As mulheres Xikrin da Associação Berê Xikrin se reunirão de 13 a 17 de novembro para uma oficina de biojoias, empoderando-as a expandir seus negócios e construir um futuro mais sustentável para suas comunidades.
Médio Xingu, 11 novembro de 2024 – As talentosas artesãs da Associação Berê Xikrin, localizada no Médio Xingu, celebram a oportunidade de fortalecer sua cultura e gerar renda através de uma oficina inovadora de biojoias. Com o apoio do Programa Olhos D’Água - Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, a associação promove, de 13 a 17 de novembro, uma iniciativa que visa capacitar e empoderar as mulheres (menires) das 14 aldeias Xikrin.
Resgatando Saberes Ancestrais, Construindo um Futuro Sustentável
A oficina, ministrada por especialistas em biojoias e design sustentável, valorizará o conhecimento tradicional das menires no manejo de sementes, fibras e outros elementos da natureza. As participantes aprenderão novas técnicas de produção, criação de designs inovadores e comercialização de biojoias, gerando renda e fortalecendo a autonomia da comunidade.
Empoderamento Feminino e Sustentabilidade
A iniciativa reconhece o papel fundamental das mulheres Xikrin na economia e na organização social de suas comunidades. Ao incentivar a produção de artesanato e biojoias com técnicas sustentáveis e materiais provenientes da floresta, o projeto fortalece a cultura e a identidade do povo Xikrin, promovendo o empoderamento feminino e a geração de renda.
Superando Desafios, Trilhando Novos Caminhos
A região do Médio Xingu sofreu impactos significativos com a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O projeto da Associação Bere Xikrin surge como uma resposta a esses desafios, buscando alternativas para a geração de renda e o fortalecimento da cultura local, em um contexto de transformações socioambientais.
Olhos D'Água: Democratizando o Acesso à Formação Cultural
O Programa Olhos D’Água, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2023, visa estimular a descentralização dos processos de formação artística e cultural no Brasil. Com um investimento total de R$ 20 milhões, o programa selecionou 70 projetos, incluindo o da Associação Bere Xikrin, que atuará em rede com outras iniciativas.
Sobre a Associação Indígena Bere Xikrin:
Criada em 2018, a Associação Bere Xikrin representa as 14 aldeias do povo Xikrin do Médio Xingu, atuando na defesa de seus direitos, na preservação de sua cultura e na promoção do desenvolvimento sustentável de suas comunidades.
0 Comentários