Cerimônia de entrega do selo foi realizada no Teatro Paulo Autran, do SESC Pinheiros
|
O Museu do Ipiranga recebeu da Prefeitura Municipal de São Paulo o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a 6ª Edição do prêmio contemplou a instituição por suas iniciativas para pessoas com deficiência a fim de tornar o museu acessível e com experiências compartilhadas, promovendo a diversidade e a inclusão.
A cerimônia de entrega foi realizada no Teatro Paulo Autran, do SESC Pinheiros na noite de 5 de dezembro com a presença de autoridades da Prefeitura e representantes das organizações premiadas.
Educadora e representante de inclusão e acessibilidade do Museu do Ipiranga, Denise Peixoto comemora o recebimento do selo e fala sobre o trabalho de aproximações dos públicos. “Hoje, o Museu do Ipiranga é um espaço que agrega e que compreende que o que marca e caracteriza o humano é a sua diversidade. E está atento para isso em sua característica de acessibilidade, para eliminar barreiras que impeçam as pessoas em suas diferenças de experienciarem o museu”, explica.
“Isso é enriquecedor para todas as pessoas, em seu relacionamento com os outros e com o mundo. E nesse sentido, o ponto de encontro e trocas não está na diferença, está naquilo que nos faz humanos”, conclui a educadora.
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Rua dos Patriotas, 100
|
|
0 Comentários