Durante o jogo entre Atlético e Coritiba, no último domingo, 22 professores entraram em campo para receber homenagens dos jogadores e da torcida
Créditos: Pedro Vilela - Agência I7 - Acervo iungo
Um estádio lotado com quase 40 mil pessoas homenageou os professores brasileiros, unindo a paixão nacional pelo futebol com o reconhecimento que os educadores merecem por sua profissão tão relevante. Para celebrar o 15 de outubro, 22 professores entraram em campo e receberam - dos jogadores e da torcida - o agradecimento pelo que fazem todos os dias nas salas de aula do país: apoiar o desenvolvimento de milhões de estudantes. A ação fez parte da campanha ‘Professores são craques’, promovida pelo Instituto iungo, Atlético e Instituto Galo, em parceria com a MRV, Instituto MRV, Arena MRV, Rádio Itatiaia e CNN Brasil.
A proposta da campanha é mostrar que o Brasil tem mais de 2 milhões de craques, que devem ser valorizados e reconhecidos, com a mesma empolgação que se tem pelo time do coração. Além do centro do campo preenchido com a mensagem de que os professores são craques, o uniforme do Galo recebeu um selo comemorativo da campanha e o agradecimento foi anunciado no telão e alto-falantes do estádio. Os docentes entraram de mãos dadas com os jogadores do Atlético e do Coritiba, foram recebidos com fogos, gritos da torcida e, perfilados juntos, cantaram o hino nacional.
Estiveram presentes as professoras do atacante Hulk, Cláudia Freire Barbosa, e do goleiro Everson, Ana Rita Cardoso da Silva. Ana Rita viajou de Pindamonhangaba (SP) para Belo Horizonte. Ela lembra como era Éverson na sala de aula: "era bom aluno, comportado, muito tímido, muito respeitador, tirava notas boas. A gente fazia teatro, música e dança nas aulas de português e conversava muito. E ele tinha um foco. Aos onze anos já dizia que um dia ia ser jogador de futebol. Agora estou aqui para reencontrá-lo e muito feliz com essa homenagem!" Além de ser lembrada com carinho pelos alunos, a exemplo do Éverson, os dois filhos de Ana Rita seguiram seu caminho e hoje são professores.
Já Claudia, que veio de Campina Grande (PB) especialmente para a ação, entrou de mãos dadas com seu antigo aluno, autor do gol do Galo na partida. "Foi maravilhoso, vocês nem imaginam a minha emoção quando vi o Hulk. Ele também ficou emocionado! Depois da homenagem, fiquei com a família dele no camarote para assistir ao jogo, inclusive com os pais, que eu conhecia lá da Paraíba. Inesquecível!", contou emocionada.
Éverson aproveita a iniciativa para agradecer a todos os professores por sua dedicação. “É uma profissão importante, que precisa ser mais valorizada. Obrigado por fazerem parte do meu aprendizado”, destaca o goleiro. Já o ídolo Hulk se diz muito feliz por ter tido professores que foram fundamentais em sua vida. “Eles me fizeram crescer como ser humano”, afirma o atacante do Galo.
Além das professoras dos jogadores, outros 20 educadores mineiros que participaram dos cursos de formação realizados pelo Instituto iungo também entraram em campo, representando todos os professores brasileiros.
Adelina Gomes de Azevedo foi professora de química por mais de três décadas e hoje forma outros professores na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, do governo do estado. Ela é uma das profissionais que trabalham em parceria com o iungo no programa Nosso Ensino Médio. Adelina conta que toda sua família esteve nas arquibancadas para presenciar a homenagem. "Após trinta e três anos de sala de aula ser convidada a entrar em campo com o time do meu coração, recebendo uma homenagem aos mais de 2 milhões de professores brasileiros, com a minha família nas arquibancadas, foi um prazer indescritível, uma alegria imensa. Fiquei emocionada em participar, inclusive pelas professoras da minha família, como a minha sogra, Norma, de 91 anos, que estava vibrando conosco. O professor precisa ser cada vez mais valorizado e essa homenagem reforça aquilo que nós, enquanto professores, sempre acreditamos: a educação é um pilar da sociedade, que permite o desenvolvimento de um mundo melhor. A educação é o caminho.", revela Adelina.
"Foi incrível! Fico muito feliz e muito emocionada pela oportunidade de representar milhares e milhares de professores de todo o país. Agradeço o iungo por reconhecer e valorizar os professores nessa campanha maravilhosa!", diz Ana Paula Soares, professora de ciências na Escola Estadual Desembargador Gonçalves de Matos. Ana Paula foi aluna da Pós-graduação em Aprendizagem Criativa, realizada pelo Instituto iungo em parceria com o Governo de Minas Gerais e o IEC-PUC Minas. Além da participação no jogo, Ana Paula foi uma das pessoas retratadas no mural comemorativo na sede do iungo.
