Caldos e Contos música, histórias e mediação de leitura ao ar livre


 

Evento da ONG Vaga Lume, traz a experiência das bibliotecas comunitárias da Amazônia à São Paulo no dia 24 com show do Mundo Aflora para crianças
 

Crédito: Divulgação / Vaga Lume

Transformar a leitura em uma experiência prazerosa e acessível: essa é a proposta do “Caldos e Contos”, evento promovido pela ONG Vaga Lume que retorna após dois anos de pausa, trazendo de volta uma tradição que mistura livros e cultura em um espaço democrático e ao ar livre. No próximo sábado, 24 de maio, o jardim da Biblioteca Álvaro Guerra, em Pinheiros, será palco de uma manhã especial: das 10h às 13h, o público será convidado a desfrutar de mediações de leitura, um café da manhã acolhedor e um animado show da dupla Mundo Aflora. O melhor de tudo: a entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
 

A Vaga Lume leva ao evento o potencial de suas bibliotecas na Amazônia Legal, com mobiliário e acervos que demonstram, na prática, os impactos das mediações de leitura, que acontecem nas bibliotecas comunitárias em diversas localidades da região Norte. A iniciativa busca mostrar que a leitura pode e deve acontecer de forma leve, divertida e acessível, estimulando uma relação mais próxima com as bibliotecas públicas — verdadeiros centros de cultura e transformação social.
 

O evento também busca sensibilizar o público para as iniciativas de incentivo à leitura e educação desenvolvidas pela Vaga Lume, estimulando o hábito leitor e valorizando as bibliotecas como espaços comunitários de convivência. “Queremos mudar essa percepção de que a biblioteca é um espaço distante ou exclusivo, abrindo suas portas para toda a comunidade de forma colaborativa e acolhedora”, afirma Bianca Riccio, gerente de Relações Institucionais da Vaga Lume.
 

Crédito: Divulgação / Vaga Lume

Bianca ressalta que, este ano, o projeto retorna com mais relevância já que, segundo a última pesquisa Retratos da Leitura, o Brasil vê sua base de leitores encolher a cada ano. “A pesquisa mostra que há uma percepção crescente de que a biblioteca é vista como um espaço distante. Nossa ideia, portanto, é justamente trazer a comunidade para ver este espaço de uma forma diferente: comunitário, aberto, lúdico e acolhedor para todas as infâncias. Por isso queremos lotar os jardins da biblioteca Álvaro Guerra com crianças e livros”, convida.
 

Além da mediação de leitura, a manhã será pela apresentação musical da dupla Mundo Aflora, prometendo emoções e boas vibrações em uma celebração que traz um pouco das bibliotecas comunitárias à capital paulista.
 

Serviço: Caldos e Contos
24 de maio, sábado, das 10h às 13h
Jardim da Biblioteca Álvaro Guerra
Av. Pedroso de Morais, 1.919, Pinheiros, São Paulo
Tel. (11) 3031-7784
Grátis


Sobre a Vaga Lume

Criada em 2001, a Vaga Lume está presente em 23 municípios da Amazônia Legal com 97 bibliotecas comunitárias em funcionamento e mais quatro em implantação. Desde 2001 já doou 195 mil livros e formou mais de 6 mil mediadores de leitura, voluntários que leem para as crianças, trabalho esse que já impactou a vida de 111 mil crianças e jovens. O seu propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.
 

Em 2023, a Associação Vaga Lume foi eleita pela terceira vez, sendo duas consecutivas, a Melhor ONG de Educação do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs do Instituto Doar. No mesmo ano foi contemplada pelo novo prêmio United Earth Amazônia, na categoria ESG, da sigla em inglês Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança) e, também, foi uma das organizações selecionadas em todo o mundo para receber uma doação da filantropa MacKenzie Scott. Em 2022 foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube e acesse o site da associação.
 

Postar um comentário

0 Comentários