Rosewood São Paulo escolhe organização sem fins lucrativos

 


Parceria de longo prazo será com a ONG Casa do Rio, que promove o desenvolvimento humano, territorial e cultural no Amazonas, instituição alinhada com os valores e o propósito da marca global Rosewood Hotels & Resorts 

No dia 24 de janeiro de 2024, o Rosewood São Paulo será palco da maior festa popular do Brasil, o Carnaval. O Baile do Rosewood vai resgatar a tradição dos suntuosos bailes da capital paulista e reverenciar a pluralidade da cultura brasileira. Mas, além de espalhar a alegria da folia, esta será uma festa com propósito. Alinhado com a A Sense of Place® da marca global Rosewood Hotels & Resorts, o hotel é um instrumento de conexão com instituições que trabalham para a preservação do ecossistema e das raízes do povo brasileiro.

 

Uma das organizações beneficiada com a arrecadação do Baile do Rosewood é a Casa do Rio, localizada no município de Careiro Castanho, cidade a 124 quilômetros ao sul de Manaus, estado do Amazonas. Uma organização sem fins lucrativos fundada em 2014, que acolhe os saberes e as práticas dos povos da floresta, com iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e territorial sustentável, estimulando o protagonismo, valorizando a relevância da mulher, do jovem, a proteção da 1a infância e o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica, por meio da construção participativa, de uma educação integral de qualidade e da conservação da biodiversidade através da bioeconomia, no contexto do artesanato, da gastronomia e do empreendedorismo. Só no ano passado, a organização atendeu 1.140 pessoas diretamente, além de impactar indiretamente centenas de famílias ribeirinhas e indígenas dos municípios de Careiro Castanho e Manaus.

 

“A preservação da cultura dos povos originários, uma das essências da identidade brasileira, é um compromisso que assumimos desde o primeiro dia no Rosewood São Paulo, e o projeto está alinhado com nossos valores e no que acreditamos para o futuro do Brasil”, explica Edouard Grosmangin, diretor geral do Rosewood São Paulo. “No entanto, esta é uma parceria a longo prazo, e não uma contribuição pontual à instituição”, conclui.

 

O repasse vai viabilizar o início da construção da sede do Centro de Saberes da Floresta, na Amazônia. Um espaço de reflexão, pesquisa e ações socioambientais que vai abrigar o pensamento integrado da organização, suas atividades e propostas para um futuro em que os saberes da floresta sejam valorizados e fortalecidos, em prol da salvaguarda da biodiversidade e da ancestralidade da Amazônia.

 

Sob o tema “É da nossa natureza”, o Baile do Rosewood também vai apoiar o projeto Artesania Amazônica, o pilar da ONG Casa do Rio para o fortalecimento financeiro de mulheres por meio do artesanato tradicional. O projeto mapeia grupos produtivos e desenvolve suas habilidades empreendedoras, técnicas e gerenciais, com o intuito de promover sua inclusão na economia local.

 

O convite do Baile será um leque tradicional, feito com cipó ambé, tramado por dois grupos apoiados pela Casa do Rio. Um deles é liderado pela artesã e empreendedora Dona Maria Rita, habilidosa designer de Careiro Castanho, Amazonas. Outro grupo é o Teçume da Floresta, marca social criada em 2015, sob a coordenação da Casa do Rio. Um coletivo de mulheres ribeirinhas que se reúnem para tecer bolsas, leques, botões, caixas de óculos, entre outros adereços com cipó ambé, fibra particularmente usada naquela região. O manejo da planta é realizado pelas artesãs, que retiram de forma controlada e manual as fibras da floresta e as tratam para que possam ser trançadas.

 

O leque é o abre-alas do Baile do Rosewood. Uma forma de demonstrar o respeito às raízes do nosso povo e a valorizar de tudo que é “Feito por Brasileiros”.


 

Rosewood São Paulo


Instagram: @rosewoodsaopaulo | @bailedorosewood

Site: https://www.rosewoodhotels.com/en/sao-paulo

 

Sobre Rosewood São Paulo


Centralmente localizado no coração de São Paulo, perto da Avenida Paulista, o Rosewood São Paulo é um oásis metropolitano situado no enclave histórico da Cidade Matarazzo, um complexo de edifícios elegantemente preservados do início do século 20 que foram cuidadosamente transformados em residências particulares, lojas sofisticadas e locais de entretenimento. Ancorando este centro de estilo de vida de uso misto de 30.000 metros quadrados, o Rosewood São Paulo ocupa o antigo hospital histórico Matarazzo Maternidade, bem como uma impressionante torre de jardim vertical projetada pelo arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker Jean Nouvel. Rosewood São Paulo engloba uma coleção de arte imersiva com 450 obras por 57 artistas brasileiros. Com 160 quartos e suítes e 100 suítes privativas Rosewood disponíveis para compra, o design de interiores do Rosewood São Paulo, liderado pelo diretor artístico Philippe Starck, apresenta uma fusão sofisticada do antigo e do novo por meio de elementos e efeitos inspirados, como ricas madeiras brasileiras, paredes de jardins exuberantes, e móveis finos. Em conjunto com as acomodações, as extensas comodidades do Rosewood São Paulo incluem seis restaurantes e bares e duas piscinas.


 
 

Postar um comentário

0 Comentários