Galeria Frente na SP-Arte


Candido Portinari_"Garimpeiros"

Obras modernistas e contemporâneas marcam participação da galeria no evento que também apresenta trabalhos de artistas nipo-brasileiros, parte da mostra “A realidade máxima das coisas”, em exibição na galeria no Jardins

 

A Galeria Frente, entre as mais importantes do segmento e que participa da SP-Arte desde sua inauguração em 2015, marca presença na edição que celebra 20 anos da maior feira de artes da América Latina e que acontece no Pavilhão da Bienal no parque do Ibirapuera de 03 a 07 de abril, em São Paulo. Pinturas e esculturas dividem os 110 metros quadrados do stand da galeria na feira.

 

Para essa edição, Acacio Lisboa, diretor da galeria, apresenta obras de grande relevância no cenário das artes de nomes como Adriana Varejão, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Anna Maria Maiolino, Mira Schendel, Mirian Inês da Silva, Tunga, Victor Brecheret e muitos outros. A galeria traz, ainda, em paralelo à mostra “A realidade máxima das coisas” em exibição na Galeria Frente, obras de Manabu Mabe e Megumi Yuasa. A exposição abriu na galeria localizada no Jardins em 16 de março com 70 obras de onze artistas nipo-brasileiros.

 

Entre dos destaques para a SP-Arte, um óleo sobre tela, ‘Sem título”, 1989, de Manabu Mabe (1924-1997). O artista que faria 100 anos esse ano, é um dos grandes homenageados na mostra em exibição na galeria no Jardins – há 14 obras do artista em exibição – e será, também, reverenciado no stand na SP-Arte. Manabu, que foi pintor, desenhista e tapeceiro japonês, naturalizado brasileiro, foi considerado um pioneiro do abstracionismo no Brasil.

 

O mestre Candido Portinari também é destaque no stand da galeria. “Garimpeiros” de 1938, é uma pintura a guache e grafite sobre papel e esta catalogada no Projeto Portinari. A obra é parte da série Ciclos Econômicos, obra executada para decorar o salão de audiências do Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro, RJ.

 

Artistas em exibição na Galeria Frente – SP-Arte 2024

Abraham Palatnik, Adriana Varejão, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Beatriz Milhazes, Burle Marx, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Eleonore Koch, Ernesto Neto, Flávio de Carvalho, Genaro de Carvalho, Ismael Nery, José Antônio da Silva, José Leonilson, León Ferrari, Manabu Mabe, Megumi Yuasa, Milton Dacosta, Mira Schendel, Mirian Inês da Silva, Paulo Roberto Leal, Sérgio Camargo, Siron Franco, Tunga, Victor Brecheret, Wesley Duke Lee.

Crédito reprodução fotográfica das obras: Luan Torres

 

Localização

Galeria Frente – C01

Pavilhão da Bienal

Parque Ibirapuera, portão 3

 

Galeria Frente

Galeria Frente é uma das principais galerias especializadas no mercado secundário de arte moderna e contemporânea brasileira. Fundada em 2015, tem consistentemente fomentado um programa de exposições comprometido em apresentar o melhor da arte brasileira. Em seu currículo de exposições já apresentou: Mira Schendel, 2015; Antonio Maluf e Hércules Barsotti, 2016; Frans Krajcberg, 2017; Iberê Camargo e Francisco Stockinger, 2018; Gilberto Salvador, 2021; Igor Rodrigues, 2022 e Candido Portinari, 2023. A Galeria Frente tem como missão facilitar e favorecer o colecionismo de arte no Brasil, por meio da comercialização de arte moderna e contemporânea, nacional e internacional. Promover o trabalho de curadores e críticos de arte através de suas exposições e livros de arte. Oferecer ao público exposições comprometidas com a história da arte. O objetivo da Galeria é ressaltar o trabalho de grandes artistas brasileiros e apresentar obras históricas, através de exposições retrospectivas, individuais e coletivas. Localizada no bairro do Jardins, em São Paulo.

Postar um comentário

0 Comentários