O Taste São Paulo Festival, apresentado pelo Santander Brasil, é a edição local do maior festival gastronômico do mundo que começa na próxima semana na capital paulista e se prepara para receber visitantes de todo o país, em 9 dias de evento.
Ocorre nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 1, 2, 7, 8 e 9 de junho (sextas-feiras aos domingos) no Parque Villa-Lobos, e tem como pilar a gastronomia social, sustentável e de inclusão. O festival visa, a cada edição, ampliar e potencializar as ações e atividades de integração por meio da gastronomia.
Traz o empreendedorismo, a inclusão, a sustentabilidade, a diversidade, o entretenimento, a curadoria, a conexão e a experiência.
Atuação das mulheres na gastronomia
Destaca-se a atuação das mulheres na gastronomia de modo consciente e afirmativo, como regra a equidade de gênero com oportunidades iguais de crescimento profissional e equiparação de cargos e salários. As aulas nas áreas de conhecimento são realizadas pelo mesmo quantitativo de Chefs homens e mulheres.
Metade dos expositores e empreendedores são mulheres. Metade das chefs que dão aulas nas áreas de conhecimento são mulheres com visibilidade às chefs que comandam esses espaços nos bastidores. O Taste conta com uma equipe diversa que contribui diretamente nos processos de tomada de decisão e criação de diretrizes de acessibilidade e inclusão.
O Taste promove a cultura gastronômica brasileira em toda a sua riqueza e diversidade regional. Placas no evento reforçam a importância da diversidade e tolerância zero à discriminação. Abaixo projetos que estiveram presentes nas edições anteriores e os que[EEMO1] participarão desta edição e ações:
INCLUSÃO
O Taste vai disponibilizar, de forma gratuita, 10 mil ingressos para estudantes da rede pública de ensino e ONGS. Através de parceria com a Gastronomia Periférica com o restaurante Da Quebrada estudantes de gastronomia têm a oportunidade de atuar em várias áreas do evento e ter contato com profissionais da área, experimentando os desafios e ritmo de uma cozinha de grandes exigências técnicas.
Música
O festival incentiva e proporciona visibilidade aos artistas e bandas de pouca expressão nacional, através de parceria com startup de gerenciamento de artistas iniciantes. São disponibilizados, de forma gratuita, ingressos para estudantes da rede pública de ensino e ONGs.
INCLUSÃO POR MEIO DE PARCERIAS COM VÁRIOS PROJETOS.
Downlícia: Chef Gabriel Bernardes, jovem com síndrome de Down, vai ensinar a receita de seus brigadeiros, demonstrando o poder da gastronomia de promover inclusão.
Universidade da Quebrada: vai realizar aula gratuita com o educador Adolpho Mendonça (inclusão, capacitação, sustentabilidade).
Gastronomia Periférica com o Restaurante Da Quebrada: Gastronomia Periférica, do chef Edson Leite; além de trazer deliciosos pratos em suas participações como restaurantes, também oferecem aulas que destacam insumos orgânicos, sustentabilidade e aproveitamento total de ingredientes. Quem trabalha no restaurante são os estudantes formados pelo projeto social.
Organicamente Rango: Um dos projetos mais criativos e empolgantes de São Paulo, o Organicamente Rango faz parte das iniciativas da Agência Solano Trindade–devotada a promover negócios sociais e fomentar a economia solidária no Campo Limpo. Comandado pelo empreendedor Thiago Vinícius e por sua mãe, a chef Tia Nice, o Organicamente Rango serve refeições na região, usando essencialmente a produção orgânica de agricultores locais. Criando receitas simples e saborosas, que são pagas por quem pode, ou entregues gratuitamente para quem não pode, a Organicamente Rango também ajuda a capacitar os moradores do bairro a trabalharem com alimentos. Não por acaso, Thiago recebeu em 2022 na Espanha um dos prêmios do 50 Next–braço do 50 Best Restaurants, só que dedicado a reconhecer iniciativas de impacto social dentro da gastronomia.
Migraflix: a Migraflix é uma ONG reconhecida internacionalmente por seu trabalho no fomento do empreendedorismo de migrantes na América Latina por meio da gastronomia e cultura. No Taste, seus cozinheiros embaixadores ensinam receitas típicas de países como Venezuela, Colômbia e Angola, entre outros, trocando experiências e expandindo as fronteiras do público. Nesta edição traz um novo restaurante/projeto de vovós cozinheiras.
Feira Preta – maior festival de cultura negra e empreendedorismo da América Latina que esteve presente na área de expositores, com destaque para a culinária afro-brasileira, como azeite de dendê, pimentas, farinha de mandioca, doces, compotas, vegetais de pequenos agricultores, entre outros produtos. A Feira Preta está presente em importantes festivais culturais em diversos pontos da cidade de São Paulo, atuando na área de moda, lifestyle, tecnologia, literatura, música, artes digitais, além de painéis com discussões sobre o futuro da existência afro.
ACESSIBILIDADE
O Taste oferece acessibilidade para pessoas com deficiência e suporte para todo o público. Disponibiliza uma infraestrutura acessível com rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados e sinalização adequada. intérpretes de libras nas áreas de conhecimento, cardápios em braile e equipe de atendimento em Libras.
Carrinho para transportar pessoas com deficiência localizado no estacionamento, garantindo a acesso desde a chegada no evento. Ruas construídas com pisos easyfloor de 2 metros de largura garantindo maior acesso as áreas do evento.
