Ciclo de Gestão Cultural encerra edição 2023 com alternativas para engajar o público e o impacto da Inteligência Artificial nas artes

 

Musicista Leonardo Moraes (Foto: divulgação)
Advogada Potyratê Úi Tupinambá(Foto: divulgação)
Especialista em mídias Paula Perissinotto (Foto: divulgação)

Acima alguns dos convidados do CGC realizado por Oficinas Culturais


 

Ao longo dos 10 anos, o Ciclo atendeu mais de 15 mil profissionais que trabalham na gestão e produção cultural

 

O consumo do público, os desafios éticos em torno dos sistemas de Inteligência Artificial aplicados nas artes e os últimos encontros da série “Senac apresenta - Conexões com o Mercado” encerram o Ciclo de Gestão Cultural (CGC), ação de Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. As atividades gratuitas estão programadas para os dias 27 e 30 de outubro, e 10 e 27 de novembro.

 

CGC oferece formações gratuitas aos gestores, produtores, artistas e empreendedores da cultura e da indústria criativa de todo o Brasil, por meio de debates e troca de experiências. Os webinários encerram em novembro e as inscrições estão abertas no site das Oficinas Culturais. Os participantes assistem e interagem ao vivo, na transmissão via YouTube do Programa.

 

Realizado há dez anos e na 4ª edição online, em 2023 o CGC tem a curadoria do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, núcleo de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CELACC/ECA-USP), também parceiro junto ao Senac Lapa Scipião. “Muitos desses alunos-profissionais trilham percursos que se entrecruzam nessas instituições e programas, em diferentes estágios de suas carreiras. A parceria se dá no sentido de somar esforços de programação, compartilhar pensamentos de gestão e criar um ambiente que propicie conexões institucionais e aprendizados mútuos”, explica Fernando Fado, coordenador de Programação Cultural dos Ciclos e Festivais do programa Oficinas Culturais.

 

Entre 2013 e 2022, o Ciclo de Gestão Cultural já colaborou na atualização profissional de mais de 15 mil pessoas que trabalham no setor.

A seguir, os temas e os especialistas que estarão em cada uma das atividades.

 

PRESENCIAL, ON-LINE E IMERSÃO: NOVAS FORMAS DE PENSAR O CONSUMO E A PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL

Com Dani Ribas, diretora da Sonar Cultural Consultoria, professora de music business e doutora em Sociologia pela Unicamp, e Paula Perissinotto, co-fundadora do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e especialista em novas mídias | Mediação: João Roque, da gestão e produção cultural, com pesquisas sobre indústrias criativas, políticas culturais e América Latina.

Neste encontro o foco será na democratização do acesso à cultura durante a distribuição de conteúdo cultural on-line e as implicações das tecnologias de realidade virtual e aumentada na formação de novos públicos. Especialistas conversam sobre desafios éticos, legais e as novas formas de engajamento do público com obras de arte, eventos culturais e patrimônios por meio do ambiente digital.

30/10 – segunda-feira – 19h30 às 21h30
Inscrições até 26/10 | Para se inscrever, clique aqui

UM PASSO ALÉM: PENSANDO AS RELAÇÕES ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS

Com Juliana Michelli S. Oliveira, doutora em Educação pela USP e docente da pós-graduação Mídia, Informação e Cultura (CELACC/USP), Leonardo Moraes, musicista e doutorando em Etnomusicologia pela UFRJ, e Potyratê Úi Tupinambá, da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, de Ilhéus (BA), advogada e parte da gestão de Levanta Zabelê, primeira Escola Filosófica dos povos originários.
Mediação: João Roque

Diante da popularização de sistemas de Inteligência Artificial como os geradores de textos (ChatGPT e Bard) e de imagens (DALL-E e Stable Diffusion), especialistas refletem sobre os desafios e possibilidades de conexões dessas ferramentas com a arte e educação, além das implicações éticas e sociais.

27/11 – segunda-feira – 19h30 às 21h30
Inscrições até 23/11 | Para se inscrever, clique neste link 

 

SENAC APRESENTA - CONEXÕES COM O MERCADO
Nesta seção, profissionais de diferentes segmentos da Cultura dividem experiências, refletem sobre as possibilidades e os desafios do mercado de trabalho. Confira os próximos encontros que ocorrem pela plataforma Microsoft Teams:

Eduardo Senna
27/10 – sexta-feira – 19h às 22h35
Inscrição até às 19h de 27/10 e estará aberta em breve - aqui. 

Edu O.
10/11 – sexta-feira – 19h às 22h35
Inscrições até às 19h de 10/11 e ficará aberta em breve neste link

A lista completa dos especialistas que participaram das atividades anteriores está disponível no site do programa. Para além das pessoas inscritas, que terão espaço para trocar percepções e questões em espaço exclusivo, os webinários já aplicados estão no canal de YouTube das Oficinas Culturais com acessibilidade em Libras.

 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior e litoral por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA – Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclo de Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Poiesis - Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa

Camila Barbosa | (11) 4096-9886

Jariza Rugiano | (11) 4096-9810

Mariana Lima | (11) 4096-9852

Kallany Ruiz | (11) 4096-9864

Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa nsite da Poiesis.

Postar um comentário

0 Comentários