Bandalheira do Bem inicia nova temporada no interior paulista

 



A 6ª edição do projeto tem início em 22 de agosto na cidade de São Simão (SP). Neste ano, ao todo serão 12 apresentações presenciais em 10 cidades e ainda será realizada uma live especial com integrantes

do projeto


Ribeirão Preto (SP), 20 de agosto de 2024 – O projeto Bandalheira do Bem anuncia agenda da temporada 2024 com apresentações no interior paulista. A trupe inicia a turnê na cidade de São Simão nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 9h30, na Praça da República (R. Francisco Tamborim, 1-165 – Centro). As próximas apresentações já confirmadas acontecem em Luís Antônio, no dia 27, e em Serrana, no dia 29 de agosto.


A Bandalheira do Bem, que tem como base do seu trabalho a interatividade com estudantes, utiliza modalidades artísticas que se complementam como a música popular brasileira, a dança, as artes circenses e o teatro para envolver o público – basicamente estudantes e professores, mas as apresentações também são abertas a pessoas da comunidade interessadas, já que sempre acontecem em espaços gratuitos. 


Essa é a 6ª edição do projeto que, neste ano, prevê 12 apresentações em 10 cidades do interior paulista. Além das três cidades já agendadas, outras apresentações estão em processo de agendamento com a coordenação do projeto. 

Atualmente, o grupo é formado pelos músicos: Dimi Zumquê (idealizador, coordenador e diretor artístico do projeto), Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown, Renato Xexéu, as jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás – talentos jovens que possibilitam uma conexão com o público e a multiartista Ju Cadeco, que traz sua experiência em teatro para ampliar o trabalho. Representando as artes circenses, o grupo apresenta o Mágico Jhungors, com uma performance de mágica, fazendo uso das artes e do ilusionismo como pedagogia complementar, junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos.


Segundo Dimi Zumquê, coordenador do projeto, essa nova temporada foi repaginada para gerar ainda mais adesão do público e, para isso, os integrantes da Bandalheira do Bem incrementaram o roteiro das apresentações, investindo principalmente em novo repertório musical que agora inclui canções como: O Pato (Vinicius de Moraes), Lindo Balão Azul (Guilherme Arantes) e Piruetas (Chico Buarque) – acompanhadas de novo figurino e fantasias -, além de músicas do Cancioneiro Popular que dão o tom da alegria no palco.  


Outro ponto atrativo desta edição é a dança, sob supervisão do professor de dança Alexandre Snopp – coreógrafo premiado. Com mais essa modalidade artística, o grupo estimula a desenvoltura, a capacidade de improviso e interação. “Para envolver o público e garantir a interatividade com os artistas, nosso professor de dança entrará em cena ao som e figurino do hit Billie Jean, de Michael Jackson, artista atemporal e mundialmente conhecido”, explica Zumquê.


O grupo tem como marca registrada a execução de uma música autoral para o Cortejo – já tradicional em suas turnês. “Nossa chegada a cada cidade, sempre procura surpreender e envolver o público. Por isso, optamos pelo cortejo de forma inusitada, o que visa também anunciar nossa entrada e estimular a população a participar da apresentação”, explica Zumquê.


No ano passado, a Bandalheira do Bem reuniu mais de 7 mil pessoas de forma presencial, além do público da internet na transmissão da live que integrou a temporada. A expectativa é manter essa margem de público, atingindo crianças, adolescentes, adultos e até idosos, principalmente nas praças públicas. “Nossa intenção é sempre entreter, educar, inspirar o público e mostrar o quanto a arte é transformadora e possibilita expressão e criatividade – tanto para quem a desenvolve como para quem a recebe”, acrescenta Dimi Zumquê. O coordenador comenta que a cada turnê, o que mais cativa os artistas da trupe é o carinho do público e a alegria que é proporcionada nas apresentações.


A Bandalheira do Bem é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio do ProAC-ICMS, lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e conta com patrocínio do Grupo Imediato e Supley.


Histórico do projeto

A origem da Bandalheira do Bem é associada a ações voluntárias de seus integrantes, em hospitais e asilos, o que trouxe uma importante experiência ao grupo. Com apresentações desde 2017, a trupe faz um resgate da cultura popular brasileira – tendo como palco praças públicas, centros culturais e ainda  apresentações especiais em teatros, auditórios e centros culturais. 


Serviço

O que: Agenda 2024 do projeto “Bandalheira do Bem”

Quando: a partir de 22 de agosto/2024

Onde: 

22 de agosto (quinta-feira) – 9h30 – Praça da República de São Simão/SP

27 de agosto (terça-feira) – 9h30 – Anfiteatro Municipal Didi Penha (Av. Rio Grande do Norte – s/n - Luís Antônio  

29 de agosto (quinta-feira) – 8h – Fundação Cultural de Serrana (Barão do Rio Branco, 339 - centro

Obs. Toda programação é aberta e gratuita. A agenda completa será disponibilizada, em breve, nos canais do projeto. Mais informações pelo Instagram: @bandalheiradobem


 
 
 

Postar um comentário

0 Comentários