Mulheres na liderança: desafios e conquistas no mercado de turismo


Karina Coloda

Marisa Silva

Suzi Almeida



Descubra histórias inspiradoras de lideranças femininas que estão quebrando barreiras e construindo um futuro com mais oportunidades no setor

 

No cenário da hotelaria e do turismo, as mulheres desempenham um papel cada vez mais relevante, representando cerca de 49% da força de trabalho no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - proporção que supera a média nacional de 42% de mulheres no mercado de trabalho.
 

Internacionalmente, as mulheres também se destacam, ocupando aproximadamente 54% dos postos de trabalho no setor, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Apesar de a força de trabalho ser predominantemente feminina em escala global, o número de lideranças é inferior: cai para 42% na gerência de nível médio e 33% na gerência sênior, ainda segundo o WTTC.
 

Na contramão dessa estatística, a Slaviero Administradora, responsável pelas marcas Slaviero Hotéis, Slim Hotéis e 1/4 UmQuarto, tem 58% de suas lideranças ocupadas por mulheres. Além disso, elas supervisionam mais de 60% dos colaboradores da rede, número superior à média nacional e internacional. A empresa também se destaca por proporcionar oportunidades às integrantes da equipe para alcançar cargos mais altos.
 

Karina Coloda é um exemplo. Com uma formação sólida, possuindo Bacharelado em Turismo e especialização em Antropologia Cultural, acumula uma experiência de 10 anos na rede. Karina iniciou sua trajetória como recepcionista e, ao longo do tempo, ascendeu à posição de Gerente Geral do hotel Slaviero Curitiba Centro. “A maneira como encontrei para superar os desafios foi estudando muito sobre os mais diversos assuntos. Nunca tive vergonha de perguntar, de aprender, de conversar com pares e superiores, todos que pudessem me auxiliar na minha jornada de conhecimento. Tudo isso me ajudou a ser uma pessoa mais segura, e quando somos mais seguras, nos posicionamos melhor nos momentos cruciais. Assim, ganhamos confiança e respeito”, lembra Karina.
 

Marisa Araujo da Silva, Gerente de Pessoas e Cultura da Slaviero Administradora, traz uma perspectiva única sobre a importância da igualdade de gênero em seu ambiente de trabalho: “No início de 2020, passei no processo seletivo para esta função e, desde então, estou aqui, fazendo gestão corporativa. Ao olhar um pouco mais para o passado, quando era Analista de RH em grandes multinacionais, todos os meus gestores na área eram homens. Hoje, trabalhando na Slaviero Administradora, temos uma cultura de igualdade, sem disparidades salariais. Então, com um pouco mais de 20 anos na área, percebo que as mulheres conquistaram muito espaço no mercado de trabalho, e isso só foi possível porque nós, mulheres, dia após dia, estamos provando nossas habilidades e competências”.
 

Já Suzi Almeida, Gerente Geral do Full Jazz by Slaviero Hotéis, em Curitiba (PR), acumula 25 anos de experiência na empresa. Para ela, a chave do seu sucesso e longevidade na organização está na valorização do seu trabalho e na oportunidade contínua de demonstrar suas habilidades. “A confiança é a palavra que define minha trajetória. A diretoria sempre confiou no meu trabalho e me deu espaço para exercê-lo. Obstáculos sempre existirão em qualquer situação, mas, se acreditamos em nossos líderes e em nosso trabalho, isso aumenta nossa responsabilidade e nosso compromisso com o resultado. Se tudo for bem feito, o sucesso é apenas consequência”.
 

A diversidade de trajetórias de liderança mostra como a confiança e a igualdade de oportunidades impulsionam o avanço profissional das mulheres no setor hoteleiro, compromisso da Slaviero Administradora com suas metas de avanço social e de governança corporativa.

 

Sobre a Slaviero Administradora

A trajetória da Slaviero Hotéis teve início em 1981, em Curitiba, no Paraná. Em 42 anos de atuação, a rede chegou a todas as regiões do país, totalizando 40 hotéis, entre unidades em operação e futuras aberturas. São 22 cidades em 10 estados e cerca de 4.000 apartamentos administrados.

Para oferecer soluções de hospedagem a todos os públicos, estão sob comando da Slaviero Administradora as marcas Slaviero Hotéis – com conforto e hospitalidade para aproveitar a viagem do início ao fim - e a Slim Hotéis, com uma proposta prática, ágil e dinâmica. Entre os produtos exclusivos estão os hotéis temáticos, de luxo ou de lazer que fazem parte da linha BY SLAVIERO HOTÉIS. São aqueles com ambiente e serviços diferenciados, que proporcionam ainda mais elegância e sofisticação ao hóspede. 

No segmento de short-term rental a empresa atua também com a 1/4 UmQuarto, que oferece locações descomplicadas de apartamentos residenciais para períodos de curto a médio prazo. 

Postar um comentário

0 Comentários