Estratégias inovadoras de Link Building para empresas




O Link Building é um conjunto de estratégias usadas dentro de um site para construir links externos que levam os usuários para outras plataformas, tendo como objetivo melhorar a popularidade desses canais nos buscadores e aumentar o tráfego.

Seu funcionamento consiste na quantidade, qualidade e relevância desses links para conquistar um posicionamento satisfatório nos resultados de pesquisa. Por essa razão, o link deve ser visto como um voto de confiança.

No entanto, é muito importante que sua origem seja confiável para que realmente transmita valor para o site apontado. Cada link possui um peso diferente, levando em conta vários fatores.

As equipes de marketing também precisam usar ferramentas para analisar a evolução do Link Building dentro do site institucional. Esses recursos trazem informações com base em sistemas como os buscadores.

As marcas também precisam se lembrar de que existe uma quantidade desconhecida de links que se voltam para seus sites e que não são reconhecidos pelas ferramentas existentes no mercado.

Para entender melhor o assunto, este texto vai explicar a importância do Link Building, quais são suas técnicas tradicionais, as estratégias inovadoras que estão surgindo, práticas que precisam ser evitadas e como acompanhar o desempenho da estratégia.

Importância do Link Building para o SEO

Uma boa estratégia de Link Building faz toda a diferença para as práticas de otimização dentro do site. Ele mostra para o Google a importância de uma página e o porquê de ser recomendada para os usuários.

Por conta disso, é um dos pilares mais importantes do SEO (Search Engine Optimization). Além do mais, consegue aumentar a autoridade de domingo.

Quando o usuário faz uma pesquisa no Google, que pode ser por um uniforme privativo hospitalar, vai encontrar muitos links que trazem uma resposta, visto que a internet é formada por uma grande quantidade de sites.

O Google se encarrega de fazer uma leitura aprofundada dessas plataformas para definir quais são as melhores e as que devem aparecer como resultados nas pesquisas.

Isso é feito por meio do Domain Rating, que considera a nota de dor do canal para ranqueá-lo. Desse modo, quanto mais links apontam para um site, maior é o indício de sua relevância e importância para os usuários, o que colabora com o ranqueamento.

Técnicas tradicionais de Link Building

Os proprietários de sites podem investir nas técnicas tradicionais de Link Building para alcançar bons resultados nos mecanismos de busca, e entre as mais comuns estão:

  • Conteúdo de qualidade;

  • Guest Post;

  • Infográficos;

  • Parceiros comerciais.

O primeiro passo é criar conteúdo de qualidade, pois mesmo que a empresa procure ativamente conquistar esses links, só terá retorno positivo se seus materiais realmente estiverem à altura do esperado.

Por exemplo, um conteúdo sobre técnicas de banho e tosa cachorro grande precisa trazer informações completas sobre o tema e ser capaz de esclarecer todas as dúvidas e questionamentos dos usuários.

Com bons materiais em mãos, a marca pode investir no guest post, que nada mais é do que escrever conteúdos para parceiros.

Essa ação é uma excelente oportunidade para conquistar novos links, uma vez que os materiais postados nas páginas dos parceiros geram um link para o site da empresa.

Entre os materiais de qualidade que a organização pode criar está o infográfico, um tipo de conteúdo que reúne escrita e imagens, tornando o contexto mais fácil de ser compreendido.

O negócio também pode buscar ativamente parceiros comerciais, que nada mais são do que seus clientes, prestadores de serviços, fornecedores, entre outros, que podem incluir links em suas plataformas apontando para o site da marca.

Estratégias inovadoras de Link Building

Além das técnicas tradicionais de Link Building, existem algumas estratégias inovadoras que podem fazer parte do planejamento de marketing digital da empresa. Algumas delas são:

Criar ativos de marketing digital

O marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes da construção de links, por isso um fabricante de porta stanley 4 folhas deve garantir que os usuários gostem dos conteúdos produzidos por ele.

Os ativos de marketing digital são peças com alto potencial de compartilhamento, ou seja, são conteúdos tão bons que conseguem se autopromover.

Alguns exemplos são os infográficos, conteúdos interativos, publicações com listas, guias completos e pesquisas realizadas pela marca.

Investir em assessoria de imprensa

Conquistar links em portais de notícias e sites de imprensa é fundamental, esses canais são reconhecidos pelos buscadores e possuem grande autoridade na internet.

