Com o passar dos anos, a sustentação de um bom Conteúdo passou a ser um fator determinante para atração de novos clientes em uma empresa. Entender, nesse sentido, a diferença de uma abordagem evergreen ou sazonal pode ser essencial nesses processos.
A elaboração de meios para se criar algum tipo de atração sempre foi um fator determinante dentro dos mais diversos meios comerciais. Essa é uma expressão que pode ser observada em diversos momentos da história do mercado.
De uma forma geral, desde os primórdios dessas relações de vendas, as empresas buscam algum tipo de destaque para vender mais. Isso tem a ver, sobretudo, com a necessidade de se orientar uma conexão antes da venda.
Esse fator pode ser percebido, por exemplo, em destaques em feiras livres ou, até mesmo, em shoppings. Ou seja, o destaque físico é determinante, mas é preciso entender como ir além desses processos.
Diante dos avanços do advento da indústria, esses elementos ganharam algumas novas repercussões. Assim, o marketing passou a ser um fator determinante para garantir algum tipo de destaque.
Nesse sentido, o destaque de uma loja de materiais de construção poderia ser feito a partir de uma presença física, mas, também, com base em um marketing bem elaborado para se vender um novo modelo de Persiana pvc motorizada.
Cada passo dado rumo ao destaque, seja no marketing ou em elementos presenciais, torna-se importante para elevar a capacidade de atuação das empresas dentro de seus segmentos de mercado.
Atração: um novo conceito do marketing
Falar a respeito da atração no marketing sempre foi um fator importante, mas, atualmente, esse é um ponto determinante para se construir algumas perspectivas nesse sentido. Saber lidar, portanto, com as novidades nesse universo é importante.
Com o passar dos anos e a partir dos avanços das dinâmicas digitais, uma série de novas ferramentas passaram a facilitar algumas perspectivas de segmentação e, também, de atração.
Nesse sentido, o processo oriundo dessas novas relações passou a ser conhecido como inbound marketing. Sendo assim, essa lógica substituiu algumas elaborações a respeito do outbound marketing.
Isso significa dizer que o marketing passou de uma lógica de interrupção via impactos para uma dinâmica voltada aos sinais do próprio cliente.
Se, porventura, um usuário pesquisar por uma clínica de oftalmo canino, todos os resultados estarão amparados por uma dinâmica de atração. Afinal de contas, o interesse já existe dentro daquele mercado.
Garantir, portanto, uma dinâmica de destaque pode ser essencial, mas é preciso ir além, uma vez que os clientes estão envoltos em uma lógica sustentada em uma série de opções e, portanto, na elevação do poder de escolha.
Uma empresa em busca de um armário locker de madeira para guardar pertences de seus funcionários pode, no primeiro momento, procurar algum fornecedor dentro do mundo digital.
Nesse sentido, uma variedade bastante grande de resultados vão aparecer e, por conta disso, é preciso entender como criar uma dinâmica de destaque dentro dessas perspectivas de forma mais ampla.
Por essa razão, o marketing de conteúdo é o elemento central para esse tipo de perspectivas dentro dessas elaborações.
O que é marketing de conteúdo?
Baseando-se em todos esses elementos, a busca por um bom posicionamento a partir de links patrocinados, impulsionamento de publicações e SEO podem ser pontos essenciais, mas é preciso saber como ir além.
Nesse caso, torna-se cada vez mais relevante a presença de algumas perspectivas de atração e o marketing de conteúdo é um dos grandes responsáveis por esse tipo de elaboração.
Seu foco, de uma forma geral, está na consideração a respeito do mercado, das abordagens da empresa e, também, das perspectivas e demandas dos clientes.
Desta forma, é possível criar uma linha editorial interessante e, antes mesmo da compra, atrair o cliente para a plataforma.
Assim, um simples conteúdo a respeito da decoração em ambientes corporativos pode ser uma porta de entrada determinante para se conquistar um espaço de venda a respeito de Estação de escritório, por exemplo.
Seja como for, esse tipo de criação de relação dentro desses aspectos podem ser determinantes para uma elaboração cada vez mais sólida a respeito da jornada de compra do cliente.
Portanto, torna-se determinante saber o momento certo de se investir em uma dinâmica de conteúdo com base em uma boa linha editorial.
Conteúdo evergreen ou sazonal?
De uma forma geral, há alguns modelos de conteúdos que podem ser abordados dentro de uma estratégia como essa.
