Pela sexta vez consecutiva a capital cearense foi palco da Fenacce, evento que reuniu a arte produzida por mais de 2.000 artesãos de 27 estados brasileiros
Foto: Rogério Felipe/ Divulgação
A 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará - Fenacce superou todas as expectativas da organização do evento nos quesitos público participante, negociações e vendas e também em doações provenientes da entrada solidária, onde cada visitante era convidado a doar dois quilos de alimentos não perecíveis. Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa, Fortaleza recebeu no último mês, a Feira que contou com a participação de mais de 320 expositores e 2.000 artesãos de 27 estados brasileiros.
Stella e André Pavan, organizadores do evento.
Foto: Rogério Felipe/ Divulgação
“Estamos muito felizes com o resultado da Fenacce 2024, o evento foi vitrine para o artesanato nacional. No decorrer dos 10 dias do evento conseguimos arrecadar mais de 41.5 toneladas de alimentos e a nossa equipe contabilizou a circulação de 60 mil visitantes na Feira. Além disso, alcançamos movimentações financeiras de 20 milhões em vendas e 4 milhões em investimentos. A Fenacce 2024 proporcionou 2,8 mil empregos diretos e indiretos, realizou 28 apresentações culturais com 281 artistas, 27 oficinas de gastronomia com 1.046 participantes, 43 oficinas de artesanato com 806 participantes e 10 palestras”, destacou ressaltou Stella Pavan, promotora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará.
Arte e sustentabilidade
Foto: Rogério Felipe/ Divulgação
Alinhada com as métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, na edição de 2024, a Fenacce promoveu ações de sustentabilidade para redução dos impactos ambientais, dentro dos pilares econômicos, sociais e ambientais, efetuando a gestão dos resíduos gerados durante o evento. Stella Pavan, explica: “Nossa iniciativa teve o intuito de integrar o setor de artesanato e economia criativa e colaborativa, com práticas de ESG com foco na responsabilidade socioambiental, tornando o evento uma referência a nível local e nacional. Com a qualificação da gestão de resíduos o evento fortaleceu as boas práticas por meio do conceito dos 4R’s da sustentabilidade: Reduzir; Repensar; Reciclar; Reutilizar. No total, reciclamos na edição 2024 aproximadamente 1 tonelada de resíduos sendo 1063,20 kg recicláveis, 225,60 kg de reaproveitamento, 462,90 kg de orgânico alimentar e 43,70 de orgânico de folhagem, os quais foram desviados do aterro sanitário da nossa cidade”, explicou Stella.
Os resíduos coletados foram pesados, separados por tipo e direcionados para a reciclagem, poupando insumos da natureza causados pela extração de matérias-primas. “Para fazer a destinação correta dos resíduos, contamos, mais uma vez, com a parceria da Transforme Serviços Verdes, empresa signatária do Pacto Global Brasil, que prestou o serviço de consultoria e acompanhamento das atividades da Feira”, explica Stella.
Depoimentos que impactam
Foto: Rogério Felipe/ Divulgação
“A Fenacce 2024 foi muito bem elaborada e bem conduzida. A feira é sempre um sucesso, uma boa oportunidade para o Estado, porque fomenta a história do artesanato e gera renda para os artesãos. Este ano a CeArt veio com um formato diferenciado, ao invés de ter uma loja com os vendedores, trouxemos os artesãos e organizamos como se fosse uma grande galeria, mas com os artesãos vendendo seus próprios produtos”, destacou Germana Mourão, coordenadora da Central de Artesanato do Ceará (CeArt).
“Como patrocinador e expositor do evento, avalio que os resultados foram bem positivos e atenderam nossas expectativas de posicionamentos da marca como operador logístico do artesanato do Brasil e estando ao lado de iniciativas que fomentam a economia local. Nossa equipe de consultores comerciais atenderam inúmeros empreendedores e microempresários que precisavam de orientações sobre a logística para seus negócios físicos e virtuais no mercado doméstico e internacional. Vários expositores, inclusive, já realizaram postagem de suas vendas durante a feira”, explicou Kleber Andrade, Superintendente Estadual dos Correios, no Ceará.
“Atenção, artesãos! Se você quer participar da Fenacce 2025 como expositor, ainda dá tempo, basta acessar o site Link, fazer seu cadastro e aguardar o contato da nossa equipe”, finalizou Stella.
Foto: Rogério Felipe/ Divulgação
A 6a edição da Fenacce aconteceu de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, e foi uma verdadeira mistura de talento, criatividade, incentivo a economia, culinária, música, novos negócios… tudo isso e muito mais em um só evento. O evento foi realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Idehas e Sindieventos Ceará. A Feira foi patrocinada pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; Correios, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal. O evento foi apoiado pela CeArt, Ceará Fascinante, Mecenas do Ceará, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura e pelo Programa do Artesanato Brasileiro.
0 Comentários