Sim, é normal. Nos tempos pré-históricos, os seres humanos precisam armazenar nutrientes em forma de gordura para garantirem não apenas a proteção térmica, mas também para resguardarem a privação de alimentos durante os invernos rigorosos. Na Era Glacial, por exemplo, nossos ancestrais enfrentaram condições climáticas extremamente adversas e a escassez de alimentos. Isso forçava o consumo de alimentos calóricos e o acúmulo de gordura corporal, essencial para a sobrevivência.
Além disso, outro fator que contribui até hoje para o aumento da fome no inverno é o maior gasto energético necessário para manter a temperatura corporal. Durante o inverno, o corpo trabalha mais para se aquecer, aumentando a demanda por calorias. Essa adaptação fisiológica, desenvolvida ao longo de milênios, ainda influencia nosso comportamento alimentar nos dias de hoje.
Dado isso como driblar esse aumento da fome? A endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato explica que é possível ingerir alimentos em grande volume, porém com poucas calorias.
“As sopas, que tem bastante água quente, acaba levando à saciedade. Opte por chás que, além de muito saudáveis, também ajuda a aquecer e não tem calorias. Alguns desses chás ainda têm função diurética e calmante”, indica Dra. Lorena.
Alimentos frios, como saldas, por exemplo, podem não ser toleradas por algumas pessoas nas estações mais frias. “Para substituir as saladas, prefira as frutas e legumes, que podem ser aquecidos e são repletos de nutrientes que não pesam na balança”, avisa a endocrinologista.
Outra orientação da Dra. Lorena Amato é iniciar a atividade física no inverno, pois faz aumentar o metabolismo, o calor e, como consequência, um grande prazer não só no dia da prática, mas nos dias seguintes.
Portanto, ao adotar essas estratégias, é possível enfrentar o aumento do apetite nos dias frios de maneira saudável e equilibrada, mantendo o bem-estar e a saúde.
Sobre a Dra. Lorena Lima Amato - A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.
Serviço:
Sites: https://endocrino.com/
www.amato.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/
imagem: Roberto Remiz
0 Comentários