Tradicional premiação do setor reconhece engenheiros estruturais e a importância da construção civil em todo País
A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) premiaram os projetos de destaque no 21º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, em evento realizado em São Paulo. A tradicional premiação reconheceu engenheiros estruturais e profissionais que promovem o desenvolvimento da engenharia e da construção civil no Brasil.
Considerado o mais importante reconhecimento do setor no País, o concurso avaliou as obras de acordo com os critérios estabelecidos em cada uma das categorias: infraestrutura, edificações, pequeno porte e obras especiais. Os projetos foram analisados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau e julgados sob diversos aspectos, como concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação harmônica em relação ao meio ambiente e esbeltez/deformabilidade. A estrutura utilizada poderia ser de concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenaria ou mista.
Em cada categoria, os ganhadores receberam uma menção honrosa, uma placa de homenagem e um troféu, além do certificado de participação. A longevidade da premiação é resultado da seriedade, do respeito pelos trabalhos inscritos e da transparência que marcam a conduta tanto da comissão julgadora quanto das organizações envolvidas no prêmio.
“Em mais uma edição do Prêmio Talento, a Gerdau reafirma seu compromisso de apoiar o desenvolvimento e crescimento da cadeia do aço, fomentando a inovação na construção civil e na engenharia estrutural, importantes setores para o crescimento econômico do Brasil. Estamos muito orgulhosos de poder contar novamente com a parceria da ABECE, neste momento de reconhecimento e celebração de profissionais que atuam nessa área”, afirma Débora Baum, líder de marketing da Gerdau.
Troféu entregue aos vencedores do 21º Prêmio Talento Engenharia Estrutural - divulgação Gerdau
Premiados da noite
Na categoria Pequeno Porte, o vencedor foi Carlito Calil Neto, com o Projeto Ilha São João, representando a empresa Rewood, de Angra dos Reis/RJ. A menção honrosa foi dada a Julio Cesar Barzotto, com a obra Sede Bolt, em Pato Branco/RS.
Na categoria Obras Especiais, o vencedor foi Flavio Cesar Bitelli, com a obra do Prédio de Armazenagem Carvão Punta Catalina - Análise Sísmica, realizada em Punta Catalina, São Paulo. A menção honrosa foi entregue a Fabio Augusto Wosniak e Bryan Burzichelli pela obra Silos para Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa/PR.
A mesma dupla que recebeu a menção honrosa na categoria Obras Especiais foi premiada na categoria Infraestrutura, desta vez com a obra de Expansão do Píer e pátio para contêineres do ICTSI Rio, realizada no Rio de Janeiro/RJ. Otavio Barbosa Guimarães recebeu a menção honrosa pela obra EBAP Foz do Costa, realizada em Vila Velha/ES.
Na categoria Edificações, a vencedora foi Jéssica Tarenzi Ramos, com a obra HY Pinheiros, em São Paulo/SP. Leandro José Lopes Zabeu e Keity Regina Casa Grande Zabeu receberam a menção honrosa com a obra do Edifício Valente, também em São Paulo/SP.
A comissão julgadora também selecionou três projetos especiais, que estavam disponíveis no site da premiação, e os vencedores receberam um troféu alusivo ao prêmio. Na categoria Votação Online, o projeto escolhido pelo público foi a obra VIPE 201, em Manaus/AM, de Marcus Gonçalves de Mesquita. O Destaque do Júri foi entregue a Enio Canavello Barbosa e Fabio Condado Barbosa, autores da obra Almagah 227, em São Paulo/SP. E a última premiação da noite, o Destaque de Industrialização e Sustentabilidade, foi para Guilherme Corrêa Stamato com a obra Vila Sahy - São Sebastião, em São Sebastião/SP.
Nos últimos 21 anos, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural já avaliou mais de 3 mil projetos, dos quais mais de 200 foram premiados. A longevidade da premiação, assim como a credibilidade conquistada, é resultado da seriedade, do respeito pelos trabalhos inscritos e, também, da transparência que marcam a conduta, tanto da comissão julgadora quanto das organizações envolvidas no prêmio.
Vencedores do do 21º Prêmio Talento Engenharia Estrutural - divulgação Gerdau
Sobre a Gerdau
Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
0 Comentários