Santillana, Fundação Santillana e OEI selecionam projetos para a final brasileira do Prêmio Escolas Sustentáveis

 


Divulgação dos campeões da etapa nacional será durante cerimônia especial, em Brasília, em 16 de outubro


A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), a Santillana e a Fundação Santillana selecionaram 10 projetos de instituições de ensino que irão disputar a final nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis. Os vencedores serão anunciados em um evento especial, em Brasília (DF), no dia de 16 de outubro, com a presença dos finalistas.


Mais de 790 projetos foram inscritos por escolas brasileiras para participar da premiação internacional que reconhece iniciativas de cunho socioambiental com impactos positivos nas comunidades do entorno das instituições de ensino. Desse total, 30 foram escolhidos por um júri técnico e passaram por uma votação popular.


Os três projetos mais bem avaliados, com notas de 1 a 5, ganharam pontos que foram somados à nota da Comissão Julgadora Nacional. Ao final, dez projetos, sendo cinco de cada categoria – Ensino Fundamental e Ensino Médio - foram escolhidos para a grande final brasileira, na capital federal.


As duas escolas vencedoras, uma em cada categoria, irão receber a quantia de R$ 15 mil reais, cada uma, como forma de incentivo para a continuidade de suas práticas sustentáveis. Ambas as instituições ainda se classificam para a etapa internacional da premiação, em novembro, em que concorrerão com instituições de ensino de México e Colômbia ao prêmio final de R$25 mil.


O evento de anúncio dos vencedores será realizado no Auditório Anna Peliano do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de Brasília (DF), para convidados, às 18h.


Confira as escolas e conheça os projetos finalistas na disputa no link: Link 


Iniciativa cidadã

As inscrições para Prêmio Escolas Sustentáveis foram realizadas entre 5 de junho e 30 de agosto de 2023. Puderam participar escolas de ensino público e privado de Brasil, México e Colômbia, com projetos relacionados a temáticas da agenda ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança. Mais de 1.050 projetos foram inscritos por instituições de ensino dos três países.


“O Prêmio Escolas Sustentáveis tem o objetivo de valorizar projetos sociais, ambientais e de governança que nascem no âmbito escolar e extrapolam os muros desses ambientes, podendo impactar positivamente as populações do entorno. É um prêmio que valoriza a iniciativa cidadã”, afirma o diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro.


Os projetos foram conduzidos por equipes de estudantes e de membros das comunidades do entorno das escolas. A iniciativas promoveram impactos positivos nas escolas e nos seus arredores, mobilizando e conscientizando a população sobre a necessidade de mitigar riscos sociais e ambientais, tanto do ponto de vista individual como coletivo.


Para Francisco Cuadrado, presidente-executivo da Santillana, “o prêmio é uma das ações chave dentro da estratégia de sustentabilidade da Santillana. Uma iniciativa com a qual pretendemos sensibilizar a comunidade educativa e, ao mesmo tempo, dar visibilidade às melhores práticas para que sirvam de inspiração a outras escolas da América Latina”.


Mariano Jabonero, secretário-geral da OEI, destacou o papel "protagonista" da educação em temas relevantes, como o acesso à água, o controle da poluição e do aquecimento global e a importância da reciclagem. “Promover o interesse e o conhecimento dos alunos pelo ecossistema os torna responsáveis por desenhar propostas que, a partir da teoria e da prática, possam gerar resultados positivos que mitiguem as consequências dos efeitos adversos das mudanças climáticas”, afirmou.


Por sua vez, Raphael Callou, diretor da OEI Brasil, ressalta: “Ao longo de sua história, a OEI tem promovido projetos que fortalecem a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano, construindo um presente e um futuro melhor para todos. O Prêmio Escolas Sustentáveis se une a esse ideário ao reconhecer e incentivar nas escolas o desenvolvimento de uma visão e atitude sistêmicas, o que repercutirá positivamente em toda a comunidade”.


OEI

A Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o maior organismo de cooperação multilateral entre países ibero-americanos de língua espanhola e portuguesa, com cerca especialistas e colaboradores espalhados por países da Iberoamérica. Concebemos a educação, a ciência e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano e geradoras de oportunidades para construir um futuro melhor para todos. 


Trabalhamos diretamente com os governos dos nossos 23 países-membros, respondendo às suas prioridades e fortalecendo as políticas públicas através de programas e projetos elaborados e implementados por profissionais altamente qualificados e comprometidos com a criação de valor para toda a sociedade.


GRUPO SANTILLANA

A Santillana é uma empresa de conhecimento, inovação e tecnologia educacional, líder em educação básica na América Latina e com presença em 19 países. Como protagonista da transformação digital no setor, oferece soluções integrais e adaptadas a realidade de cada escola. Com extenso portfólio de marcas, incluindo desde a educação infantil até o ensino médio.


Levamos todos os anos a milhões de estudantes, conteúdos, serviços e tecnologia produzidos por uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da educação, seja ela pública ou privada, baseado em conhecimento, pesquisa e inovação, respeitando as particularidades regionais.


A Santillana é comprometida com a agenda de sustentabilidade e tem o propósito de contribuir para uma sociedade inclusiva, diversa e equitativa por meio da educação de qualidade.


FUNDAÇÃO SANTILLANA

A Fundação Santillana acredita na educação como principal catalisador para um mundo mais justo e equitativo para todos. Temos o compromisso de contribuir para a superação das desigualdades educacionais com diversas iniciativas próprias.


Todas as educadoras e educadores dão o seu melhor para desenvolver o ensino e temos a intenção de disponibilizar nossos livros, podcasts, lives e eventos gratuitos, a fim de fomentar o debate sobre a educação e por acreditar no seu poder transformador da sociedade.


Para isso, atuamos com uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais, buscando trazer uma ampla oferta de propostas, boas práticas e discussões por uma escola mais sustentável, para o desenvolvimento da educação e pela redução das desigualdades.





Postar um comentário

0 Comentários