1º edição do Festival Japão na Zona Sul reúne público no campus da Italo, em São Paulo

 


 Evento realizado pelo Instituto Paulo Kobayashi, pela Secretaria Municipal de Cultura  e pelo vereador Rodrigo Goulart conquista a atenção do público com música, dança e atrações culturais

São Paulo, 6 de dezembro de 2023 – O Instituto Paulo Kobayashi e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo realizaram no dia 02 de dezembro, a 1° edição do Festival Japão na Zona Sul, um evento da cultura japonesa que reuniu mais de quatro mil visitantes em um único dia de celebração. 


O festival aconteceu no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, uma instituição acadêmica consolidada, que comemora 75 anos de história em 2024, localizada no bairro de Santo Amaro/SP. O público prestigiou e vivenciou diversas atividades culturais, como workshops, apresentações artísticas, gastronomia e oficinas.


O dia ensolarado contribuiu para o público assistir a programação do evento, repleta de atrações, desde a empolgante performance de taikô com os grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko e Kiendaiko, até as apresentações das talentosas cantoras Melissa Uehara (The Voice Kids) e Pamela Yuri (The Voice Brasil), além da arte do Tsugaru Shamisen com Matheus Bittencourt. 


O público se surpreendeu também com as demonstrações de artes marciais como Karatê, e aprendeu um pouco mais sobre o cosplay com os especialistas Naoko e Junior. O destaque do evento foi a participação do renomado cantor Joe Hirata, que animou a todos com as suas canções e histórias.  


A continuação do evento está garantida. "O 1º Japão na Zona Sul foi uma oportunidade ímpar para os apaixonados pela cultura japonesa da região, espero que tenha continuidade esse projeto e estaremos abertos para recebê-los sempre que desejarem", afirmou o Chanceler do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, Dr. Marcos Vinicius Busoli Cascino, que expressou seu desejo de dar continuidade a iniciativas tão enriquecedoras.

A presença e o apoio marcantes do deputado Antonio Goulart e sua esposa Kazuko Hayashi, pais do vereador Rodrigo Goulart, juntamente com o agradecimento especial da coordenadora do evento pelo gabinete do vereador Rodrigo Goulart, Adriana Pedrozo, ressaltam o sucesso alcançado pelo evento, mesmo com todos os desafios enfrentados pela comissão organizadora, que reuniu também os representantes das associações nikkeis do Showa, Brooklin e Okinawa de Santo Amaro.


"Estar na Italo, um local tão abençoado, e compartilhar um dia repleto de sol, música e alegria durante o evento da cultura japonesa foi uma experiência contagiante. Nosso compromisso é fortalecer os laços entre as entidades e as instituições da região sul, mantendo viva essa união que construímos, fundamental para o IPK e para todos os envolvidos", expressou Erika Yamauti, coordenadora geral do evento, agradecendo e valorizando a dedicação dos voluntários e equipe organizadora.


"O 1º Japão na Zona Sul não foi apenas um evento, mas uma celebração marcante que uniu comunidades, enalteceu a cultura japonesa e promoveu momentos de alegria e aprendizado para todos os presentes", afirmou Victor Kobayashi, vice-presidente do Instituto Paulo Kobayashi, que anunciou com entusiasmo a próxima edição do evento, a ser realizada em setembro de 2024, celebrando os 75 anos do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro.


Realização:

Instituto Paulo Kobayashi

Prefeitura do Município de São Paulo

Secretaria da Cultura


Co-realização:

Associação Cultural Showa

Associação Cultural e Esportiva Brooklin

Okinawa de Santo Amaro


Apoio:

Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro

Vereador Rodrigo Goulart

Instituto ID Mais Vida


Sobre o Instituto Paulo Kobayashi

O Instituto Paulo Kobayashi é a concretização de um antigo sonho do professor e deputado federal Paulo Kobayashi, falecido em 2005 após 30 anos de vida pública dedicada à educação e às causas sociais. O IPK é uma instituição dedicada à promoção da cultura e a integração entre Brasil e Japão, realizando centenas de eventos, projetos e iniciativas que enriquecem a comunidade por meio do intercâmbio cultural. Saiba mais em www.ipk.org.br.


Postar um comentário

0 Comentários