Tradição para a Páscoa, o bacalhau português Caxamar é ingrediente chave para a data

 


Marca recém-chegada ao Brasil, tem como embaixadora a chef Carla Pernambuco, que prepara receita fora do convencional para a celebração

Foto: Rodolfo Regini 

Com atuação no mercado português desde 1989, a Caxamar, tradicional marca de produtos derivados do bacalhau, tem como principal objetivo trazer para o mercado gastronômico brasileiro a qualidade exercida há mais de três décadas em Portugal. 


Já referência em seu país de origem, Caxamar também é sinônimo de consistência e excelência. Desde o momento em que é capturado até ser embalado, o bacalhau passa por rigorosos processos de controle de qualidade, com seleção dos melhores produtos para comercialização.


Como parte da estratégia em solo brasileiro, a Caxamar convidou a renomada chef Carla Pernambuco para ser embaixadora. Segundo Abner Almeida, CEO da empresa, a parceria chancela esse momento importante da marca no país: “Acreditamos muito nas parcerias com chefs e players do mercado, e estamos muito felizes de ter a chef Carla como embaixadora no Brasil, principalmente pela sinergia que a culinária dela possui com os produtos derivados do bacalhau, e também por ser uma grande referência na cozinha contemporânea brasileira. E essa é uma das nossas principais estratégias para construir uma marca que seja forte e consistente, assim como é em Portugal há tantos anos.”


Atualmente, o bacalhau é tradição na mesa de Páscoa, situada, em 2024, no domingo 31 de março. Para celebrar a data, Carla Pernambuco criou uma receita especial Caxamar para o menu pascal de seu restaurante CarlotaTempura de lombo de bacalhau Caxamar, chips de batata e molho de espumante. O prato, que estará disponível durante um mês a partir de 26 de março, protagoniza o bacalhau ao mesmo tempo em que apresenta o ingrediente de maneira diferente, fora do convencional. 


O consumo de bacalhau no Brasil teve origem no século XIX, para consumo da corte portuguesa. O motivo da escolha é a capacidade de conservação do insumo, que precisava viajar longas distâncias marítimas sem estragar. A forte tradição portuguesa fincou raízes em solo brasileiro, atraindo, principalmente, as altas classes sociais. O gosto pela iguaria se combinou ao costume religioso de não consumir carne vermelha durante a Semana Santa ou até mesmo em toda a quaresma. 


Sobre a Caxamar

Com atuação no mercado português desde 1989, a Caxamar - tradicional marca de produtos derivados do bacalhau -, inicia seu plano de expansão no Brasil e tem como principal objetivo trazer para o mercado gastronômico brasileiro a qualidade exercida há mais de três décadas em Portugal. A empresa, que já é referência em seu país de origem, também é sinônimo de consistência e excelência para seus consumidores. Desde o momento em que é capturado até ser embalado, o Bacalhau Caxamar passa por rigorosos processos de controle de qualidade, com seleção dos melhores produtos para comercialização. Fundada por Manuel Mendes Bastos, sempre teve como missão oferecer o melhor bacalhau, desenvolvendo métodos inovadores que permitam um crescimento sustentável aliado à mais alta qualidade. Além da atuação na Comunidade Europeia, a Caxamar expande sua presença no mercado internacional, abrindo filial no Brasil. A Caxamar já atende grandes redes varejistas via importação direta, com foco cada vez mais no B2B, através de estoque à pronta entrega para todo o Brasil. Seu crescimento e expansão vem resultando em grandes parcerias com diversas redes de restaurantes, distribuidores e varejistas.

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