Nesta terça-feira (12), o município de Presidente Prudente recebeu a Caravana Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa a mobilizar e apresentar aos micro e pequenos empresários as vantagens na contratação de aprendizes. O evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e contou com a presença da secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, do prefeito Ed Thomas, do presidente da Acipp, Raul Audi, do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Márcio Shinomoto, dentre outras autoridades.
“Nosso grande compromisso com a sociedade é trazer esse jovem para uma ocupação, que será sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, sempre atrelada aos estudos. Só na região de Presidente Prudente são mais de 59 mil empresas aptas a contratarem aprendizes. Temos muita alegria de compartilhar esse programa, que é uma diretriz do governador Tarcísio de Freitas, e apresentar aos micro e pequenos empresários os benefícios de adesão”, disse a secretária.
O Jovem Aprendiz Paulista é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a Secretaria de Projetos Estratégicos que possibilita empresas classificadas como ME e EPP a contratarem aprendizes de 14 a 24 anos com capacitação técnica toda custeada pelo estado.
O secretário Guilherme Afif Domingos resume que a micro e pequena empresa é a verdadeira escola do trabalho, tanto que o setor representa 66% de todas as empresas abertas no estado de São Paulo, segundo dados da Jucesp. Além disso, de acordo com o Sebrae, em 2022, a cada 10 postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente 8 foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que reforça a importância do segmento na economia.
Vantagens
O empresário que adere à iniciativa conta com uma série de benefícios, como recolhimento do FGTS menor (apenas 2%), sem custos com demissões e todo suporte no trâmite de contratação. Outro benefício é ter a possibilidade de contratar um aprendiz do próprio bairro onde seu negócio está instalado, facilitando no deslocamento e ampliando a conexão com a comunidade. Empresários e estudantes podem se inscrever no site jovemaprendiz.sp.gov.br.
Sobre o programa
O Jovem Aprendiz Paulista é um programa inédito coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos. Diferentemente do programa nacional que foca nas médias e grandes empresas, o Jovem Aprendiz Paulista é específico para os micro e pequenos negócios. Ao todo, são 60 mil oportunidades para estudantes matriculados na rede pública de ensino. Para se inscrever e cadastrar as vagas de trabalho, basta acessar o site jovemaprendiz.sp.gov.br.
O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho por semana, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. Desde o início da jornada, os responsáveis pelos jovens recebem notificações do programa e acompanham todo o processo. O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
0 Comentários