Isopor do futuro: projeto dos alunos da Mauá propõe aproveitar três resíduos descartados da agroindústria

 

 

A apresentação será de 20 a 22 de outubro, gratuitamente, no campus da Mauá. Mais informações e programação completa no site 
 

São Paulo, outubro de 2023 – As embalagens de isopor têm enorme impacto ambiental, desde poluir os oceanos e contribuir para as alterações climáticas globais até pôr em perigo a vida selvagem e causar danos à saúde humana. Para tentar amenizar os impactos desse material, os formandos do curso de Engenharia Química do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Brenda Isabella Dias Souza, Clara Nogueira Barelli e Luiz Henrique Dalcin Osato, apresentam uma alternativa: desenvolvimento e caracterização de biocompósitos fúngicos para aplicação na indústria de embalagens – mais conhecidos como o isopor do futuro.

 

O projeto será apresentado na 30.ª edição da Eureka, de 20 a 22 de outubro, das 14 h às 20 h 30, gratuitamente, no campus da Mauá. O isopor é a marca registrada de um tipo de espuma de poliestireno expandido (EPS) usado para diversos fins. É um material leve, impermeável e isolante feito de monômero de estireno. A aluna Brenda explica que o isopor do futuro é sustentável, pois contém três resíduos da agroindústria normalmente descartados.

 

“A serragem [subproduto de atividades madeireiras], o tecido [resíduo da indústria têxtil, pois se estima que 8 % do total do algodão fiado são perdidos durante o processamento em abridores, batedores, cardas, passadores, penteadeiras maçaroqueiras, filatórios, retorcedeiras e conicaleiras] e, por último, mas não menos importante, a borra de café, uma vez que o café é uma das commodities agrícolas mais importantes do mundo, com cerca de 1 milhão de toneladas produzido anualmente”, diz a formanda.

 

A ideia do grupo é a de que o projeto seja inserto no mercado de forma gradual, principalmente na proteção de móveis e eletrônicos durante sua armazenagem e seu transporte do fabricante/vendedor ao consumidor final.

 

Serviço

Evento: Eureka – 30.ª edição

Data: de 20 a 22 de outubro

Hora: das 14 h às 20 h 30

Local: Instituto Mauá de Tecnologia - São Caetano do Sul

Gratuito - aberto ao público

Mais informações: site

 

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação; recentemente, abriu três cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.

 

Postar um comentário

0 Comentários