WTR ON CAMPOS DO JORDÃO: COM LAMA E ALTIMETRIA ELEVADA, ATLETAS DO MOUNTAIN BIKE ELOGIAM PERCURSOS


  • Neste domingo foi a vez do Mountain Bike, com trilhas pesadas. No sábado ocorreram as disputas do Trail Run
  • Mais de 700 pessoas participaram da penúltima etapa de 2023 da World Trail Races, maior liga de esportes de montanha do país
  • Etapa paulista do calendário se destacou pelas ações sociais e de sustentabilidade, além de sorteio e das atrações da Arena WTR
  • Etapa final será nos dias 25 e 26 de novembro, com a WTR Serra do Mar, em Petrópolis (RJ)
Neste domingo, o dia foi de pedal forte pelas montanhas da Serra da Mantiqueira com percursos de 27km e 51,5km ( Crédito: Felipe Almeida)

Imagens em alta resolução disponíveis aqui
 

Campos do Jordão (SP), setembro de 2023 – Em trilhas que exigiram muita técnica e preparo físico, atletas do Mountain Bike disputaram neste domingo (3/9) a WTR On Campos do Jordão, penúltima etapa da temporada 2023 da World Trail Races. Realizada pela 213 Sports e pela Speed Eventos Esportivos, a prova contou com percursos de 27km e 51,5km.
 

Com muita lama e sol forte, o dia estava propício para que os atletas desafiassem os seus limites em trilhas muito técnicas e com altimetria elevada, superando 1.800 metros. “O percurso de Mountain Bike em Campos do Jordão é o mais técnico da temporada e exige muita atenção dos atletas. Nesta madrugada choveu muito e as trilhas estão com muita lama, o que deixou o terreno bem pesado”, explicou Rodrigo Isaac, sócio da Speed Eventos Esportivos e Diretor Técnico da prova.
 

A largada ocorreu na Arena WTR, montada no Parque Capivari, e o percurso levou os ciclistas por trilhas que ofereceram vistas panorâmicas da Serra da Mantiqueira e exigiram um pedal forte. “Prova muito dura, como tem que ser. Quanto pior, melhor”, explicou o atleta Gusmar Júnior, integrante do Squad WTR. “O início foi muito técnico, levei um capotaço que tirou um pouco a confiança, mas faz parte do esporte. Consegui me recuperar, vim buscando energia, buscando força - as subidas não acabavam - mas no final deu para chegar no Top 5 e me diverti bastante”, comemorou Gusmar, que garantiu a segunda colocação na categoria Pro 51,5km.
 

Vencedora da categoria Light 27km, a ciclista Caroline Ramalho Pacheco Bento também teve que superar quedas para conquistar o pódio. “Cai, me ralei, minha corrente está estragada, não consegui nem vir na marcha leve, mas consegui!”, celebrou.
 

“Prova muito bacana, bem dura, mas é o puro MTB. Trilha raiz, buracos, no meio da mata. É disso que a gente gosta. Parabéns à organização. É minha primeira vez aqui na WTR e com certeza estarei presente em outras provas”, afirmou o quinto colocado da categoria Light 27km, o estreante na WTR, Marco Aurelio Apolinario de Andrade.
 

Vencedores
 

Na categoria Light 27km, o pódio masculino ficou com o ciclista Murilo Barbosa Silva de Carvalho, que terminou o percurso em 1h39m37seg. Entre as mulheres, Caroline Ramalho Pacheco Bento foi a melhor, finalizando o percurso em 2h40min17seg.
 

Já no percurso Pro 51,5km, Anderson Souza da Silva levou a melhor entre os homens, terminando a prova em 3h17min53seg. No feminino, a ciclista Nívia Maria Apolinário de Andrade conquistou o primeiro lugar com tempo de 5h15min10seg.
 

No Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava, Anderson Souza garantiu a vitória com um tempo de 29min19seg, enquanto a ciclista Lilian Perrenoud levou a melhor entre as mulheres, com um tempo de 33min47seg. Eles levaram para casa uma premiação especial oferecida pela Strava e pela Mombora. Pensando em apoiar os atletas em seus treinos, a WTR, em parceria com a renomada ciclista Patrícia Loureiro, realizou ainda um sorteio de dois cursos de pilotagem na escola mantida pela profissional, que é 12 vezes Campeã Brasileira e Bicampeã Mundial Master.
 

Crédito: Albert Andrade

 

Além das disputas de Mountain Bike no domingo, a WTR On Campos do Jordão teve no sábado (2/9) as disputas de Trail Run, com percursos de 6km, 18km, 37,7km e 53,5km. O evento contou ainda com a Kids Race, que desperta nas crianças a paixão pelos esportes de montanha desde pequenos. Eles tiveram aquecimento antes da prova, com a presença de animadores e recreadores.
 