O festival utiliza a hashtag #PraTodosVerem e descrição de imagens em nossas redes sociais para viabilizar o uso de ferramentas de apoio à leitura por pessoas com deficiência visual, baixa visual ou neurodivergentes.
SUSTENTABILIDADE
As equipes de trabalho recebem treinamento para evitar o desperdício de alimentos e insumos. É feita a gestão de resíduos em todas as etapas do evento com o apoio de equipes de triagem.
Os restaurantes realizam o correto descarte de óleo, reciclagem e reaproveitamento. Desde a 1ª edição, o Taste utiliza pratos e talheres recicláveis, estabelecendo um padrão reproduzido por outros eventos. Na 8ª edição, serão mais de 220 mil embalagens recicláveis de papel, como bowls, pratos e os copos, todos produzidos com o papel Bluecup®, da Suzano, que está no evento pela primeira vez. O material é feito com matéria-prima de fonte renovável e oferece ao mercado um item apropriado para acondicionamento de refeições tanto quentes quanto frias.
O festival auxilia os restaurantes no correto descarte de óleo, reciclagem e reaproveitamento. Coleta e destinação correta da madeira utilizada no evento.
Reaproveitamento do material impresso utilizado no evento e as lonas cenográficas descartadas na desmontagem. Destinação correta das lonas para cooperativas que transformam em aventais e outros materiais como bolsas e estojos escolares.
Distribuição de placas pelo evento reforçando nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Parceria com a Greener, que neutraliza o carbono gerado pelo evento.
A Suzano convidou a BO Packaging com seu programa de reciclagem de copos Ciclobom, que trará 12 coletores de copos de papel, distribuídos pelo evento, com objetivo de garantir a coleta e destinação correta dos resíduos.
A gestão de resíduos está a cargo do fornecedor Musa que garante que os materiais tenham a destinação final correta, encerrando assim o ciclo de forma sustentável e responsável. Uma novidade é que este ano teremos um QR code da Musa onde o público poderá acompanhar a destinação dos resíduos durante todo o período do evento. Os resíduos gerados serão encaminhados para o reuso adequado, seja em centros de compostagem, cooperativas de reciclagem ou coprocessamento
Neutralização de 100% de carbono
Será neutralizado 100% do carbono gerado pelo evento. A partir de 2023 foi implantada a neutralização total do evento, em parceria com a Greener. A ação faz parte do projeto chamado “Vozes pela Amazônia”, que busca preservar grandes áreas da Floresta Amazônica. Placas no evento reforçam nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Campanha de apoio ao Rio Grande do Sul
O Taste Festivals Brasil expressa sua solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul neste momento difícil e deseja que todas as famílias afetadas pelas chuvas na região sintam-se amparadas por toda a equipe Taste.
O festival realizou doação em dinheiro para instituição selecionada, fazendo campanha para divulgação de instituições parceiras. Fez parceria com patrocinadores para arrecadar e viabilizargrandes doações como com a Águas Prata, enviando um caminhão para o sul com cerca de 12 mil litros de água no dia 16 de maio.
Ações durante o evento
Será realizada a arrecadação de doações na tenda de informações durante montagem e o evento. No espaço de conhecimento Fire Pit by Santander, onde ocorrem aulas, será realizada a experiência paga de Churrasco Gaúcho, com chefs renomados explicando os segredos desse estilo famoso de churrascaria. Ao final, os convidados, além de saborearem deliciosas carnes e acompanhamentos típicos, ainda degustam de vinhos e espumantes do Rio Grande do Sul, ajudando e enaltecendo vinícolas da região. A experiência será fora dos dias de evento e toda receita será revertida para a Associação Humus.
Doação de animais
A PremieRpet®, uma das apoiadoras do festival, realizará nesta edição, em seu estande no evento, uma campanha de adoção de gatos, em parceria com a ONG Catland. Os animais são vacinados e vermifugados, prontos para receber o carinho dos novos donos.
Ingressos
Garanta o ingresso antecipado, clique aqui. Os preços estão a partir de R$ 65. Os ingressos permitem acesso ao evento e suas áreas comuns de restaurantes e expositores, bem como vasta programação de palestras e aulas gratuitas, com chefs, sommeliers, mediante inscrição a ser realizada no local (vagas limitadas), shows de música ao vivo e com DJs. O consumo nos bares e restaurantes feito à parte, via cartão Cashless (cartão que o cliente carrega no evento com o valor desejado).
Sobre o Taste
Devido ao sucesso das edições anteriores, o Taste vai ampliar as datas e a programação, sempre mantendo a alta qualidade gastronômica, os pilares de diversidade, sustentabilidade, acessibilidade, inclusão e inovação em experiências e atrações artístico-culturais.
A edição brasileira do Taste tem conquistado o público a cada ano, proporcionando imersão no universo da melhor gastronomia, com o estilo autêntico do festival, ao ar livre, unindo natureza e sofisticação. Serão 9 dias de festival para que as pessoas de todo o estado de SP possam se planejar a aproveitar a programação completa.
“A participação e interação do público a cada edição do Taste em SP foi fundamental para o desafio de realizar um festival ainda melhor, maior, mais completo e com a curadoria apurada para trazer o que há de melhor na alta gastronomia, no melhor formato para atender ao público”, explica Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM – empresa organizadora do Taste Festival Brasil.
Áreas de conhecimentos e atividades gratuitas
As aulas com os chefs preferidos e ‘mão na massa’ para preparo de receitas estão garantidas nos espaços de conhecimento. Os melhores drinques são preparados e degustados, além de variedade de vinhos e harmonização com pratos, petiscos. Confira a programação nas áreas de conhecimento.
0 Comentários