USP abre inscrições gratuitas para Olimpíada de Química











Imagem | Marcos Santos / USP Imagens




A primeira etapa inclui uma redação sobre o tema das fake news. A competição é destinada à alunos de ensino médio

A Universidade de São Paulo está com inscrições abertas para a edição 2024 da Olimpíada de Química de São Paulo, competição de conhecimentos destinada a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares. A primeira etapa consiste no envio de uma redação que deve debater o tema “Química no combate às Fake News”. As inscrições gratuitas e o envio das redações são feitas online pelo site app.fuvest.br até o dia 15 de março.



Laboratório do Instituto de Química da USP – Imagem: Karen Freiberger – Cultura e Extensão USP.

Organizada há 27 anos, a Olimpíada de Química de São Paulo premia e seleciona anualmente dezenas de estudantes para a etapa nacional do evento, que por sua vez é a porta de acesso para a Olimpíada Internacional e para a Olimpíada Ibero-americana.

De acordo com o professor Mauro Bertotti, docente do Instituto de Química (IQ) da USP e um dos coordenadores do evento, a Olimpíada de Química de São Paulo tem três grandes objetivos.

“Um deles é demonstrar para os alunos do ensino médio que a química é uma ciência interessante e que ela pode trazer benefícios para a sociedade. O segundo, é identificar alunos que têm facilidade na área e que podem, em uma etapa posterior, participarem da edição nacional e de competições internacionais. O último objetivo é criar um vínculo entre a USP e as escolas paulistas de ensino médio, especialmente as escolas públicas.”




Professor Mauro Bertotti, do Instituto de Química da USP, é um dos coordenadores da Olimpíada de Química de São Paulo. Imagem: Karen Freiberger – Cultura e Extensão USP.

Serão selecionados 150 alunos pelas redações e estes se juntam a outros que participaram de diferentes processos, totalizando cerca de 300 participantes na fase final. Os outros processos podem ser consultados no site da Olimpíada de Química. Aqui.

Final

A fase final consiste em uma prova de conhecimentos que será realizada no dia 8 de junho, a partir das 9 horas, no Instituto de Química da USP.

“Ela é feita na forma de vídeo e os alunos precisam descrever o acontece nos experimentos e elaborar respostas a partir das perguntas formuladas pela banca da Olimpíada de Química”, informa Bertotti.



Candidatos em prova da Fuvest – 2017. Imagem: Marcos Santos/USP Imagens.

Os melhores classificados recebem medalhas e premiações em dinheiro. Serão distribuídas 120 medalhas e 20 premiações em dinheiro, dez para cada categoria - segundo e terceiro ano do ensino médio. Recebem os prêmios o primeiro, segundo e terceiro colocados, alunos e professores de escolas públicas e as mulheres com maior pontuação.

Ao longo do dia, o Instituto de Química oferece diversas atividades para alunos, pais e professores, como palestras, visita aos laboratórios e show de química.

A cerimônia de premiação será realizada no final da tarde do dia 8 de junho no Centro Cultural Camargo Guarnieri, campus Butantã da USP.


Escolas Públicas


Este ano a Olimpíada de Química de São Paulo desenvolveu diversas ações em prol de alunos de escolas públicas, como o maior número de convocados para a fase final, aula de reforço para os selecionados nesta fase e premiação diferenciada.

Uma das formas de acesso à graduação na USP são as competições de conhecimento. Os participantes desta e de outras competições podem ingressar diretamente sem a necessidade de vestibular. Saiba mais na reportagem do Jornal da USP.

Organizada pelo Instituto de Química (IQ) da USP e pela regional de São Paulo da Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), a Olimpíada de Química de São Paulo conta com o apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Pró-reitoria de Graduação, ambas da USP, da Fuvest e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Texto | Elcio Silva - Da Assessoria de Imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Serviço

Olimpíada de Química de São Paulo

Inscrições - Redação

As inscrições para a Olimpíada de Química de São Paulo são gratuitas e realizadas online pelo site app.fuvest.br até o dia 15 de março de 2024.

Nesta etapa os estudantes devem enviar uma redação sobre o tema “Química no combate às Fake News”.

Para mais informações e regulamentos acessem o site https://abqsp.org.br/


Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".



Postar um comentário

0 Comentários