Etapa paulista do calendário WTR
 

Crédito: Felipe Almeida

 

Primeiro destino da World Trail Races fora do estado do Rio de Janeiro, Campos do Jordão recebeu pelo segundo ano consecutivo a prova. Neste ano, a novidade ficou por conta da Arena WTR, que foi montada no famoso Parque Capivari, uma das principais atrações da cidade.
 

Para Pedro Dau de Mesquita, Co-CEO e Diretor Comercial da 213 Sports, a cidade ofereceu uma experiência incrível para os atletas e familiares que prestigiaram o evento. “Campos do Jordão tem uma estrutura incrível, com uma rede de hotelaria, serviços e entretenimento com atrações para todas as idades. Neste segundo ano da liga na cidade, tivemos o privilégio de montar a Arena no Parque Capivari, um local incrível, com teleférico, roda gigante e muitas atrações que tornaram o evento ainda mais especial. Tivemos um público muito expressivo, de mais de 700 atletas e certamente estaremos aqui novamente em 2024”, afirmou.
 

Sustentabilidade - O evento contou ainda com diversas ações sociais e de sustentabilidade, que visam preservar a natureza local. Em parceria com a Terra Campos, a WTR faz a gestão de todos os resíduos gerados pelo evento. A Terra Campos realizou também ações de conscientização ambiental na Arena, explicando como é feita a separação de resíduos e a coleta seletiva de materiais, além de atividades educacionais para as crianças presentes.
 

Os esforços de sustentabilidade da Liga não pararam por aí. Em parceria com a Ciclou, a WTR desenvolveu uma coleção de produtos produzidos com as lonas das etapas anteriores. São malas, mochilas, necessaires e carteiras desenvolvidas por artesãos brasileiros.
 

A Liga organiza ainda uma arrecadação de materiais esportivos, como roupas, tênis e acessórios - novos ou usados - que são destinados à comunidade local, como forma de incentivar a prática dos esportes de montanha nas cidades por onde passa. Na etapa de Campos do Jordão, a arrecadação foi a maior da história da WTR até o momento.
 

Paralelamente à competição, a WTR leva ações sociais e de sustentabilidade às etapasCrédito das imagens: Albert Andrade


 

Além de ponto de largada e chegada das competições, a Arena WTR ofereceu nos dois dias muitas atrações para os atletas e familiares, como food park, show de bandas locais, Loja WTR, ativação de marcas parceiras, além de recovery para corredores, com massagem e crioterapia gratuita também para o público.
 

A WTR On Campos do Jordão tem patrocínios de On Running e Cerveza Patagonia, apoios da Prefeitura de Campos do Jordão, Exposis, Mombora, YoPRO, Strava, My Safe Sport e Guaraí. Hotel oficial: Rede Nacional Inn. Foto oficial: Foco Radical. Mídia oficial do evento: Revista Trail Running.
 

A temporada 2023 da World Trail Races terá sua última parada em Petrópolis (RJ), no Vale das Videiras, nos dias 25 e 26 de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento.
 

Confira abaixo todos os resultados de Mountain Bike - 3/9
 

Mountain Bike Light 27km

Masculino

  1. Murilo Barbosa Silva de Carvalho: 1:39:37.34
  2. Wagner Augusto da Silva Santos: 1:49:16.36
  3. Andre Teixeira Costa: 2:01:41.62
  4. Valmor Giuseppe Leonardo Lundgren Fiamoncini: 2:01:54.13
  5. Marco Aurelio Apolinario de Andrade: 2:10:15.92

Feminino

  1. Caroline Ramalho Pacheco Bento: 2:40:17.71
  2. Josiane Vanoni Presotto: 2:43:30.46
  3. Viviane Eiras: 2:55:27.50
  4. Maria de Fatima Vieira: 3:06:38.02
  5. Lais dos Santos Ozildio: 3:18:24.78

Mountain Bike Pro 51,5km

Masculino

  1. Anderson Souza da Silva: 3:17:53.53
  2. Gusmar Soares de Oliveira Júnior: 3:25:14.80
  3. Rafael Felipe de Souza Oliveira: 3:41:40.86
  4. Bruno Henrique da Silva: 3:47:27.10
  5. Anderson Macedo de Carvalho: 3:56:25.36

Feminino

  1. Nívia Maria Apolinário de Andrade: 5:15:10.54
  2. Lilian Perrenoud: 5:19:30.06
  3. Patrícia Cavalcante: 6:12:25.66

Desafio WTR Zerando a Montanha by Strava - Mountain Bike

Vencedor masculino: Anderson Souza da Silva - 29min19s
Vencedora feminino: Lilian Perrenoud - 33min47s
 

A classificação completa de todas as provas estão disponíveis aqui.
 

Calendário World Trail Races 2023

Dias 25 e 26/11 - WTR Serra do Mar (Trail Run e MTB) - Vale das Videiras (Petrópolis/RJ)
 

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.

Postar um comentário

0 Comentários