Os conteúdos evergreen tem uma base mais sólida em elementos perenes. Isso significa que sua produção, normalmente, está ancorada a uma lógica de acessos de longo prazo e, por isso mesmo, é possível criar uma lógica de credibilidade com ele.
Um texto bem elaborado em um blog a respeito de dicas sobre aplicação e manutenção de rede de proteção para playground pode ser um fator bastante importante para manter uma lógica perene.
Há, também, dentro dessa estrutura, uma possibilidade de se elaborar uma lógica de topic cluster. Ou seja, criar um texto base com uma diversidade grande de direcionamentos com links para outros conteúdos.
Já a perspectiva sazonal tem uma capacidade de impacto maior, mas, ao mesmo tempo, sua via útil é bem pequena. Isso porque ela lida diretamente com assunto e tendências cada vez mais amplas.
Ou seja, falar a respeito de um meme, de uma data ou de algum acontecimento, normalmente, pode gerar um grande tráfego a primeiro momento, mas, depois, reduzir.
Por que investir nos dois formatos?
Para compreender melhor como lidar com cada um desses formatos, torna-se importante saber quais são os benefícios trazidos por cada um desses elementos.
Do ponto de vista do evergreen, uma empresa de portaria vigilante patrimonial que está em busca de uma consolidação de longo prazo pode perceber alguns elementos:
- Maior credibilidade;
- Alinhamento com o SEO;
- Planejamento de longo prazo;
- Maior incidência de backlinks.
Esses são aspectos determinantes para uma boa relação dentro do mercado de uma forma geral, mas não dá apenas para se apoiar nesses elementos.
Por essa razão, torna-se importante saber, também, os porquês de se investir em alguns elementos sazonais:
- Aumento de tráfego;
- Alinhamento com tendência;
- Interesse maior do público;
- Aproveitamento de datas comemorativas.
Cada um desses pontos pode ser determinante para os avanços das empresas dentro dos mais diversos setores. Portanto, um conteúdo sobre Conserto de controladores de empilhadeiras pode assumir uma lógica perene ou de tendências.
Para saber como lidar com cada um desses aspectos, torna-se importante saber qual a intenção daquela produção e, também, a relação do público a respeito de alguns eixos temáticos dentro de todas essas estruturas.
Diante de todos esses pontos, é possível perceber que cada tipo de conteúdo possui características distintas e, portanto, tudo vai depender do perfil estratégico da empresa.
Como conciliar os dois formatos?
Seja do ponto de vista dos conteúdos sazonais ou evergreen, a intenção é sempre manter uma lógica de atração bem consolidada no mercado de atuação da empresa.
Por essa razão, saber conciliar os dois elementos pode fazer a diferença na hora de se pensar em uma estratégia bem elaborada.
Assim, quando um cliente estiver em busca de uma mecânica especializada em alinhamento e balanceamento mais próximo, ele poderá considerar alguns elementos sazonais ou evergreen.
Para compreender, por exemplo, como começar a sustentar uma lógica evergreen, o primeiro passo da empresa é, justamente, entender quais são os eixos temáticos mais importantes para essas orientações.
Nesse sentido, uma redação sem datas e com um senso temporal maior pode ser importante. Portanto, é essencial saber como não datar o texto.
Além disso, é possível trabalhar em atualizações nesse conteúdo, mas sempre em uma lógica de melhoria cada vez mais ampla.
Já do ponto de vista sazonal, torna-se essencial entender quais são os assuntos mais importantes em cada momento dentro do mercado.
A produção de um conteúdo mais impactante pode ser essencial. Afinal de contas, ele irá reduzir o número de leitores com o passar dos anos.
Conciliar os dois tipos de conteúdo, portanto, é saber onde cada um se encaixa. Ou seja, o evergreen precisa assumir um caráter perene em um blog e o sazonal precisa saber como atrair mais leitores.
Nesse sentido, o impacto de um pode, inclusive, influenciar na longevidade do outro e vice-versa. Saber como sustentar essas dinâmicas pode ser importante.
Considerações finais
Diante dos avanços do conteúdo no mundo digital, saber como lidar com uma boa estratégia nesse sentido pode ser importante.
Garantir, nesse sentido, algumas perspectivas estratégicas podem fazer toda diferença dentro de cada um desses processos.
Com o passar dos anos, pensar em elementos perenes e, ao mesmo tempo, de forte impacto podem ser essenciais.
Por isso, o foco em conteúdos evergreen e sazonais podem ser essenciais dentro de todos esses processos.
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