São Paulo, 22 de abril de 2025 - Pela primeira vez na história da NT Expo, o setor ferroviário da Alemanha marca presença com um pavilhão exclusivo. A iniciativa, liderada pela Associação Alemã da Indústria Ferroviária (VDB) com apoio do governo alemão, reúne 11 empresas do setor, com soluções que vão desde veículos até sistemas de controle e infraestrutura. O espaço funciona como uma vitrine para a tecnologia europeia — e um ponto de conexão estratégica entre o Brasil e a Alemanha.
Segundo a porta-voz do Pavilhão Alemão, Clara Benhardt, o programa foi criado pelo Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha para oferecer conexões globais às pequenas e médias empresas brasileiras. “As empresas alemãs estão prontas para trazer produtos e apoiar os projetos brasileiros com tecnologia europeia. Algumas delas já haviam participado da NT Expo individualmente, mas agora, com o apoio do governo, pequenas e médias empresas também podem explorar mercados diferentes”, afirmou Clara.
Experiência de maquinista da CPTM
A CPTM trouxe dois dos cinco simuladores reais usados para treinar os maquinistas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que operam cinco linhas e transportam mais de 1,7 milhão de passageiros todos os dias.
A tecnologia, normalmente restrita aos bastidores da operação ferroviária, agora pode ser experimentada pelo público, que tem a chance de vivenciar, na prática, como é conduzir um trem metropolitano, como destacou o diretor de Planejamento e Novos Negócios da CPTM, José Marcos Miziara Filho. “Ações como essa ajudam o público a entender um pouco sobre como se dá uma operação complexa como a nossa, de transporte metropolitano de passageiros, na qual a CPTM é referência. E a aproximação com outras empresas é fundamental, pois elas oferecem serviços que muitas vezes complementam os nossos”, disse o executivo.
Miziara Filho também reforçou o interesse de empresas internacionais na expertise da CPTM, que possui mais de 35 anos de atuação em São Paulo e acaba de lançar sua nova unidade de negócios, a CPTM Serviços, que oferece consultoria em gestão do transporte ferroviário. “Nesses mais de 35 anos de companhia, desenvolvemos uma expertise que poucos lugares no mundo têm. Por isso, várias empresas da América Latina nos procuraram para treinamento, manutenção e consultoria sobre operação ferroviária, não apenas de ferrovias, mas também de outros modais, já que São Paulo é um mercado tão grande”, revelou.
Vagão em tamanho real da Marcopolo Rail
Outra empresa que trouxe um grande destaque foi a Marcopolo Rail, com um mockup em tamanho real de um de seus trens mais recentes. Desde o início de suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos ao futuro, identificando oportunidades que contribuam para o avanço do segmento, alinhando-se com as demandas globais.
“Temos investido significativamente no desenvolvimento de parcerias e produtos para valorizar o segmento metroferroviário no mercado nacional e na América Latina, promovendo inovação e tecnologia para atender às demandas de mobilidade urbana e intermunicipal”, acrescenta o gerente executivo da Unidade de Negócios da Marcopolo Rail, Petras Santos.
A companhia realizou, em março, um importante movimento com a entrega da primeira de três composições de dois carros à Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, companhia pública responsável pela gestão da rede ferroviária chilena. O fornecimento de trens de última geração para a EFE, que há 140 anos desempenha papel importante na mobilidade do Chile, consolida a fabricante como referência para a América Latina e reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
Além do fornecimento à tradicional empresa pública chilena, dentre os projetos já aprovados e desenvolvidos, está o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail, que em 2024 entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS).
A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).
Investimento em sustentabilidade na Wabtec
Com um dos estandes mais tecnológicos da feira, a Wabtec mostra por que é uma das líderes globais no setor ferroviário. A empresa norte-americana trouxe ao Brasil soluções focadas em inovação e sustentabilidade, com o estande dividido em dois ambientes temáticos. Com sede nacional em Minas Gerais, a fabricante de locomotivas deseja aproximar seus produtos com menor pegada de carbono dos clientes de São Paulo.
A líder de comunicação da Wabtec, Maria Izabela Almeida, explicou o interesse dos executivos brasileiros e internacionais nesse tema, que, no fim das contas, é de interesse de toda a sociedade. “Nossa intenção com a presença na feira este ano é trazer os olhares de inovação e sustentabilidade. Por isso, nosso espaço se divide entre esses dois ambientes. Trouxemos várias soluções que exemplificam esses atributos da nossa marca e mostram como podemos contribuir para os compromissos de sustentabilidade dos clientes e da sociedade como um todo”, afirmou.
Serviço:
NT Expo – Negócios nos Trilhos – 23ª Edição
Data: 22 a 24 de abril de 2025.
Local: Distrito Anhembi - São Paulo / SP
Horário: das 13 às 21h.
Mais informações: Clique Aqui
Fotos: Clique aqui
0 Comentários