A quarta edição da SP Ocean Week, também conhecida como a ‘Semana do Mar de São Paulo’, quebrou recordes e segue reverberando entre novos adeptos da cultura oceânica, assim como entre profissionais e militantes da preservação dos biomas marinhos. Em cinco dias de atividades, mais de 6 mil pessoas compareceram às dependências do Memorial da América Latina para prestigiar o evento em sua diversidade de atividades, grande parte concentradas no foyer do Auditório Simon Bolívar, onde foi instalada um espaço chamado de Cais do Porto, no qual mais de 20 ONG’s apresentaram projetos e onde também foram realizadas apresentações lúdicas focadas na vida nos mares. O público geral do evento também foi expandido com mais quatro mil acessos remotos em lives dos painéis ‘Ideais Azuis’ e ‘Gente do Mar’, que tomaram a Sala dos Espelhos e foram transmitidos pelo canal da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano no Youtube.
Vale ressaltar que, entre os milhares de visitantes da feira, cerca de 3.500 foram estudantes do ensino fundamental e médio. Foram 25 escolas privadas e 32 públicas, com 54% dos alunos de origem de instituições geridas pelo poder público.
Hoje, a SP Ocean Week é o maior festival dedicado ao Oceano na América Latina. Gratuita, a feira se tornou um grande ponto de encontro de variada gama de setores relacionados ao Oceano, com todos os agentes buscando novas ideias e parcerias para sustentabilidade dos mares, reconhecendo sua inestimável importância para a vida em nosso planeta. As atividades, portanto, se descolam do teor acadêmico ao considerar a amplitude da cadeia vital estabelecida ao redor dos mares e oceano, o que pode ser notado desde sua cerimônia de abertura, baseada em um tributo a Iemanjá com participações especiais das cantoras Teresa Cristina, Grazzi Brasil e Adriana Moreira, Coral da USP e talkshow apresentado por Marina Person, junto aos navegadores David Schurmann e Aleixo Belov, a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira, Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil, e a pesquisadora e jornalista Claudinha Alexandre.
De forma bem sucedida, a SP Ocean Week se tornou um ambiente único de interação entre ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, velejadores, mergulhadores e surfistas, que se juntaram a músicos, escritores, atores, fotógrafos e cineastas interessados em divulgar a urgência de ações protetivas aos mares e oceano. Um dos organizadores do evento, o Professor Titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e coordenador da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, Alexander Turra, fez um balanço sobre o evento: “A SP Ocean Week 2023 foi um grande desafio, mas também foi um importante marco para aproximar o oceano da sociedade para que esta possa efetivamente atuar como um agente da transformação rumo a um oceano sustentável. O seu sucesso em fortalecer a presença do oceano no imaginário e na vida das pessoas precisa ser agora ampliado. Que venha a SP Ocean Week 2024”, afirma.
SP Ocean Week 2023
Realizada entre 30 de agosto a 3 de setembro de 2023 no Memorial da América Latina
Saiba mais no perfil de Instagram @spoceanweek e no site www.spoceanweek.com.br.
0 Comentários