empoderamento das comunidades negras, LGBTQIA+ e periféricas que mistura trap, funk, pagodão baiano e hip-hop. E, às 12h, o “Pratododia AllStars”, um encontro de DJs com shows inspirados na discotecagem em discos de vinil, anima a tarde de domingo.
 

Uma alternativa para curtir as grandes festas de reggae vão ser os shows na pista José Bonifácio, que começam às 18h, com Fresh Dancehall que recebe Yellowman (Jamaica), considerado o "rei do dancehall", e também traz os DJs Magrão, Stranjah, Fepa e Lys Ventura, o performer Jimmy The Dancer, e o mestre de cerimônias Emcee Lê. Para fechar a noite, às 00h, África Mãe do Leão se apresenta no formato Sound System, com músicas sobre a riqueza histórica africana, o cotidiano dos africanos e seus descendentes na chamada babilônia. No domingo (24), às 12h Ministereo Público, que tem 16 anos e é o primeiro SoundSystem da Bahia, recebe Russo Passapusso, que comemora 20 anos de carreira e, juntos, além de participar da Virada, vão rodar o Brasil fazendo shows baseados na cultura soundsystem. Domingo, às 15h, África Mãe do Leão volta e convida Quebrada Sound System (Chile).
 

O Sound System surgiu com o reggae, como um evento cultural de rua, clubes, praias ou qualquer lugar onde seja possível ligar caixas de som e tocar música, principalmente o reggae.

Nos intervalos do Palco do Anhangabaú, também vai ter festa! O Aparelhagem Crocodilo é uma aparelhagem de som em formato de crocodilo que toca tudo do Pará e é comandado pelos Djs Marlon Beats e Petrese, além dos irmãos Gordo e Dinho Pressão. Eles ficam em cima do crocodilo e vão receber grandes nomes do norte do país, como Gaby Amarantos, Viviane Batidão, Jaloo, Miss Tacacá e Gang do Eletro.

 

Na Pista Arouche, rola a Discopédia, uma festa dedicada ao uso e a valorização dos discos de vinil, a partir das 18h. A Selvagem, de música eletrônica, vem logo depois, às 00h e o Baile da Sodo, com influências marcantes do Funk, Drill e Rap, traz a energia da zona leste para o centro, a partir das 6h. Às 12h, samba, brega, rock, forró, coco, pop, carimbó e mais um extenso repertório da MPB agitam o palco com a Ocupação Fervo.
 

Mais quatro festas rolam no mesmo esquema na Pista Largo do Café, começando às 18h com a Novo Affair, festa plural que já trouxe até artistas internacionais para o set. Mariwô, um grupo que mescla ritmos da música eletrônica afrodiaspórica - house, techno, afrobeats e voguebeat - com elementos da cultura popular brasileira, como funk, carnaval e axé, entra no palco às 00h. O after é com Carlos do Complexo, conhecido como CDC, que apresenta o Complexcity, com vários artistas. E, às 12h, o Baile da Ventura traz djs e muita música pela primeira vez durante o dia.
 

Voltando para o centro, na Pista Antônio Prado, a dinâmica vai ser um pouco diferente, com apresentações a cada duas horas, começando no sábado (24), às 18h, e indo até o domingo (25), com o último show às 16h. Os sets de djs com Mari Boaventura, RHR e OsGEMEOS, a dupla mais famosa do grafite brasileiro, que vão se apresentar como DJs, tocam às 18h, 20h e 22h, respectivamente. Às 00h quem domina é o duo de música eletrônica Indus (Colômbia), seguido por mais dois sets com Vermelho, às 2h e SYNTHPOPTROUBADOUR (Canadá), às 4h, ao vivo.


 

Serviço:


 

Pista República

Onde: Av. Ipiranga, 250 - República, São Paulo

18h - Mamba Negra

00h - ¡SÚBETE!

06h - Capslock

12h - Badsista and Friends


 

Pista Aurora

Onde: R. Aurora, 776 - Santa Ifigênia, São Paulo

18h - Submundo 808

00h - Tijolo

06h - Batekoo

12h - Pratododia All Stars


 

Pista José Bonifácio

Onde: R. José Bonifácio, 209 - Sé, São Paulo

18h - Fresh Dancehall recebe Yellowman (Jamaica)

00h - África Mãe do Leão

12h - Ministereo Público recebe Russo Passapusso

15h - África Mãe do Leão convida Quebrada Sound System (Chile)


 

Palco Anhangabaú

Onde: Vale do Anhangabaú, Centro Histórico de São Paulo

Aparelhagem Crocodilo - de sábado (24), às 18h até domingo (25), às 18h


 

Pista Arouche Flores 

Onde: Largo do Arouche, 77 - República, São Paulo

18h - Discopédia

00h - Selvagem

06h - Baile da Sodo

12h - Ocupação Fervo


 

Pista Largo do Café

Onde: Largo do Café s/n, Centro - São Paulo

18h - Novo Affair

00h - Mariwô

06h - CDC apresenta: Complexcity

12h - Baile da Ventura


 

Pista Antônio Prado

Onde: Praça Antônio Prado - Centro Histórico de São Paulo

18h - Mari Boaventura

20h - RHR

22h - OSGEMEOS

00h - Indus (Colômbia)

02h - Vermelho

04h - SYNTHPOPTROUBADOUR (Canadá)


 

Toda a programação está sujeita a alteração e será publicada no site viradasp.com.brVeja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025. Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades.


 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

 

Postar um comentário

0 Comentários