Inbound Commerce: como a produção de conteúdo pode te ajudar


Inbound Commerce é uma estratégia de adaptação do Inbound Marketing para as lojas virtuais. Embora tenha o mesmo conceito, é interessante entender que, no e-commerce, essa prática envolve particularidades que as diferenciam.

O marketing de atração envolve qualquer estratégia de marketing com o intuito de atrair o interesse das pessoas, por outro lado, dentro das lojas virtuais, é possível aumentar as atrações, conversões e fidelizações.

A atração nada mais é do que atrair tráfego para o site, só que a marca precisa fazer isso com a audiência certa. Isso porque de nada adianta receber muitos acessos se eles são formados por públicos que não vão consumir os produtos e serviços.

Na conversão, a loja virtual pode oferecer um material específico para converter o lead, mas é importante lembrar que quando se trata das plataformas e-commerce, o foco é vender.

Agora, se a intenção é fidelizar os compradores, o ideal é continuar oferecendo produtos relacionados ao que ele já comprou, por meio de ferramentas como e-mail marketing, redes sociais e blog institucional.

Para entender melhor como isso funciona, o texto vai mostrar os tipos de conteúdo usados no Inbound Commerce, como isso ajuda a atrair leads, como educar e informar os clientes, como vai construir autoridade e como vai incentivar o engajamento.

Principais tipos de conteúdo

Conforme mostrado anteriormente, o Inbound Commerce trabalha três etapas, sendo a atração, a conversão e a fidelização.

Para atrair potenciais clientes, um dos melhores tipos de conteúdo é a descrição de produto e categoria, assim, as mercadorias podem ser encontradas de maneira orgânica nos mecanismos de busca.

Um consultório de consulta para gatos cria conteúdos ricos para gerar autoridade, e as plataformas de vendas podem alcançar o mesmo resultado.

O problema é que muitos preferem copiar a descrição do produto de seus fabricantes, mas o Google prioriza conteúdos originais. Para se destacar, o ideal é fazer uma descrição diferente e completa, usando as estratégias de otimização.

Outro tipo de conteúdo viável é o Buzz Content, que consiste em criar um blog para publicar conteúdos que serão consumidos a qualquer momento.

Os materiais Evergreen, ou seja, que estão sempre atualizados e podem ser aproveitados por muito tempo, continuam sendo essenciais para a marca, mas ela também precisa de outros tipos.

O buzz content é um material quente e com um prazo de validade, que deve ser consumido pelas pessoas em um momento específico e com lançamento estratégico.

É o caso, por exemplo, de uma loja virtual de produtos geek que vai aproveitar o lançamento de uma nova série para destacar mercadorias relacionadas, por meio de conteúdos relevantes.

Na etapa da conversão, por sua vez, uma clínica especializada em implante capilar linha frontal deve investir em uma boa chamada para ação.

Esse recurso pode ser usado para oferecer um produto relacionado ao post que o visitante está lendo, pois assim fica mais fácil convertê-lo em cliente, sem que antes tenha que se transformar em um lead.

Também é possível usar os dados futuramente para oferecer produtos relacionados e sugerir novas publicações no blog que possam interessar, entretanto, esse não é o principal objetivo.

Outro formato compatível com a estratégia é o e-mail marketing, principalmente quando se trata de usuários que ainda não são clientes do negócio. O e-mail será usado pela marca para conquistar a confiança dos usuários, assim, fica mais fácil vender.

Por fim, na etapa de fidelização, uma das estratégias mais eficientes é a publicação no blog, por meio de conteúdos que mostrem como o produto é vantajoso, podendo associá-lo a outras mercadorias que aumentam ainda mais seus benefícios.

O papel do Inbound Commerce na atração

O Inbound Commerce é muito útil para atrair leads qualificados, e pode fazer isso com a ajuda das planilhas. Um fabricante de produtos de limpeza pode oferecer esse recurso para uma empresa de predial conservação e limpeza.

O conteúdo é muito útil para que a organização possa administrar suas informações, como no caso de uma planilha de gestão financeira.

A estratégia também atua por meio dos checklists, e isso porque esses materiais são bem assertivos. Basta criá-lo com foco em um assunto para mostrar suas práticas e alcançar o objetivo.

É o caso de uma agência de viagens que faz um checklist de tudo o que o viajante precisa colocar na mala.

Outra possibilidade são as demonstrações para que o potencial cliente consiga aprender um pouco mais sobre o negócio e seus produtos. Por exemplo, um desenvolvedor de software pode demonstrar como o sistema de gestão de tarefas funciona.

