O Equilíbrio Digital: Lidando com a superestimulação infantil na era digital

  O momento atual é marcado pela era da informação. Quando menos se espera, as crianças estão utilizando aparelhos tecnológicos, seja videogames, celulares ou a TV. O grande problema é que este excesso de informação vindo das telas causa uma sobrecarga de estímulos, acelerando e sobrecarregando os processos cognitivos dos pequenos.

 

Fonte: Blog Vetor Editora 

 

  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o uso de telas durante a infância seja reduzido. Para as crianças menores de 2 anos, por exemplo, o acesso precisa ser evitado. Quando na faixa dos 2 a 5 anos, o uso máximo deve ser de até 1 hora por dia e entre 6 e 10 anos o tempo deve chegar a no máximo 2 horas. Segundo especialistas, o uso excessivo de telas pode comprometer o desenvolvimento infantil, a socialização e o aprendizado escolar.

A estimulação excessiva através do uso de telas e as novidades tecnológicas chegam a todo instante em sincronia. Nas crianças toda essa informação rápida e facilitada pode desencadear impulsividade e dificuldade em esperar por estarem em formação cognitiva, emocional e física. O uso demasiado pode resultar na falta de prazer em atividades que necessitam de uma atenção e esforço maior do pequeno, visto que no mundo virtual tudo é muito mais simples e ágil.
 

Fonte: 2 em 1 consultoria 

 

Brinquedos de qualidade como auxiliadores 


Lidar com o uso demasiado de telas requer atenção dos familiares e educadores. Uma boa alternativa é estimular trocas positivas, que promovam a imaginação e o aprendizado. Brincadeiras ao ar livre, leituras, jogos como quebra-cabeças e de tabuleiro são excelentes para estimular o raciocínio lógico, atuando como ferramentas positivas indicadas para a troca. O foco deve ser a brincadeira espontânea, com itens que estimularão naturalmente os pequenos.
 

Fonte: Criança e Consumo 

  

Brinquedos podem ser a chave para tirar as crianças das telas. O site Brinquedo Livre vem neste sentido incentivar a brincadeira com brinquedos. O portal é exclusivo para a compra, troca e venda de brinquedos usados, seminovos, novos e colecionáveis. Criado para promover a ligação das crianças com o brinquedo e auxiliar aos pais, o marketplace possui mais de 40 departamentos de produtos que vão desde brinquedos educativos, estratégicos, colecionáveis a até alguns mais tecnológicos ou eletrônicos. Afinal, brinquedos podem fazer a diferença no dia a dia dos pequenos e também dos pais, por auxiliarem as crianças a terem uma relação mais saudável, próxima dos pais, monitorada e reduzida com o ambiente digital.
 

Postar um comentário

0 Comentários