“Chef de cozinha., estudioso, apresentador e embaixador da gastronomia do Pantanal, participa da maior feira de turismo do mundo e comenta sobre”
O chef Paulo Machado marcou presença na ITB Berlin a maior feira de turismo do mundo, sempre representando o estado de Mato Grosso do Sul, que levou ao evento uma verdadeira comitiva com representantes da hotelaria pantaneira e do Trade de turismo de Bonito.
A ITB Berlin é a feira onde representantes de destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas e outras empresas relacionadas ao setor se reúnem para mostrar suas ofertas turísticas e tendências mundiais para o turismo no mundo. E além de ser uma plataforma para o turismo, a ITB Berlin também oferece uma oportunidade para explorar a gastronomia de diferentes países e culturas.
Chef Paulo Machado (divulgação)
O Chef Paulo fez a ativação junto à Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul da Rota Gastronômica Pantaneira, assinada por ele, e que já está na segunda etapa: edição águas.
Para tanto ele preparou um “cooking show” para um público de 200 pessoas com um menu completo, servindo a chipa com erva doce, uma moqueca de pintado que leva mandioca e banana da terra e o doce de leite artesanal do recanto ecológico Rio da Prata com queijo coalho.
Chef Paulo Machado (divulgação)
“Dentro da feira, é possível encontrar uma variedade de estandes que oferecem degustações de pratos típicos de diversos países. Muitos países já se atentaram para a relação de viagens com comida local, e esse fenômeno é perceptível aqui nessa feira. Os visitantes têm a chance de experimentar sabores autênticos e conhecer a diversidade da culinária mundial.”, comenta o chef.
Os expositores geralmente preparam pratos tradicionais que representam suas culturas e tradições gastronômicas. O chef destaca o estande da Etiópia, onde por exemplo, você consegue degustar o café do país servido em uma verdadeira “cerimônia do café” como realizada por lá. “Outras bebidas também aparecem, por exemplo: no stand do Peru: Pisco Soer. No do Brasil: caipirinha. O estado do Ceará também esteve muito bem representado, e foi servido carne seca e baião de dois. Incrível!”, relembra Paulo Machado.
Chef Paulo Machado (divulgação)
Chef Paulo Machado (divulgação
Os atrativos são muitos, além das danças típicas, traços folclóricos as comidas de rua e até pratos gourmet já não são meros coadjuvantes da feira.
A ITB Berlin não é apenas uma feira de turismo, mas também um lugar para se explorar e desfrutar da diversidade cultural e gastronômica de todo o mundo.
0 Comentários