Como a estratégia educa os clientes?

Quando o usuário faz uma pesquisa na internet, deseja resolver algum problema, mas muitos não sabem exatamente qual empresa pode oferecer uma solução.

Com os conteúdos certos, uma empresa de remoção hospitalar pode educar sua audiência, assim como uma plataforma de vendas pode estimular o desejo pelos produtos e serviços oferecidos.

Fazer isso é uma forma de alcançar leads qualificados e facilitar o trabalho dos vendedores. Eles conseguiram desenvolver uma abordagem comercial mais certeira e a companhia vai conseguir otimizar o processo de vendas.

Além de educar os consumidores, o Inbound Commerce também consegue reduzir o custo de aquisição de clientes. Isso porque a equipe de vendas só vai entrar em contato com quem realmente deseja comprar.

Consequentemente, o processo de aquisição de novos clientes se torna muito mais simples e barato do que o marketing convencional.

Além do mais, tendo o volume de informações adequado, o próprio consumidor vai conhecer melhor a loja virtual e isso vai diminuir os investimentos em estratégias para convencê-lo a comprar.

Como a estratégia constrói a autoridade?

Uma empresa de paisagismo especializada em jardim vertical deve reproduzir conteúdo para construir sua autoridade, e essa necessidade também passa pelas plataformas de vendas.

Mas é importante entender que isso acontece da noite para o dia, muito pelo contrário, é necessário ser consistente e se comprometer com a qualidade dos materiais.

O Inbound Commerce consegue construir autoridade do negócio porque os materiais fornecem valor. Eles resolvem os problemas dos visitantes, respondem perguntas e trazem novas perspectivas, o que gera confiança e torna a marca confiável.

Também são ótimos materiais para mostrar a experiência e o conhecimento na área de atuação, como no caso dos artigos de blog detalhados, webinars, podcasts e vídeos educativos.

As lojas virtuais também conseguem aumentar o engajamento de sua audiência, depois criam oportunidades para discussões, comentários e compartilhamentos, o que encoraja a interação e cria senso de comunidade.

Assim como no caso de uma clínica de recuperação para drogados, tal prática pode até mesmo melhorar as estratégias de SEO, trazendo mais visibilidade para a marca nos resultados de pesquisa.

Como o Inbound Commerce aumenta o engajamento?

Atualmente, as estratégias mais relevantes para a marca são aquelas que conseguem estabelecer um relacionamento engajado com o público, e a que mais se destaca é o marketing de conteúdo.

É primordial encontrar materiais que estejam de acordo com os interesses do público para aumentar os níveis de engajamento. Além de atraírem novos clientes, eles também proporcionam uma experiência positiva e fidelizam os compradores atuais.

Dentro das lojas virtuais, é a melhor maneira de atrair potenciais clientes, pois eles estão em busca de conteúdos relevantes e valiosos.

Para um fabricante de conversor de CC para CA, embora o método não promova diretamente a marca, ainda assim consegue atrair uma boa audiência, visto que oferece soluções para possíveis problemas e gera uma percepção positiva.

O e-commerce consegue gerar vendas se não se preocupar apenas em mostrar o quanto seu produto é bom. Ele precisa focar naquilo que o cliente deseja e realmente ser capaz de solucionar uma dor ou problema.

Entretanto, tudo isso vai depender do quanto a loja virtual conhece seu público-alvo, pois assim saberá o tipo de conteúdo que essas pessoas gostam, com base em dados como:

  • Localização;
  • Interesses;
  • Estilo de vida;
  • Estado civil;
  • Classe social.

O Inbound Commerce também é capaz de aumentar o engajamento com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Isso porque quanto melhor ranqueado o site estiver, mais chances de aumentar as visitas e convertê-las em vendas.

Por fim, uma loja virtual de portão em l articulado deve criar conteúdo que agregue valor, que mostre soluções para as dores e que desperte o desejo pelos produtos.

Considerações finais

Com a popularização da internet, os hábitos dos consumidores mudaram consideravelmente, e hoje em dia, as pessoas procuram tudo o que precisam na web.

Isso aumentou a necessidade de produzir conteúdos relevantes para atrair os usuários e conquistar sua confiança.

As plataformas e-commerce devem seguir a mesma premissa, pois mesmo que seu foco seja vender, ainda assim devem entregar materiais relevantes para o público.

Eles vão ajudar os consumidores a entenderem o que precisam, o valor das ofertas e mostrar que a plataforma é confiável e oferece as melhores opções.

Postar um comentário

0 Comentários