Festa da Uva de Jundiaí: um mergulho na gastronomia italiana e nas bebidas típicas da região

 

Espaço alimentação reúne dezenas de restaurante com muitas opções de pratos salgados e doces

Os restaurantes, na maior parte, são ligados a entidades assistenciais. Assim, além de degustar delicias tradicionais os visitantes ainda colaboram com a rede de apoio social

A Festa da Uva de Jundiaí é um dos eventos mais aguardados do calendário cultural e gastronômico do interior de São Paulo. Reconhecida como uma celebração autêntica da herança italiana, a festa encanta os visitantes com uma experiência sensorial única, especialmente quando o assunto é gastronomia e bebidas típicas.


Neste ano, os sabores da culinária italiana ganham destaque, com pratos que remetem às tradições dos imigrantes que colonizaram a região. Entre as delícias servidas, destacam-se massas artesanais e até de vinho. Porém, os pratos vão do tradicional frango com polenta a costela de chão. São opções variadas que dezenas de restaurantes oferecem. Eles representam os bairros da cidade e entidades assistenciais. Além de se deliciar, os visitantes acabam por ajudar projetos sociais de extremo valor para a comunidade. Cada um tem uma história. Ao pedir seu prato, pergunta ao atendente qual é a atuação da entidade que se dispõe a trabalhar para melhorar a vida de pessoas que, muitas vezes, não tem oportunidades.  


E não podemos falar da Festa da Uva sem mencionar as bebidas típicas que conquistam o paladar dos visitantes. Os vinhos artesanais produzidos em Jundiaí são estrelas do evento, com variedades que vão desde os suaves vinhos brancos, passando pelos espumantes até os encorpados tintos. Os produtores oferecem esta produção que é a base da 11ª Expo Vinho. Quem visitar o espaço pode experimentar diferentes tipos de bebida – basta comprar uma taça para poder visitar os expositores e degustar vinhos, espumantes e licores. 


Para quem prefere drinks mais leves, a festa também oferece sucos de uva naturais. E, claro, não faltam opções para as crianças, como geleias artesanais feitas com uvas da região. Ainda as crianças tem um espaço de diversão com muitos brinquedos que é gratuito.  


Além de uma experiência gastronômica inesquecível, a Festa da Uva de Jundiaí é uma oportunidade para conhecer de perto a cultura e as tradições que fazem da cidade um polo de referência no estado de São Paulo. Seja para degustar pratos típicos, saborear vinhos premiados ou simplesmente se encantar com a atmosfera acolhedora, o evento promete agradar a todos os gostos e idades.


É uma viagem gastronômica que mantem no cardápio delicias já aprovadas pelo público em outros anos. O pão de uva, geleia, bolos, brigadeiro de uva e de vinho, bombom de uva, pão de mel com ganache de vinho, crepe de uva, cerveja de uva e até coxinha de uva. E se o visitante explorar as barraquinhas pode encontrar outros produtos. 


Sobremesas que encantam


Para finalizar a experiência gastronômica, os visitantes podem se deliciar com gelatos de sabores exclusivos, como:


• Uva Niagara Rosada da Vinícola Saccomani (vegano);

• Espumante de Niagara com Pêssego da Adega Oliveira (vegano);

• Vinho com Frutas Vermelhas da Adega Fontebasso;

• Uva Vitória da Fazenda Siamarina no Poste (vegano);

• Abacaxi ao Vinho da Vinícola Maziero;

• Panna Cotta com Balsâmico da Vinícola Martins.

Cada sabor é uma viagem única, que combina tradição e inovação em uma única colherada.


Cardápio que celebra a uva


Além dos destaques, a festa mantém no cardápio diversas delícias já consagradas pelo público em edições anteriores. Entre elas, estão:


• Pão de uva;

• Geleias artesanais;

• Bolos;

• Brigadeiro de uva e de vinho;

• Bombom de uva;

• Pão de mel com ganache de vinho;

• Crepe de uva;

• Coxinha de uva e vinho.


E quem explora as barraquinhas do evento ainda encontra outros produtos artesanais, como queijos, embutidos e licores, todos inspirados na uva e na cultura italiana.


11ª Expo Vinho

Onde tem uva, certamente tem vinho. Muitos produtores de uva da cidade fazem também um vinho artesanal de excelente qualidade. 


Um evento que cresce a cada ano


Em 2024, a Festa da Uva de Jundiaí atraiu quase 250 mil visitantes, consolidando-se como uma das maiores festas do interior de São Paulo e do país no segmento. Para este ano, a expectativa é superar a marca de 300 mil pessoas, que poderão curtir, além da gastronomia, atrações como a tradicional pisa da uva, realizada várias vezes ao dia. A cerimônia é um resgate histórico que celebra a herança dos imigrantes italianos e a importância da uva para a região.


Jundiaí: A Terra da Uva

A história da uva em Jundiaí remonta a 1669, quando o cartório do 1º Ofício registrava a venda de vinho produzido localmente. Contudo, foi no final do século XIX, com a chegada de imigrantes italianos, que a produção ganhou destaque.

Em 1933, Jundiaí alcançou notoriedade nacional com a descoberta da variedade Niagara Rosada, uma mutação espontânea da Niagara Branca. Esse fenômeno consolidou a cidade como berço dessa variedade e inspirou a primeira Festa da Uva em 1934, que atraiu mais de 100 mil visitantes.


A Festa da Uva de Jundiaí é uma realização da Associação Agrícola da cidade, Prefeitura de Jundiaí. Tem o patrocínio de Germânia, Saci Tintas, Suvinil, Unimed Jundiaí.  


A entrada é gratuita, com a sugestão de doação voluntária de alimentos não perecíveis como ingresso solidário, cujas arrecadações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.

Sorvete de Uva

 

Serviço: Festa da Uva 2025


Datas

• Janeiro: 23, 24, 25, 26 e 31

• Fevereiro: 01, 02, 07, 08, 09, 14, 15 e 16


Horários

• às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 21h.


Local

Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari

Avenida Jundiaí, s/n

Jundiaí (SP)


Mais informações

Site oficial: festadauva.jundiai.sp.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários