150 anos da imigração italiana no RS: Antônio Prado e Monselice firmam acordo de cidades-irmãs em cerimônia histórica



 

Prefeito de Antônio Prado assina o gemellaggio nesta terça-feira (20/05), na Itália

 

Em uma cerimônia nesta terça-feira (20/05), na Itália, o prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, assina o tratado de cidades-irmãs (gemellaggio) com Monselice, uma comuna localizada na província de Pádua, região do Vêneto, na Itália.

 

A assinatura em 20 de maio celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado, em 1875, marco que deu origem à colonização no Rio Grande do Sul.

 

O acordo fortalece os laços históricos entre as duas cidades e estabelece uma parceria estratégica para promover intercâmbios culturais, turísticos e econômicos entre os dois municípios, reforçando as raízes italianas que moldaram a história de Antônio Prado – A Cidade Mais Italiana do Brasil.

 

De acordo com o prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle, a assinatura é um momento de celebração das raízes e de abertura de novas possibilidades em diversas áreas. “Monselice, assim como Antônio Prado, preserva com orgulho sua herança. Juntos, vamos criar oportunidades que beneficiem nossas comunidades e mantenham viva a chama da imigração que nos construiu”, destacou.

 

Atualmente, Antônio Prado já possui gemellaggio com Cavaion Veronese, localizada na província de Verona, e Rotzo, uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza.

 

A comitiva pradense na Itália é composta por representantes de entidades culturais como José Panisson (Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro), José Luiz Rech (Associação Cultural e do Patrimônio Imaterial Nostro Filó) e Fernando Roveda (Projeto Memória e Associação do Patrimônio Cultural e Natural do Município de Antônio Prado).
 



 Crédito: Fernando Roveda

Legenda: Prefeita de Monselice, Giorgia Bedin, recepciona prefeito na Itália

Postar um comentário

0 Comentários