Isabella Fiorentino visita a unidade Veleiros da Afesu

 



Isabella Fiorentino, conselheira, madrinha e doadora da Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários), ONG que cuida de mulheres há 60 anos, fez uma visita especial na última semana à unidade de Veleiros, na Vila Missionaria, em São Paulo. A apresentadora passou uma tarde acompanhada das meninas que fazem parte do projeto e compartilhou um dia da vida delas com aula de culinária, atividades complementares no contra turno escolar e muita animação. A iniciativa demonstra o compromisso de Isabella e da Afesu em oferecer oportunidades educacionais e momentos de alegria para essas jovens.


"Pra mim, é sempre uma alegria testemunhar o trabalho da Afesu, ver a vida de tantas meninas e mulheres serem transformadas através da educação! Como conselheira e madrinha da Afesu, é gratificante ver o impacto positivo que podemos ver na vida dessas jovens e saber que cada gesto, por menor que seja, pode transformar vidas."


 

Sobre a AFESU


A AFESU é uma associação dedicada a transformar a vida de mulheres desde sua fundação em 1963. Como uma das primeiras organizações brasileiras focadas na desenvolvimento social e profissional de mulheres e jovens adultas, a AFESU impacta mais de 100 beneficiárias anualmente, refletindo positivamente em cerca de 3 mil familiares por ano. Com uma notável porcentagem de 92% das ex-alunas prosseguindo para estudos superiores ou ingressando no mercado de trabalho, a AFESU é uma força significativa na capacitação feminina.

 

História da AFESU:

As atividades da AFESU iniciaram-se em 1963, e em 1970, a organização sem fins lucrativos inaugurou sua primeira unidade, o Centro Social Morro Velho, oferecendo cursos de artesanato, como tapetes de arraiolo e sisal, crochê, corte e costura. Rapidamente, tornou-se um dos principais polos produtivos de tapetes de arraiolo no Brasil.


Em 1998, a AFESU expandiu-se com a inauguração de mais uma unidade , Casa do Moinho, em Cotia, inicialmente oferecendo curso técnicos em hotelaria e cozinha para jovens de 17 a 23 anos. Desde 2014, novos projetos foram desenvolvidos, voltados para meninas a partir de 11 anos.


Logo em seguida , sua outra unidade, fundada em 2001, a unidade Veleiros, localizada na Vila Missionária, São Paulo, trouxe consigo a oferta de cursos técnicos em enfermagem. Novos projetos foram lançados, focando na formação educativa e profissional de meninas, jovens e adultas.

 

Metodologia Própria:

A AFESU adota uma metodologia pedagógica própria, baseada em quatro pilares: conhecimento técnico, habilidades socioemocionais, preceptoria e participação da família. Esses pilares garantem uma formação abrangente, fornecendo conhecimentos técnicos para melhorar o desempenho escolar e facilitar a inserção no mercado de trabalho. Além disso, a AFESU integra a participação da família no processo educacional e promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

 

 

Projetos Afesu: Formação Integral e Transformadora há 60 anos

 

Atividades Complementares no Contraturno Escolar: A Afesu destaca-se por oferecer oficinas lúdicas e pedagógicas gratuitas no contraturno escolar, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais em meninas e adolescentes. Essas atividades visam ampliar o universo informacional e cultural das alunas, contribuindo diretamente para a melhoria do desempenho na escola regular.


Iniciação Profissional para Jovens: Com foco no desenvolvimento de competências específicas, a Afesu promove oficinas, palestras, visitas e dinâmicas no contraturno escolar. Essas atividades oferecem às jovens o primeiro contato com o mundo profissional, abrangendo áreas como Gastronomia, Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Tecnologia, Maker e Internet das Coisas (IoT). Essa iniciativa visa preparar as jovens para os desafios do mercado de trabalho, proporcionando uma visão prática e enriquecedora.


Cursos Técnicos para Jovens e Adultas: A Afesu vai além ao oferecer cursos presenciais de nível técnico, devidamente aprovados pelo MEC. Estes cursos capacitam as alunas para atuarem nas áreas de Enfermagem e Gastronomia, destacando-se não apenas pela formação técnica, mas também pelo foco na formação humana e práticas profissionais. Essa abordagem integral possibilita a inserção de mulheres no mercado de trabalho, proporcionando estágios em instituições parceiras e preparando-as para desafios profissionais significativos.

Por meio de seus projetos abrangentes, a Afesu reafirma seu compromisso com a formação integral e transformadora, oferecendo oportunidades educacionais que vão além do acadêmico, preparando mulheres para um futuro de sucesso e realização


Isabella e Sonia de Almeida_diretora executiva da Afesu

 

Isabella e alunas do curso Desenvolvimento Web_ foto 1

Isabella e alunas do curso Empreendedorismo na Gastronomia

 

Isabella e alunas do Projeto Vida I

Isabella - Sonia de Almeida, diretora Executiva da Afesu e Edvania - diretora da Afesu Veleiros

Postar um comentário

0 Comentários