Primeira edição do ano combina lazer, turismo e educação ambiental em homenagem aos 471 anos da cidade de São Paulo
|
No dia 25 de janeiro, data em que São Paulo comemora seus 471 anos, a 24ª edição da Caminhada Noturna no Parque Estadual da Cantareira, gerido pela Urbia, convida paulistanos e turistas a celebrar cidade de uma maneira especial: em contato com a natureza. A atividade, já consagrada como uma experiência que une lazer, turismo e educação ambiental, oferece aos participantes uma oportunidade de reflexão sobre a importância da preservação ambiental enquanto mergulham em uma das maiores reservas de Mata Atlântica urbana do Brasil.
O destaque da noite é a trilha guiada, que leva os participantes a uma experiência imersiva na mata sob a luz do luar. Com um percurso de sete quilômetros (ida e volta) e nível de dificuldade moderado, a caminhada é conduzida por biólogos do parque, que compartilham curiosidades informações sobre a rica flora e fauna local. O ponto alto da atividade é a chegada à Pedra Grande, um dos mirantes naturais mais belos da cidade, localizado a 1.010 metros de altitude, de onde é possível apreciar uma vista panorâmica única da capital paulista.
Com sua atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes, o Parque Estadual da Cantareira é um convite para se desconectar da rotina e se reconectar com a natureza. O parque oferece ainda diversas atividades de ecoturismo e funciona como um verdadeiro refúgio de ar puro em meio à agitação urbana. Mais do que um espaço de lazer, o local é um símbolo de preservação ambiental, promovendo a conscientização sobre a importância de proteger os ecossistemas que abrigam uma rica biodiversidade e desempenham um papel essencial na qualidade de vida da população.
Para que a aventura seja segura e agradável, a Urbia recomenda que os participantes utilizem agasalhos apropriados ao clima, levem água suficiente para se manter hidratado, usem calçados fechados e adequados para trilhas, utilizem protetor solar mesmo em dias nublados, e protejam a cabeça e o rosto com bonés ou chapéus.
Caminhada Noturna
Data: 25 de janeiro
Horário: a partir das 17h45
Local: ponto de encontro Centro de Visitantes do Parque Horto Florestal
Endereço: Rua do Horto, 931 - Horto Florestal, São Paulo - SP
Valor: a partir de R$ 75
Ingressos: UrbiaPass
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
Para mais informações, acesse: Site | Instagram | Facebook | Linkedin
0 Comentários