Brincar é Aprender: Como a interação lúdica contribui para o desenvolvimento infantil

  

 

A atividade lúdica é aquela que dá prazer e diverte os envolvidos. Os brinquedos podem ser grandes aliados para essa interação no desenvolvimento infantil. Nas instituições de ensino e no próprio lar eles são importantes para o aprimoramento intelectual e socialização da criançada.

 

Fonte: Educa mais Brasil 2023 

 

 

As crianças pequenas poucas vezes compreendem o objetivo real de aprender. Para elas aquilo que é divertido, é bom e importante. Investir em brinquedos de qualidade durante o ensino, faz a criança conectar a aprendizagem com a diversão, tornando o processo mais leve e fácil. Ao utilizarem os itens como ferramenta de conhecimento, elas exercem a comunicação, diminuindo a timidez e aprendem a trabalhar junto aos colegas. Habilidades que serão importantes em sua vida adulta.
 

O processo de aprendizagem se torna mais fluido utilizando brinquedos como parceiros no ensino de uma forma mais descontraída. Na alfabetização uma boa opção são os jogos de madeira feitos para formar palavras. Nos conhecimentos matemáticos, podem ser utilizados contadores de bolinhas coloridas que contribuem para as habilidades de percepção como a noção de tamanho, forma e quantidade.
 

Fonte: Vestibulando Web 

 

 

Aprender de forma lúdica resulta também em benefícios como criatividade e imaginação. Afinal, a criança consegue brincar de múltiplas formas com um só brinquedo. Na capacidade sensorial, formas divertidas de aprender são importantes para estimular os sentidos. O tato, paladar, olfato, a audição e a visão, podem ser incentivados por meio de brinquedos com sons e objetos com texturas diferentes.
 

Utilizar os brinquedos como uma ferramenta de ensino lúdico, também promove o pensamento crítico e a memória. Brincando, as crianças precisam analisar e memorizar formas para manipular os itens. Essa competência ajuda os pequenos a avaliarem e discernirem as informações que recebem. O quebra-cabeça, é um dos produtos que auxiliam nesse aprendizado, ao favorecer o pensamento estratégico e a capacidade de formar imagens mentais.
 

Fonte: Eu sem Fronteiras 

 

Aprender brincando é bem mais divertido e agora você já sabe que ajuda a desenvolver o aprendizado. Diante disso, os pais e educadores devem estar em constante sintonia para que juntos possam fazer bom uso dos brinquedos no estímulo das crianças, distanciando-as das telas e aproximando-as do desenvolvimento de suas próprias habilidades e capacidades. O site Brinquedo Livre, é uma excelente indicação para acesso. Ele traz diversas opções de brinquedos novos, seminovos, usados, customizados e restaurados, alguns ideais para estimular o desenvolvimento de crianças de todas as idades. No site é possível encontrar brinquedos de movimento e até mesmo opções musicais para ajudar com a alfabetização, por exemplo.
 

É importante lembrar, porém, que a interação das crianças com os adultos também deve ser estimulada através de brincadeiras que não envolvam brinquedos prontos. E, sim que estimulem também a sua criação. Os pais podem apostar em um fim de semana de criatividade construindo telefones com latas e barbantes e outros brinquedos que utilizavam em sua infância. Enquanto, nas instituições de ensino, a hora destina ao livre brincar deve sempre vir com a oferta de brinquedos, não sendo esquecida a hora do livre criar. Onde os professores devem estimular a criatividade dos pequenos com a criação de materiais por eles mesmos.

 

 

 

 

 

_______



Nota ao Editor,
 

Agradecemos antecipadamente por considerar a publicação deste comunicado em suas páginas. Acreditamos que as informações fornecidas neste release são de grande interesse para seus leitores e podem contribuir significativamente para a compreensão dos acontecimentos atuais.

Estamos à disposição para fornecer informações adicionais, agendar entrevistas ou responder a quaisquer perguntas que possam surgir. A nossa equipe de assessoria de imprensa está comprometida em facilitar o acesso a informações precisas e relevantes.

Esperamos que este material seja valioso para os seus leitores e que possamos contar com a sua colaboração para disseminar essa importante mensagem.
 

Postar um comentário

0 Comentários