Esse tipo de site conta com um grande número de leitores e isso ajuda a conquistar divulgação espontânea para todo tipo de assunto.

Ter uma assessoria de imprensa dentro da empresa é muito importante porque esse setor se encarrega de se relacionar e se comunicar com os veículos de mídia.

Se o objetivo é divulgar os feitos da organização com assuntos que podem ser transformados em reportagens ou entrevistas. Esse trabalho ajuda um fabricante de cantoneira L 2 furos a ser divulgado, sem precisar pagar pela divulgação.

Rejeitar backlinks duvidosos

Nem todos os backlinks são positivos, justamente por isso, a empresa não deve se preocupar apenas com a quantidade de menções, mas também com sua qualidade.

Por causa disso, uma das estratégias de Link Building mais importantes é a rejeição de backlinks de baixa qualidade, indesejados ou duvidosos.

Para encontrá-los, os proprietários de sites podem usar o Google Search Console, pois essa ferramenta conta com um recurso específico para rejeitar essas menções.

O usuário só precisa informar quais páginas e domínios deseja rejeitar e o Google vai desconsiderá-los durante a classificação para os resultados de pesquisa.

Práticas que devem ser evitadas

Existem algumas práticas de Link Building que precisam ser evitadas para que a empresa alcance bons resultados.

Uma delas é comprar, vender ou trocar links, pois se trata de uma obtenção enganosa, vista como Black Hat pelo Google, uma vez que viola suas diretrizes.

Um negócio que confecciona uniforme profissional para pizzaria pode fazer parcerias com outras empresas para conseguir links de qualidade, por outro lado, não deve trocar links em excesso.

Outra coisa que é mal vista pelo buscador é trocar dinheiro, bens ou serviços para melhorar a própria classificação. Além disso, também não é recomendável criar páginas exclusivamente para trocar links.

Algumas marcas também cometem o erro de incluir links em comentários, redes sociais, fóruns e diretórios. Inseri-los em locais inadequados, de baixa qualidade ou irrelevantes também é uma violação às diretrizes do Google.

O buscador considera esse tipo de prática como algo artificial e, muitas vezes, os links dos comentários são os primeiros a serem notados pelo algoritmo ao fazer uma busca por spam.

Uma empresa que vende portão basculante fechado moderno precisa investir em um blog institucional para compartilhar conteúdo na web. O problema é que existem empresas que criam diversos blogs privados em domínios diferentes, apenas para gerar backlinks.

Obviamente, as organizações podem ter mais de um blog, mas essas plataformas devem ser usadas para publicar conteúdos relevantes, agora, configurá-las apenas para fazer as menções é uma prática muito penalizada pelo Google.

Como acompanhar o desempenho do Link Building?

Para acompanhar o desempenho de uma estratégia de Link Building, a empresa pode usar diferentes ferramentas.

Uma delas é a Ahrefs, muito útil para pesquisar backlinks, além de ser essencial para o dia a dia de qualquer equipe de marketing.

O Content Explorer, que forma uma base de dados pesquisável com bilhões de páginas, é muito útil para pesquisas de mercado e prospecção de leis.

Uma casa de recuperação de drogados pode usar o SEMrush, pois é muito útil para criar uma estratégia de backlinks robusta.

Ele conta com fontes de backlinks, monitoramento detalhado e módulos de divulgação para garantir que os links estejam ativos depois que são adicionados ao perfil.

A ferramenta também pode ser usada para fazer auditoria de SEO dentro das páginas, definir modelos de conteúdo, além de oferecer ferramentas para listar e controlar a posição do SEO local.

O Majestoso, por sua vez, é um recurso que faz uma pontuação dos links e seu contexto, além de analisar o perfil de backlinks dos concorrentes.

Ele foi desenvolvido para melhorar a estratégia dentro do site, e um fabricante de retificadores controlados de meia onda pode usufruir de painéis detalhados que trazem uma visão mais ampla sobre os links usados pelos concorrentes.

Considerações finais

Como foi possível ver, investir em Link Building é muito importante para que as páginas do negócio possam ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Com as ferramentas certas e boas estratégias, a organização consegue avaliar o perfil de seus links, fazer as correções necessárias e encontrar oportunidades para melhorar ainda mais o ranqueamento.

Essa prática continua em alta e igualmente importante para que as organizações consigam provar a relevância e a qualidade de seus conteúdos na imensidão de possibilidades da internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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