Paulo Andrade, presidente do iungo, vê no futebol uma oportunidade de mobilização da sociedade pela valorização dos professores. Segundo ele, a transformação da educação passa pelo trabalho fundamental realizado pelos professores, e é essencial que eles sejam reconhecidos e valorizados. “O futebol tem um grande poder de mobilização, e unir essas duas potências é uma forma de dar à educação, também, um status de paixão nacional, que ela deveria ter sempre, e ao professor esse lugar de ídolo da sociedade”, ressalta.
A presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, pontua que valorizar os professores é valorizar o futuro. “São eles que formam as nossas crianças, uma das tarefas mais nobres que existem. Valorizando o professor, estamos contribuindo para um futuro melhor”.
Campanha além dos campos
Além da homenagem em pleno jogo do Campeonato Brasileiro, uma série de outras ações da campanha buscam levar a todo o Brasil a mobilização pela valorização docente.
A campanha teve início oficial no dia 2/10, nas redes sociais do Instituto iungo, Clube Atlético Mineiro, Arena MRV, Instituto Galo e demais organizações parceiras. Estão sendo publicados vídeos de jogadores, treinadores, jornalistas, artistas e público em geral contando sobre professores que marcaram sua trajetória.
Na sede do Instituto iungo, em Belo Horizonte (MG), foi pintado um grande mural pelas grafiteiras Musa e Krol, integrantes do coletivo Minas de Minas, e pelo grafiteiro Testa, em homenagem aos docentes. O Instituto tem parceria técnica com redes de ensino de todo o Brasil e recebe lideranças públicas de várias localidades, além de professores que participam de formações em sua sede.
Todos podem participar!
Para participar dessa homenagem aos professores de todo o Brasil, o iungo convida a todos para visitar as redes sociais do Instituto, que terão ações até o dia 15 de outubro. “Todos podem marcar seus professores, compartilhar com eles e com a gente como essa profissão é fundamental para nosso desenvolvimento. Basta usar a hashtag #professorécraque”, explica Andrade.
Perfis do Instituto iungo nas redes sociais:
Instagram: Link
Facebook: Link
Twitter: Link
Linkedin: Link
______________________________
Sobre o Instituto iungo
O instituto iungo foi criado com uma visão de educação: uma escola em que os estudantes se desenvolvem integralmente e podem construir seus projetos de vida. Para o iungo, o professor é a base da educação e o principal agente dessa transformação da escola. Por isso, o instituto oferece formação continuada para educadores em diferentes formatos, produz material pedagógico para apoiá-los no dia a dia e realiza pesquisas para ouvir os professores do Brasil. Para trazer um impacto relevante para a educação do país, o Instituto trabalha em parceria com secretarias da educação, universidades e outras organizações do terceiro setor. Em três anos de atuação, o iungo firmou parcerias com 16 redes estaduais de ensino e impactou diretamente mais de 270 mil educadores com ações de formação. Seus mantenedores são o Instituto MRV e o Movimento Bem Maior.
Sobre o Instituto Galo
A responsabilidade social é um dos pilares da atual diretoria do Atlético e o Instituto Galo é o instrumento que coloca em prática esse fundamento. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que realiza ações diversas em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desenvolvido em formato pioneiro no futebol brasileiro, o Instituto Galo tem orçamento independente dos cofres do Clube e transforma a vida das pessoas a partir do amor pelo Galo, com campanhas de combate à fome e ao frio; doação de sangue; promoção da educação, da cultura e da saúde. O objetivo é contribuir para uma sociedade melhor, mais humana e solidária.
Sobre o Instituto MRV
O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos. Saiba mais no link.
Sobre o Clube Atlético Mineiro
Fundado em 25 de março de 1908, é um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Em 2023, o Atlético inaugurou a Arena MRV, a mais moderna, tecnológica, inclusiva e sustentável do país. Atual tetracampeão estadual, o Galo é um dos times mais vencedores do futebol sul-americano na atualidade, com 14 títulos oficiais conquistados nos últimos 11 anos - Libertadores (2013); Recopa Sul-Americana (2014); Supercopa do Brasil (2022); Brasileirão (2021); Copa do Brasil (2014, 2021); Campeonato Mineiro (2012, 2013, 2015, 2017, 2020, 2021, 2022 e 2023).
Sobre a Arena MRV
Estádio do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV foi inaugurada em 2023. Com capacidade para 46 mil torcedores, é a mais moderna, tecnológica, inclusiva e sustentável da América Latina. Localizada no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, a Arena MRV foi erguida em terreno de 128 mil m², dos quais 26 mil m² são de área verde integralmente preservada, sendo a única arena no Brasil com uma reserva particular ecológica em seu terreno.
0 Comentários