Com entrada gratuita, o evento será realizado no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, na Av. João Dias, 2046, Santo Amaro, com uma programação repleta de workshops, atrações artísticas, gastronomia e atividades culturais para todas as idades, comemorando 75 anos da fundação da instituição.
Realizado ao ar livre, o festival é uma excelente ocasião para desfrutar de apresentações ao vivo, como as danças tradicionais, o envolvente som do taiko (tambores japoneses) e do shamisen (instrumento de cordas), além de performances artísticas que celebrarão a universo da cultura japonesa. O público também poderá participar de workshops interativos, aprendendo sobre mangá, origami, orinuno,, artesanato e os tradicionais jogos de estratégia Go e Shogi.
Victor Kobayashi, idealizador do festival, compartilha sua empolgação: "Após o sucesso da primeira edição, as nossas expectativas para este ano estão ainda mais altas. Queremos oferecer ao público uma experiência ainda mais rica, com uma programação diversificada que une a tradição e a modernidade da cultura japonesa. É uma oportunidade de aproximar as pessoas e as entidades nikkeis da região, promovendo a troca cultural e proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família. Esperamos que o evento continue crescendo e se consolidando como uma referência cultural na região."
Além da diversão, o festival também proporciona momentos de aprendizado e imersão cultural. Entre os destaques estão a demonstração da Cerimônia do Chá e de Aikido, que conectam os participantes às tradições milenares do Japão. O evento encerra com a animada dança do Bon Odori, onde todos são convidados a participar.
Programação - 21/09
● 10h - Matheus Bittencourt (shamisen)
● 11h - Ryukyu Koku Matsuri Daiko (taiko)
● 12h - Cosplay
● 13h - Rizumu Taisso ACAL (ginástica artística)
● 14h - Cerimônia do Chá (Centro Chado Urasenke do Brasil)
● 15h - Demonstração de Aikido (Instituto Takemussu)
● 15h30 - Rick Akio (show musical)
● 16h - Projeto Sankyu - Encerramento com Bon Odori (dança tradicional)
(Programação sujeita a alterações)
Workshops Culturais
● Mangá (desenho) - Japan Sunset
● Origami e Orinuno (dobradura de papel e tecido) - Thais Kato
● Klay Art (artesanato) - Silvia Kariya
● Kanzashi (enfeites tradicionais) - Nice Miyamoto
● Go e Shogi (jogos japoneses) - Associação Brasileira de Go e Shogi
(Programação sujeita a alterações)
Sobre o IPK
O Instituto Paulo Kobayashi é uma organização não governamental, dedicada ao desenvolvimento social e cultural, com foco em promover a integração entre as culturas brasileira e japonesa. Em homenagem ao ex-deputado federal de São Paulo, Paulo Kobayashi, falecido em abril de 2005, o instituto tem como objetivo honrar o trabalho realizado em mais de 30 anos de vida pública do professor, dedicada a atividades sociais e realizar ações que fortaleçam a sociedade como um todo. Saiba mais em www.ipk.org.br.
Serviço: 2º Japão na Zona Sul - Festival de Cultura Japonesa da Zona Sul de São Paulo
Data: 21 de setembro (sábado)
Horário: 10h às 17h
Local: Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro
Endereço: Av. João Dias, 2046, Santo Amaro - SP (ao lado da Estação João Dias da CPTM)
Entrada: Gratuita
Realização: Instituto Paulo Kobayashi e Secretaria Municipal de Cultura
Apoio: Instituto IDMaisVida, Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro e BKC produções
0 Comentários