Expedição inédita de educação ambiental para crianças do litoral fluminense é tema de documentário

 

O lançamento será realizado em Sorocaba (SP) para convidados
 

Educação ambiental sendo levada a bordo de uma canoa polinésia. A expedição inédita realizada no início deste ano com o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, e que encantou mais de 250 crianças em situação de vulnerabilidade de 9 municípios do litoral fluminense ampliou seus horizontes e vai se tornar tema do documentário 1ª Expedição Vou de Canoa. O lançamento do filme, produzido com o patrocínio da SGA Toyota, será realizado no dia 1° de dezembro, em Sorocaba (SP), para convidados.
 

O material traz momentos marcantes da trajetória percorrida por cerca de 100 remadores, que se revezaram ao longo de 416 km de Macaé até Paraty. O documentário 1ª Expedição Vou de Canoa promete emocionar os espectadores com depoimentos emocionantes de diversos atores sociais que participaram da iniciativa - inclusive, as crianças impactadas - além de uma participação especial do escritor e navegador Amyr Klink, que esteve presente na chegada da Expedição, em Paraty.
 

A expedição foi idealizada por Luiza Perin, responsável pelo Projeto Vou de Canoa. “Fico muito contente em ver a repercussão que isso gerou, a maior que tivemos em quatro anos de existência do projeto. Foi uma oportunidade incrível termos conseguido ampliar a nossa atuação para crianças de outros municípios do litoral do Rio de Janeiro, indo além de Niterói (RJ), cidade onde o projeto acontece. Fomos de canoa e expandimos nossa mensagem de transformação social e preservação dos mares”, comenta.
 

Para Luciana Kamimura, coordenadora da iniciativa pela Fundação Toyota, acompanhar de perto a evolução de um projeto tão relevante e que impacta tantas crianças é muito satisfatório. “Um dos nossos objetivos é, independentemente do aporte financeiro da Fundação, que as iniciativas estabeleçam novas parcerias e ganhem autonomia e autossustentabilidade possam seguir com suas atividades. Acredito que este documentário irá contribuir fortemente para isso e não poderia estar mais feliz”, destaca Luciana.
 

Após a exibição para convidados, a previsão é que, a partir de fevereiro de 2024, o documentário seja reproduzido em outros eventos.
 

Sobre o Projeto Vou de Canoa

O Projeto Vou de Canoa é um programa educativo que tem a Fundação Toyota do Brasil como principal patrocinadora e utiliza a canoa polinésia como ferramenta para a transformação socioambiental. Atua por meio de três pilares: educação, esporte e cultura, e é voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 3,7 mil alunos já foram impactados pelo projeto, que é ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, com foco na ação contra a mudança global do clima.


Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada há 14 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.


Atualmente, a Fundação apoia 12 projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Postar um comentário

0 Comentários